Entendendo a vontade de Deus

Tema: VIDA CRISTà 

menino no trilho do trem horizonte nublado

Jonas 1.1-4
Introdução: Muitas vezes dizemos: ‘seja feita a vontade de Deus’, mas não entendemos o que é a vontade do Senhor para nossas vidas. Sabemos que Deus é Soberano e que sua vontade é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2), contudo na prática nem sempre compreendemos se o que está nos acontecendo está de acordo com os planos do Senhor.
Jonas foi um exemplo de personagem que não conseguiu entender a vontade de Deus e preciso passar por dificuldades para aceitar o propósito do Senhor para sua vida.


Como entender a vontade de Deus?

Baseado no exemplo de Jonas, podemos entender a vontade de Deus de três formas:

1- Vontade ATIVA de Deus

Jonas 1.1,2 “A palavra do SENHOR veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença.”
A vontade de Deus foi Ativa:
-Para Jonas, que fosse pregar em Nínive
-Para o povo de Nínive, que se arrependessem

Quando Deus desafiou Jonas a pregar na cidade de Nínive, estava deixando claro que este era seu propósito para sua vida. Jonas é considerado um dos profetas menores, porque ao menos uma vez foi usado por Deus para profetizar.
A Vontade Ativa de Deus pode ser percebida nos propósitos do Senhor revelados em suas promessas. Quando sabemos que algo realmente vem de Deus e precisamos aceitar como o melhor plano para nossas vidas.
Aceite a vontade do Senhor!

2- Vontade PERMISSIVA de Deus

Jonas 1.3 “Jonas se levantou, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.”
A vontade de Deus foi permissiva:
-Para Jonas: que fosse para Társis
-Para Nínive: seus erros e pecados

Deus permitiu que Jonas fizesse sua própria escolha de não ir para Nínive e sim para Társis. Era justamente o sentido contrário: Nínive cerca de 800 km ao nordeste por terra e Társis cerca de 3000km ao oeste pelo mar.

mapa Jope Társis Nínive

A Vontade Permissiva de Deus acontece porque o Senhor nos deu o livre arbítrio para tomar nossas decisões. Ao fazer nossas próprias escolhas estamos sujeitos às consequências das mesmas. Mas se buscarmos ao Senhor, mesmo nos dando esta liberdade, somos abençoados em nossas decisões.
Não lute contra a vontade de Deus!

3- Vontade CORRETIVA de Deus

Jonas 1.4 “Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e levantou-se uma tempestade tão violenta, que parecia que o navio estava a ponto de se despedaçar.”
A vontade de Deus foi Corretiva:
-Para Jonas: a tempestade e o peixe
-Para Nínive: a conversão do povo
Depois que Jonas não aceitou o propósito de Deus para sua vida chamando-o para pregar em Nínive e fugindo para Társis, Deus mandou que houvesse uma tempestade muito forte (Jonas 1.4), depois “o SENHOR ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe” (Jonas 1.17), mas Jonas orou pedindo perdão a Deus “e o SENHOR falou ao peixe, e este vomitou Jonas na terra” (Jonas 2.10). Nisso tudo percebemos a ação corretiva de Deus na vida de Jonas.
A Vontade de Deus se torna corretiva para nossas vidas quando não obedecemos ao Senhor, então Deus permite que colhamos as consequências de nossos erros, ou intervém a tempo para que possamos nos arrepender como Jonas no ventre do peixe e o povo de Nínive que se converteu. Quando Deus atua com sua Vontade Corretiva, demonstra seu grande amor por nós ao conceder mais uma chance para cumprir os propósitos Divinos.
Aceite a correção de Deus para sua vida!

Entenda a Vontade de Deus!

CONCLUSÃO

Às vezes como Jonas não entendemos a vontade de Deus para nós. O povo de Nínive aceitou a vontade do Senhor para suas vidas e por isso foram salvos. O melhor que podemos fazer é nos conformar com o que Deus nos dá e não lutar contra o Senhor, pois se tentarmos a Deus, certamente nos corrigirá.
A Vontade de Deus é sempre o melhor!
______________________________
Fonte da imagem: https://pixabay.com/photos/lighting-color-nuances-galaxy-fog-2579741/

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp