Discipulado Um a Um

Tema: DISCIPULADO 

pregação levar a cruz
João 1.35-51
Introdução: Jesus chamou doze discípulos para o seguirem (Mateus 10.1-4). Por um período aproximadamente de três anos andaram juntos aprendendo sobre o Reino de Deus. A estratégia de Jesus para sua missão foi o discipulado, andando junto com pessoas. A palavra discípulo significa aluno ou aprendiz, no original mathétés (μαθητής). 1
O exemplo de Jesus nos revela a verdadeira fórmula para o discipulado:

Discipulado = relacionamento x caráter


Quando o discípulo tem relacionamento com o mestre, logo aprende o seu caráter, então acontece o discipulado. O caráter é transmitido através de relacionamento. Jesus se relacionou com seus discípulos no dia a dia de sua vida comum e com isso aprenderam quem era o Mestre. Portanto para fazer discípulos é preciso buscar o caráter cristão e construir relacionamentos onde possamos refletir Jesus na vida das pessoas.


Como fazer discípulos?

Vamos refletir como Jesus chamou seus primeiros discípulos e um a um seguiu o Mestre:

1- A MATURIDADE DO DISCÍPULO: v.40-45

A personalidade de cada um dos discípulos foi compreendida e respeitada por Jesus. O Mestre sabia de suas diferenças e dificuldades.

O texto bíblico demonstra traços dos discípulos:

André estava decidido: v.40,41
Simão era precipitado: v.42
Filipe era interessado: v.43, 44
Natanael estava desanimado: v.45

Ninguém é igual, mas cada discípulo tem suas características pessoais em que Deus o escolhe, usando de forma única e especial. Todos somos aceitos por Deus como somos para então ser moldados segundo o exemplo de Jesus.
O discipulado gera maturidade!

2- PROCESSO do Discipulado: v. 46-50

Cada pessoa tem características únicas que Deus conhece e usa capacitando a cada dia. Mas isso acontece num processo de acordo com o tempo da pessoa, sendo alguns mais ligeiros e outros mais demorados. Na caminhada dos discípulos um ajuda o outro de acordo com sua experiência com Deus.

A Vida Cristã é Contínua como um Processo:

Novo Nascimento: quando a pessoa se encontra com Jesus;
Conversão: a transformação gradual da vida a cada dia;
Santificação: a busca da vontade de Deus e libertação total;
Missão: chamado para servir ao Senhor em sua obra;

Diferentes níveis no processo:

André - Novo Nascimento e Missão: v.40,41
Simão - Novo Nascimento e Conversão: v.42
Filipe - Santificação e Missão: v.43,44
Natanael - Novo Nascimento e Santificação: v.45-51

Cada um tem um tempo Jesus respeitou os limites de todos. André conheceu Jesus e logo começou a anunciar o Evangelho. Pedro precisava se converter. Filipe buscava a santificação para servir ao Senhor. Natanael queria se santificar, mas precisou primeiro de um encontro com Jesus.
O discipulado acontece num processo!

3- A REDE do Discipulado: v. 51

Jesus deu um chamado individual para cada discípulo olhando em seus olhos e falando com amor. Suas vidas foram radicalmente transformadas pelo encontro com Jesus e passaram a seguir ao Mestre. Todos eles teriam o privilégio de contemplar o Cristo e servir a Deus para sua glória.

O grupo dos discípulos formou uma rede:

João Batista > André > Simão
João Batista apontou Jesus como Cordeiro de Deus para seus seguidores (João 1.29 e 36) e André estava alia, seguindo imediatamente o Cristo (João 1.37), mas André foi chamar seu irmão Simão Pedro (João 1.40).
Jesus > Filipe > Natanael
Jesus chamou Filipe pessoalmente (João 1.43) e Filipe chamou Natanael (João 1.45), que precisou de um encontro pessoal com Jesus (João 1.46-50).

Jesus deu o exemplo chamando pessoas para segui-lo e os seus seguidores trouxeram amigos para conhecer o Mestre. Na rede do discipulado, um discípulo chama outro para juntos caminhar com Jesus.
Faça parte da rede do Discipulado!

Discipulado = discípulo ao lado!


CONCLUSÃO

A caminhada do discipulado acontece com um passo de cada vez, com os discípulos andando sempre juntos seguindo a Jesus. Em todo tempo estamos aprendendo e ensinando buscando o exemplo de Cristo. Assim somos moldados a cada dia segundo a Palavra de Deus.
Seja discípulo!
______________________________
1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2290, Verbete 3101.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp