Desperta Jovem!

Tema: JUVENTUDE

jovem cansado dormindo sobre livro

“... Desperta ó tu que dormes... ” Efésios 5.14

Introdução: A juventude é um tempo de ação e despertamento. Jovem gosta de viver intensamente grandes emoções. Triste é ver um jovem parado e desmotivado para a vida. Na mocidade se despertam sentimentos e sonhos para a vida toda. Mas infelizmente muitos jovens estão acordados para suas emoções ou desejos da carne e adormecidos espiritualmente.

Jovem: você está dormindo?

Vamos aprender com o exemplo de quatro jovens que dormiram e passaram por dificuldades:

1- Sansão – dormiu em meio ao perigo

Juízes 16.19, 20 “Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele”.

A história de Sansão é marcada pelo engano e displicência com as bênçãos que recebeu do Senhor. Se deixou seduzir por uma jovem que não servia ao mesmo Deus e por isso, quando já iludido, contou o seu segredo e perdeu toda a sua força (Juízes 16.15-18).
Muitos jovens dormem em meio ao perigo, quando não percebem que estão sendo enganados e por isso estão adormecidos em sua vida espiritual. Fique atento e não durma em meio a situações perigosas. Não feche os olhos diante de pessoas que possam te trazer perigo. Não entre em relacionamentos de olhos fechados.
Jovem: não durma em meio ao perigo!

2- Jonas – dormiu em meio à tempestade

Jonas 1.4,5 “Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente”.

O profeta Jonas não obedeceu a ordem do Senhor e foi junto com seus ‘amigos’ para uma viagem na direção oposta ao chamado de Deus para sua vida (Jonas 1.1,2). Quando veio uma tempestade, ele estava dormindo. Depois foi lançado ao mar pelos seus próprios amigos e engolido por um peixe (Jonas 1.15-17).
Muitos jovens passam por tempestades em suas vidas, mas preferem dormir e esperar o tempo passar. Isso é perigoso. Cuidado com os conselhos de amigos e não se assente em rodas de escarnecedores (Salmos 1.1). Na hora das tempestades, os amigos do mundo costumam te lançar no meio do mar. Se estiver passando por uma tempestade, fique atento e vigilante.
Jovem: não durma em meio às tempestades!

3- Discípulos – dormiram na hora decisiva

Marcos 14.41 “E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores”.

Jesus havia avisado os discípulos que passariam por uma noite difícil (Marcos 14.30), por isso os chamou para orar (Marcos 14.34), mas após um momento de oração, voltou e os achou dormindo (Marcos 14.37). Exortou-os a ser vigilantes e ficar atentos (Marcos 14.38). Voltou a orar e quando retornou estavam dormindo de novo (Marcos 14.29,40). Isso aconteceu três vezes. Então disse: “Basta! Chegou a hora” (Marcos 14.41).
Muitos jovens passam por momentos decisivos em suas vidas e aos invés de ficar atentos, ficam dormindo. Momentos de decisões são tempos de estar alertas e na expectativa do que pode acontecer. As oportunidades passam e se não estivermos prontos perdemos a chance.
Jovem: não durma em horas decisivas!

4- Êutico – dormiu na janela da indecisão

Atos 20.9 “Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto”.

O jovem chamado Êutico fazia parte de uma igreja animada, mas preferia ficar sentado na janela onde poderia ver o que se passava no mundo lá fora. Isso significa ficar paralisado na indecisão, ‘em cima do muro’. O que aconteceu foi que ele dormiu e caiu para trás, do terceiro andar e morreu. Mas o apóstolo Paulo foi usado por Deus para lhe abraçar e o levantar ressuscitado (Atos 20.10-12).
Muitos jovens ficam indecisos enquanto o tempo passa e não resolvem o que vão fazer da vida. Estão perdendo o melhor tempo para aprender e construir seu futuro. Na janela da indecisão eles ficam parados e dormem, correndo o risco de cair e ver seus sonhos morrerem. Mas se isso aconteceu com você, como com o Êutico, Deus vai levantar alguém para te abraçar e te reerguer para ressuscitar os seus sonhos.
Jovem: não durma na janela da indecisão!

Não durma jovem!

CONCLUSÃO

Salmos 57.8 “desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva”.

A juventude é o tempo que mais você precisa estar atento para decidir o rumo de sua vida. Então não durma em meio ao perigo, como fez Sansão. Não durma durante as tempestades como fez o profeta Jonas. Não adormeça em horas decisivas como fizeram os discípulos de Jesus. Não fique na janela da indecisão como fez o Êutico que dormiu e caiu morto.
Acorda Jovem!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp