O Testemunho do Espírito

Tema: ESPÍRITO SANTO  

pregação sobre o Espírito Santo

Romanos 8.16O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”


INTRODUÇÃO: A descoberta da ação do Espírito Santo de Deus sobre o espírito humano é uma das chaves para a busca do avivamento que leva à descoberta de ser uma vida espiritual e não apenas carnal (II Coríntios 5.5).

Existe no ser humano o espírito dado por Deus, como parte essencial de sua existência, sem a qual não existe a vida humana. Este sopro é o espírito (ruahר֫וּחַ, no hebraico e pneumaπνεῦμα, no grego), que torna a humanidade um ser espiritual além de carnal, com a presença Divina (Gênesis 2.7 e João 20.22).

O espírito humano diferencia-se da própria razão mental, embora a percepção espiritual possa se dar por meio de impressões tanto racionais como emocionais, não pode ser confundida com estas. Os outros seres criados também são dotados de certo entendimento, mas não possuem o vínculo espiritual próprio da humanidade, concedido por Deus aos escolhidos para ser semelhantes à Divindade (João 1.12).


Você tem o testemunho do Espírito?

Vamos aprender sobre o significado do testemunho do Espírito Santo em nossas vidas:

 

1- O que é o testemunho do Espírito?

Atos 1.8Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.


Testificar é o mesmo que confirmar, então o Testemunho do Espírito é a certeza íntima no coração de todo cristão de que é um filho de Deus, tendo o perdão de seus pecados e a predisposição para uma nova vida, obedecendo à Palavra de Deus, sendo orientado pelo próprio Espírito Santo, como Jesus prometeu que ensinaria todas as coisas necessárias para seguir o seu caminho. Através de seu Espírito, Deus sonda as mentes e corações, buscando oportunidade para gerar arrependimento e conversão.

No Novo Testamento, a palavra original para testemunho é martiria (μαρτυρία), que te também pode significar ser mártir, apontando a coragem de morrer pela fé dos cristãos primitivos. O testemunho dos mártires era dado na hora de sua morte, quando inquiridos por seus algozes, declaravam sua fé destemida, demonstrando sua paixão que vai além da vida, se oferecendo por amor e deixando um verdadeiro testemunho de vida. Este testemunho do Espírito capacita não somente a viver, mas ao ponto de morrer por uma fé inabalável.

Quanto mais próximo de Deus e mais santificado em espírito, mais a pessoa se torna humilde, o que consequentemente acontece de forma oposta com o pecado que não se arrepende e distancia-se do Senhor de forma vaidosa e arrogante distanciando-se dos caminhos do Senhor. Este é um dos piores enganos que uma pessoa pode cair, mesmo que revestida de religiosidade ou aparente piedade, mas sem efeito algum espiritual ou prático em sua vida.

O mover do Espírito Santo acontece livremente sobre todas as pessoas à medida que se abrem ao seu agir. Este testemunho espiritual é manifesto através da graça Divina, que atua sobre todos os seres humanos, antes mesmo que possam entender ou crer nas Escrituras. Contudo, o objetivo do testemunho do Espírito é conduzir ao arrependimento e santificação, gerando os frutos espirituais de uma nova criatura em Cristo.

As Escrituras são a base para esta fé de que é possível ser filho de Deus, sendo regenerado para uma nova vida em sua presença. Duvidar desta doutrina se torna a negação da própria fé, rejeitando a bênção da adoção espiritual. Um outro risco extremo é o orgulho pessoal que pode fazer a pessoa se sentir melhor do que outros, o que seria um terrível engano. Mas o que não há dúvidas é do fato inegável de que há fundamento bíblico para garantir a promessa de filiação Divina pela fé. Para desfazer esta crença essencial do cristianismo, seria preciso recair em várias heresias, desmerecendo aqueles que foram aceitos pela Graça e misericórdia Divina.

O Espírito Santo testifica em nosso coração!

 

2- Como acontece o testemunho do Espírito Santo?

Romanos 9.1Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo)”


Muitos se enganam com “a voz da própria imaginação” pensando ser o Espírito Santo testemunhando em seu próprio espírito, contudo esta presença só é manifesta claramente através da comprovação de frutos espirituais condizentes com o bom testemunho cristão (Mateus 12.33).

Embora alguns entendem que somente os cristãos primitivos tiveram acesso a este dom espiritual, estando o mesmo inacessível aos crentes posteriores à era apostólica, cremos que ação do Espírito Santo é permanente sobre todos os cristãos (Atos 2.38).

O testemunho interior acontece quando o espírito da pessoa compreende através de sua própria consciência, que é pecador e então pelo Espírito de Deus é convencido do pecado para arrependimento e conversão através da intercessão do Espírito (Romanos 8.26). A partir de então uma nova convicção toma conta de sua mente e coração: o fato de ser filho de Deus. A maior diferença promovida por este testemunho é que nenhum tipo de dúvida com respeito ao amor Divino pode fazer parte da vida de um verdadeiro cristão. Consequentemente a pessoa antes marcada pela maldade do pecado, passa a ter as marcas da vida cristã, pelo fruto do Espírito.

A forma como o Testemunho do Espírito acontece, faz parte dos desígnios Divinos e muitas coisas não podem ser compreendidas pelo ser humano a não ser pela fé, de forma sobrenatural, quando se crê na Palavra revelada de Deus. Um dos principais critérios para a eficácia da atuação do Espírito Santo na vida da pessoa é que ela aceite voluntariamente, o que acontece por meio deste testemunho interior.

Como diferenciar o testemunho do Espírito Santo no espírito humano de qualquer outro tipo de presunção da mente natural, e da ilusão do diabo? Existem marcas como o arrependimento dos pecados, que geram uma genuína mudança de comportamento, sem qualquer resquício de orgulho por causa disto, mas se rendendo inteiramente ao governo Divino obedecendo à sua Palavra (João 16.8-11). Tal pessoa é tomada de um temperamento manso e orientado pela vontade de Deus, evitando quaisquer instintos carnais, sem jamais se envaidecer disso (Mateus 3.8).

Existe uma grande luta espiritual nesta questão, considerando que o diabo pode iludir pessoas sem sabedoria para discernir a presença do Espírito Santo ou o testemunho de seu próprio espírito. Para desfazer este tipo de confusão, mais uma vez a solução é conferir se os frutos condizem com o ensinamento das Escrituras e a santa presença do Espírito de Deus. Se houver qualquer rastro de malignidade, seus vestígios podem ser notados pela vaidade e orgulho que lhe são característicos. Já quando é uma ação Divina, as consequências serão marcadas pelo amor e paz espiritual que nem a mente humana pode imaginar e que o inimigo não conseguiria conviver com tais sentimentos, sendo desmascarados por suas próprias perturbações.

O Espírito Santo intercede por nós!

 

3- Os frutos do Testemunho do Espírito

Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”


Os frutos espirituais são a garantia do testemunho do Espírito na vida de uma pessoa, o que para ele é determinado pelos frutos espirituais. Algo indispensável na vida de todo cristão é o frutificar em todas as áreas de sua vida, através de um bom testemunho diante da sociedade, exercendo seu ministério e levando as boas novas do evangelho (João 15.5).

Uma vida transformada não é mérito da pessoa e sim do próprio Deus que transforma o pecador. Naturalmente, através da razão, de uma boa consciência, todo ser humano é alertado por Deus sobre seus erros e quando crê consegue identificar-se como filho de Deus, através da fé (João 15.8). Mas isso não se limita somente ao racional, acontece de forma sobrenatural, o testemunho do Espírito diretamente com o espírito da pessoa regenerada por Deus.

O testemunho sobrenatural do Espírito Santo na vida humana, gerando uma nova vida, fazendo-a entender a vontade de Deus, se arrependendo de seus pecados, recebendo o perdão Divino e sendo transformado para gerar os frutos espirituais (João 15.16). Esta convicção não pode vir da razão humana naturalmente, então depende de um fator externo que é a presença do Espírito Santo. Negar este testemunho seria o mesmo que desacreditar na obra redentora de Cristo. Por isso, um dos alicerces desta doutrina é a compreensão da justificação pela fé produzida pelo Espírito Santo na vida da pessoa, quando crê no sacrifício de Cristo na cruz por sua vida.

As obras pessoais não podem gerar resultado espiritual, mas o Espírito Santo é quem produz o seu fruto, sendo este chamado de “fruto do Espírito” e não fruto humano (Efésios 2.8,9).

A primazia do testemunho é do próprio Espírito, podendo até mesmo acontecer na vida de uma pessoa que ainda não tem os frutos, que serão gerados com o tempo em sua vida. Isso não isenta de forma alguma a necessidade de frutificar, como critério essencial para vivenciar o testemunho do Espírito.

O Espírito Santo frutifica em nós!

 

CONCLUSÃO

I João 5.8E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”

Para John Wesley o testemunho: “uma impressão interior nas almas dos crentes, por meio da qual, o Espírito de Deus testifica diretamente para o espírito deles, que eles são filhos de Deus”.

A experiência pessoal com o testemunho do Espírito desperta para não confiar em sua própria compreensão do que pensa ser o testemunho e também não se apegar em seus possíveis frutos como garantia deste testemunho. A humildade e dependência rendida a Deus é a única forma de buscar e receber a testificação espiritual, que jamais levará a pessoa a se colocar acima de outros ou pensar que não precisa de algo mais, mas a faz perseverar desejando ardentemente a genuína experiência espiritual.

Busque o testemunho do Espírito Santo!

 __________________________

OBSERVAÇÃO: pregação baseada no sermão de John Wesley sobre o Testemunho do Espírito.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp