O Livro Selado

-Tema: APOCALIPSE
Apocalipse 5
-Introdução: João viu um livro selado com sete selos. O livro é a revelação da Palavra de Deus. Com isso entendemos que o Apocalipse ainda está selado ou fechado para muitos e que somente Jesus pode abrir o mesmo. Conforme nos relata o texto, quando o Cordeiro abre os selos, fatos acontecem para desvendar seu significado (Apocalipse 6). Então a revelação do Apocalipse só é entendida à medida que se cumpre.

O que há no livro selado?

Vamos refletir alguns fatos do livro selado:

1- O Livro

v.1 “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora”.
O livro visto por João estava nas mãos de Deus em seu trono celestial. Então para alcançar este livro era preciso ir até o trono na presença de Deus. Isso demonstra que para entender a revelação do Apocalipse é preciso estar na presença do Senhor, pois somente diante do trono Divino se compreende a mensagem.
O livro visto por João estava escrito por dentro e por fora. Este simbolismo ensina que a revelação do Apocalipse pode ser vista tanto dentro das Escrituras como fora dela. Ou seja, em tudo o que acontece nos últimos dias, deste um noticiário da TV até os fatos corriqueiros nas famílias apontam o cumprimento das profecias. Então quando o leitor se volta para dentro do livro percebe que tudo já estava escrito.

O Livro escrito:
por dentro
revelação escrita
por fora
fatos da revelação

ASSISTA:

2- Os selos

v.1 “de todo selado com sete selos”.
Os selos fechavam o livro para que só pudesse ser aberto pelo destinatário a quem foi escrito. O número sete representa a perfeição, ou seja, que o livro estava perfeitamente fechado e só poderia ser aberto por alguém digno do mesmo. Isso mostra que nem estudiosos ou qualquer pessoa pode se dizer intérprete do Apocalipse por si mesmo. A Palavra de Deus é “viva” (Hebreus 4.12) e capaz de trazer sua própria interpretação através da inspiração de seu Autor (I Timóteo 3.16). Saiba mais através do estudo Os sete selos do Apocalipse.

3- O Cordeiro

v.5 e 6 “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”... “um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.
João chorou por pensar que o livro não seria aberto (v.4) até que alguém lhe disse que o Cordeiro de Deus seria a única pessoa digna de abrir os selos. À medida que o livro ia sendo aberto, fatos iam acontecendo para comprovar os fatos ali escritos (Apocalipse 6).
O Cordeiro é chamado de:
Leão da Tribo de Judá: em referência à palavra profética de Jacó para seu filho Judá, chamando-o de Leão e profetizando que o cetro real não se apartaria de sua descendência (Gênesis 49.9,10). Por isso a tribo de Judá usava a figura de um leão em seu estandarte.
Raiz de Davi: Por ser da descendência de Davi e por causa da profecia de Isaías de que seria um rebento ou raiz da família de Jessé, pai de Davi (Isaías 11.1).
A aparência do Cordeiro:
De pé: para mostrar prontidão e disposição.
Como tendo sido morto: para cumprir a descrição do profeta Isaías (Isaías 53.7).
Sete chifres: o chifre representava poder e o número sete a perfeição, então significa que tem o poder total.
Sete olhos: os olhos indicam visão e conhecimento e o número sete novamente a perfeição, por isso tinha toda capacidade de ver e conhecer as palavras do livro.

4- O louvor: v.7-14

Em seguida começa um momento de adoração ao Cordeiro como um grande culto. Este louvor é prestado por três grupos diferentes:
1º louvor: Os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos: v.8-10
-Quatro seres viventes: são seres celestiais que louvam a Deus eternamente (Apocalipse 4.6-8). O profeta Ezequiel também viu e descreveu estes seres viventes (Ezequiel 1.5 e 13) que chamou de “querubins” (Ezequiel 10.20).
-Vinte e quatro anciãos: representam o sacerdócio que era escalado em número de 24 turnos (I Crônicas 24.1-19). Trazem em suas mãos harpas para o louvor e taças cheias de incenso que o próprio texto explica “que são as orações (Apocalipse 5.8).
Leia mais sobre os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos, no estudo: A Visão do Tronode Deus.
Este primeiro cântico exalta a dignidade do Cordeiro em abrir os sete selos do livro, e sua obra redentora alcançando todos os povos da terra e agradecem por serem escolhidos como sacerdotes de Deus (Apocalipse 5.10).
2º louvor: Os anjos também exaltam ao cordeiro: v.11,12
Um número incontável da milícia celestial aparece louvando ao Cordeiro. O cântico dos anjos também declara a dignidade, com as virtudes que somente Jesus merece por ter morrido pelos pecadores.
3º louvor: As criaturas: v.13
Todos os seres criados por Deus também O louvam, desde os animais terrestres, marítimos e os que voam declaravam que Deus merece todo o louvor eternamente. Este fato cumpre o propósito de toda a criação em louvar o seu Criador.
Em seguida os quatro seres viventes, bem como os vinte e quatro anciãos retomam a palavra para dizer Amém e então se prostrar em adoração (Apocalipse 5.14).

A revelação vem de Deus!

-CONCLUSÃO:
Deus quer revelar sua Palavra para nós, contudo não podemos fazer isso sem a mediação de Jesus Cristo (II Timóteo 2.5) que é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29). O que devemos fazer é entrar na presença de Deus diante de seu trono em adoração e deixar que o Senhor nos mostre o que é de sua vontade.
Busque a revelação de Deus!


E-book: Manual Simbólico do Apocalipse 

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho.
O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Adquira o eBook:

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. Muito interessante...muitas coidsas p serem descobertas....etapa e seguimentos vem se cumprindo a cada dia...misterioso mas facinantes .

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.