As torrentes no Neguebe

Tema: ESPERANÇA

pregação deserto do neguebe

 Salmos 126.4 “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.”


Introdução: Neguebe ou Negev (נֶ֫גֶב) significa lugar seco ou ressecado, mas também é traduzido como ‘sul’ para designar sua posição geográfica.1 O Neguebe fica ao sul de Judá até a península do Sinai, abrangendo 60% do território de Israel, cerca de 17 mil quilômetros. 2 Formado de uma região semidesértica, com terreno irregular de baixa altitude e por isso recebe muito poucas chuvas, em torno de 20 a 200 milímetros ao ano e com fortes ventos. Lençóis subterrâneos permitem a existência de algumas fontes de água temporárias e oásis no meio do deserto, bem como a sobrevivência de animais adaptados ao clima da região.3



Devido a poucas fontes de água, os Beduínos, habitantes do deserto geralmente são nômades, mudando de acordo com os recursos disponíveis. Mesmo assim, sempre foi uma região importante comércio devido ao trânsito para o Egito.4 Abraão esteve na região do Neguebe muitas vezes (Gênesis 12 e 13), chegando a habitar nessa terra (Gênesis 20.1; 21.33; 24.62) e durante toda a história bíblia foi lugar de muitos acontecimentos, destacando as cidades de Hebrom, Cades, Berseba e Ziclague.


O que são as torrentes no Neguebe?

Vamos aprender sobre o significado desta palavra:

 

1- Fenômeno Extraordinário

Existem rios sazonais na região do Neguebe chamados ‘uadis’, ribeiros que secam no verão e voltam a jorrar com as chuvas de inverno deixando sua marca no solo com grandes valas. O terreno arenoso e seco, quase petrificado pelo intenso calor, não absorve a água quando chove e por isso acontecem as enxurradas no meio do deserto.5 Existem lugares que têm placas de sinalização avisando sobre risco de inundação. 6

As chuvas raras são imprevisíveis, mas trazem um efeito de renovo para o deserto. Anualmente acontece no Neguebe o Festival Sul Vermelho “Darom Adom”, para celebrar a beleza das anêmonas, flores vermelhas que cobrem campos áridos do Neguebe, transformando literalmente o deserto em um jardim. 7

As torrentes no Neguebe são fenômenos extraordinários!


2- Símbolo Profético

A canção do Salmo 126, provavelmente foi composta em gratidão a Deus pelo decreto do rei Ciro (II Crônicas 36.22,23) autorizando o povo de Israel voltar para sua terra natal e reconstruir o templo de Jerusalém (Esdras 1.1-8).8 A palavra restauração é chave neste salmo e o tema da semeadura abrange o desafio de reconstruir.

Quando os cativos receberam a notícia de que poderia retornar, parecia um sonho e diante das dificuldades que sabiam que iriam enfrentar, esta eram uma mensagem de esperança para os remanescentes que ficaram na terra. Por isso o Salmo 126 se tornou um cântico de romagem, para cantar nas peregrinações a Jerusalém. O povo queria voltar como uma enxurrada que molha a terra seca e traz o aroma da esperança.9

Com a restauração de Israel como nação em 1948, milhares de judeus começaram a cultivar suas terras novamente. Hoje em toda a região de Israel existem oásis espetaculares como um milagre Divino na natureza. Além disso, existem colônias de agricultores chamados ‘kibutz’ que cultivam as terras usando modernas tecnologias de dessalinização da água e irrigação, que promovem uma transformação radical na paisagem com imensas plantações, que exportam frutos para o mundo todo. 10

As torrentes no Neguebe são um símbolo profético!


3- Restauração Espiritual

O Fenômeno Extraordinário e Símbolo Profético que acontece no Neguebe nos ensina sobre nossas vidas. Muitas vezes estamos ressecados e solitários como um deserto, mas para quem confia no Senhor “o qual passando por um vale árido, faz dele um manancial, de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmos 84.6). Existem promessas na Palavra de Deus para restauração comparando com o deserto (Isaías 41,18).

Mesmo quem vivem no meio de muitas pessoas pode se sentir como em meio a um deserto até se encontrar com Jesus que se torna nossa companhia constante e coloca pessoas abençoadas em nosso caminho (Mateus 28.20).

Deus pode transformar o seu deserto!


O Neguebe simboliza restauração!

CONCLUSÃO

"O deserto florescerá como a rosa..." Isaías 35.1

Assim como o Neguebe é um milagre de Deus na natureza 11 que serve como exemplo do que Deus faz conosco, deste modo acontece com todos os que acreditam em Jesus que prometeu: “quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38).

Se sua vida está como um deserto, busque a restauração do Senhor que pode mudar todas as coisas. Não continue na sequidão de uma vida sem Deus. Receba a restauração do Senhor em sua vida.

Deus quer te restaurar!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

1 * STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 5045, página 1785.

2 SCHWANTES, Milton. Neguebe. Disponível em: http://portal.metodista.br/arqueologia/artigos/2012/israel-neguebe

3 HARRIS, R. Laird, organizador. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998. Verbete 1288, páginas 912 e 913.

4 CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume 7, páginas 4864 e 4865.

5 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 935.

6 Placas com aviso de inundação: Negev Desert - National Geographic Society, disponível em: https://www.nationalgeographic.org/photo/desert-negev/

7 Anêmonas coronárias, flores vermelhas no deserto do Neguebe. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Anemone_coronaria. Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Red_Anemone_coronaria_at_Nahal_Habsor_Park,_Northwestern_Negev,_Israel.jpg

8 MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular – Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2011. Página 509.

09 CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume 4, páginas 2468 e 2469.

10 KIBUTZ - Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Kibbutz

11 GUEDES, Maria Helena. Oásis do Deserto. Página 33. Disponível em:https://books.google.com.br/books?id=sRByDwAAQBAJ&lpg=PA33&dq=%22deserto%20de%20negev%22&hl=pt-BR&pg=PA33#v=onepage&q=%22deserto%20de%20negev%22&f=false


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp