Os sete selos do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

pergaminho livro selado

Apocalipse 6 e 8
Introdução: O selo nos tempos bíblicos era um lacre (Daniel 6.17) que fechava as cartas (I Reis 21.8) com uma marca feita com sinete semelhante a um carimbo sobre uma massa. O livro visto pelo apóstolo João estava selado com sete selos para confirmar que estava bem fechado e só poderia ser aberto por seu destinatário que deveria ser alguém digno (Apocalipse 5.2). À medida que os selos vão sendo abertos, acontecimentos revelam o que significam suas palavras.



O que são os selos?

Vamos relatar brevemente os sete selos do Apocalipse:

1° Selo > Cavalo Branco - Engano: Apocalipse 6.1,2

Ao abrir o primeiro selo surgiu um cavalo branco que representa o engano com a união das nações. Primeiro o inimigo vem com aparência de bondade, mas na verdade quer iludir as pessoas (II Coríntios 11.14). Vários movimentos como A ONU, União Europeia, Mercosul e outros propõe a união de estados.

2° Selo > Cavalo Vermelho - Guerra: Apocalipse 6.3,4

Quando o Cordeiro abriu o segundo selo apareceu um cavalo vermelho que simboliza o derramamento de sangue. Este cavaleiro anunciou guerras e rumores de guerras entre as nações. O grande número de conflitos, bem como a violência urbana são sinais de que este cavaleiro já está cavalgando sobre a terra.

3° Selo > Cavalo Preto - Fome: Apocalipse 6.5,6

O terceiro selo apresentou um cavalo preto que trouxe fome e falta de alimentos à terra. A má distribuição de renda provocará uma grande fome nos últimos dias e a falta de alimentos poderá ser causada por problemas na agricultura, desde o plantio insuficiente até perda de lavouras por problemas climáticos.

4° Selo > Cavalo Amarelo - Epidemias: Apocalipse 6.7,8

O quarto selo mostrou um cavalo amarelo que significa a morte por doenças e pestes. Nos últimos tempos tem surgido novas bactérias e vírus resistentes aos medicamentos conhecidos que podem causam grandes danos à população mundial. Várias epidemias consideradas controladas estão voltando com força maior.

Os 4 cavaleiros são:

Cavalo Branco: engano das nações
Cavalo Vermelho: Guerra
Cavalo Preto: Fome
Cavalo Amarelo: morte

5° Selo > Mártires: Apocalipse 6.9-11

O quinto selo mostrou as almas dos mártires guardadas debaixo do altar de Deus. Isso revela seu valor e importância para o Senhor que as preservou junto de si. Receberam vestes brancas e ficaram em repouso de todo seu sofrimento. Este selo alerta que muitos serão martirizados por causa da sua fé nos últimos dias (Apocalipse 6.11).

6° Selo - Desastres ambientais: Apocalipse 6.12-17

A abertura do sexto selo trouxe desastres ambientais principalmente por causa da poluição e destruição da natureza. Terremotos e problemas climáticos tem se tornado cada vez piores com o passar do tempo.

7° Selo - Sete Trombetas: Apocalipse 8.1-6

Quando o último selo foi aberto, apareceram Sete Anjos com 7 Trombetas para os anúncios do fim. Este momento revela uma nova etapa da revelação quando outros sete fatos dariam continuidade ao propósito de Deus para a humanidade.

CONCLUSÃO

O propósito dos selos eram proteger o livro, mas a sua abertura traz fatos que abem os olhos de todos para sua revelação.

Podemos resumir os sete selos neste quadro:

Os Sete Selos do Apocalipse
1° Selo
Apocalipse 6.1,2
Cavalo Branco
Engano com a união das nações.
2° Selo
Apocalipse 6.3,4
Cavalo Vermelho
Guerras e rumores de guerras.
3° Selo
Apocalipse 6. 5,6
Cavalo Preto
Fome e falta de alimentos.
4° Selo
Apocalipse 6.7,8
Cavalo Amarelo
Morte por doenças e pestes.
5° Selo
Apocalipse 6.9-11
Almas dos mártires
Guardadas debaixo do altar de Deus.
6° Selo
Apocalipse 6.12-17
Desastres Ambientais
Poluição e destruição da natureza.
7° Selo
Apocalipse 8.1-6
Sete Anjos com 7 Trombetas
Os anúncios do fim.

______________________________ 

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp