Onde está a Felicidade?

Tema:  EVANGELIZAÇÃO    

balão com emotion sorrizo na água

Lucas 15.11-24

Introdução: A história do filho pródigo revela uma pessoa que está em busca de algo: a felicidade. Pródigo significa alguém que realiza prodígios, busca fazer coisas grandes. Neste sentido, cada um de nós se assemelha a este jovem, por isso precisamos meditar nesta mensagem como se fosse um espelho avaliando a própria vida à luz da Palavra.


Como ser feliz?

Vamos aprender com a caminhada do filho pródigo em sua busca da felicidade:

 

1- A Felicidade não está em Lugares

Lucas 15.13 “Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada

A princípio o filho pródigo não encontrou a felicidade em seu lar, mas depois descobriu que não estava no mundo lá fora, nas festas e por fim, percebeu que estava num chiqueiro (v.15,16). Tudo isso aconteceu para que ele descobrisse que a felicidade não está em lugares.

Muitas pessoas tentam mudar de cidade, endereço, trabalho, igreja, buscando encontrar a felicidade, mas quando chegam a este novo lugar, os seus problemas estão lá, porque vão junto com a própria pessoa.

Não procure a felicidade nos lugares!

 

2- A Felicidade não está em Coisas

Lucas 15.14,15 “Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a fim de cuidar dos porcos.”

O jovem pródigo, em sua busca por ser feliz, quis receber sua herança antecipado (Lucas 15.11,12), mas perdeu tudo o que recebeu rapidamente e quando viu que não tinha mais nada, percebeu que a felicidade não estava nas coisas (v.14-16). Ele só reconheceu que tinha muito quando perdeu tudo.

Existem pessoas que aparentemente têm muito pouco e mesmo assim estão satisfeitas. Por outro lado, há aqueles que têm muito, mas não são felizes. O mundo capitalista tenta vender a felicidade como se fosse um produto, por isso tem gerado uma sociedade superficial e materialista, consequentemente de pessoas infelizes.

Não procure a felicidade nas coisas!

 

3- A Felicidade não está em Pessoas

Lucas 15.16 “Ali, ele desejava alimentar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.”

A primeira coisa que o jovem pródigo fez fio gastar sua herança em festas (v.13) e para isso não lhe faltaram amigos, mas quando tudo acabou ficou sozinho, com os porcos e “ninguém lhe dava nada” (v.16). Investiu tudo o que tinha em relacionamentos que depois não lhe recompensaram. Este momento de solidão em companhia dos porcos fez com que descobrisse que a felicidade não está nas pessoas e principalmente questionar porque não se sentia feliz ao lado do pai (v.17).

Quando uma pessoa coloca sobre o outro a responsabilidade de lhe fazer feliz, satisfazendo sua expectativa, o resultado é uma grande decepção. Por isso não podemos colocar sobre as pessoas o compromisso de nos fazer felizes, porque isso é impossível.

Não procure a felicidade nas pessoas!

 

4- A Felicidade não está em Prazeres

Lucas 15.17 “Então, caindo em si, disse: “Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome!

Depois de viver fortes emoções como desejava, o jovem pródigo ‘caiu em si’, descobrindo que nada daquilo fazia sentido e se lembrou da casa do pai, onde tinha tudo o que precisava, se tornando inferior aos empregados da família. Todo o seu prazer passou e se tornou em longo sofrimento, consequência de seus erros.

Os sentimentos são passageiros e por isso não podem fazer uma pessoa feliz. A felicidade não é apenas um sentimento que passa, mas sim algo muito maior, que supera as dificuldades e vai além das emoções. Uma pessoa feliz pode chorar e ainda assim estar bem consigo mesma e com Deus, porque seu choro passa e a alegria continua (Salmos 30.5). Já outras pessoas demonstram sorrir nas redes sociais para esconder sua infelicidade.

Não procure a felicidade nos prazeres!

 

5- A Felicidade não está nas Circunstâncias

Lucas 15.18,19Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores.”

Imagine uma pessoa num chiqueiro dizendo que vai se arrumar. Talvez nem tenha conseguido um lugar para se banhar, apenas limpou um pouco e o mau cheiro estava emprenhado em sua pele. As circunstâncias da vida do jovem pródigo foram decaindo até o pior estado que alguém possa imaginar. O seu padrão de felicidade declinou de grandes riquezas e festas até o fundo de um chiqueiro. Foi assim que decidiu refazer o caminho de volta para seu pai, descobrindo que estas circunstâncias não o fariam feliz.

A felicidade não está do lado de fora e sim dentro de cada um de nós. Se procurarmos em circunstâncias externas vamos nos perder sem encontrar. Quando o jovem reconheceu que não era digno, o seu olhar passou para dentro de si e não para o exterior, onde viu que não poderia encontrar a felicidade.

Não procure a felicidade nas circunstâncias!

 

Você pode ser feliz!

CONCLUSÃO

Lucas 15.20 “E, arrumando-se, foi para o seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou”

A felicidade está nos braços do Pai! Somente em Deus podemos ser totalmente felizes. Se a felicidade não está nos lugares, com Deus podemos ser felizes onde estamos. Se não está nas coisas, então com Deus podemos ter satisfação. Se não está nas pessoas, sabemos que Jesus nos faz ser felizes em sua presença. Se não está nos prazeres, recebemos a paz que somente o Espírito Santo pode dar. Se não está nas circunstâncias, podemos nos alegrar sempre mesmo diante das dificuldades.

Somente Jesus pode te fazer feliz!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp