Um recado de Deus

Tema: VIDA CRISTà

pregação motivacional sobre Baruque

Jeremias 45.1-5

Introdução: Baruque filho de Nerias (Jeremias 32.12) era o escriba (Jeremias 32.13-16) e foi ajudante do profeta Jeremias. O profeta anunciou a destruição de Jerusalém e o cativeiro (Jeremias 25.11,12), por isso o rei Jeoaquim mandou prender Jeremias e Baruque, mas eles fugiram (Jeremias 36.5,19 e 26). Por isso seu ajudante se vê desesperado e tenta ajudar o profeta transmitindo suas palavras ao povo escritas num rolo (Jeremias 36.4-10), que também foi lido aos príncipes (Jeremias 36.11-18) e depois para o rei Jeoaquim, que queimou tudo numa fogueira (Jeremias 19.20-26).

O Senhor mandou Jeremias ditar palavras para outro escrever em outro rolo com juízos mais severos ainda sobre Jerusalém e a respeito do próprio rei Jeoaquim (Jeremias 36.27-32). Jeremias foi preso no tempo do rei Zedequias (Jeremias 32.2,3 e 37.13), depois ficou confinado ao pátio da guarda na cidade (Jeremias 37.21 e 38.28) e por fim lançado numa cisterna pelos homens de Jerusalém (Jeremias 38.1-6).

Jerusalém foi tomada pelos Babilônios como Jeremias anunciou (Jeremias 39.1,2). Posteriormente Baruque e Jeremias foram levados para o Egito pelo povo que fugiu de Judá (Jeremias 43.5-8). Jeremias repreendeu o povo que além de desobedecer à ordem de Deus, levaram o profeta junto (Jeremias 44.1-14). Talvez Baruque tenha morrido no Egito ou levado com Jeremias para a Babilônia (Jeremias 39.11-13), mas a partir do capítulo 45 não se fala mais nele.

O nome Baruque (בָּרוּך - Baruk) tem o sentido de bem-aventurado, da mesma raiz da palavra barak (בָּרַך), que significa abençoado.1 Depois de tanto escrever tantas profecias para outras pessoas, agora Deus manda uma palavra para o próprio Baruque (Jeremias 45.1).



O que você espera para o futuro?

Vamos aprender com a mensagem de Deus para Baruque:

 

1- O que Baruque disse

v.1-3 “Palavra que o profeta Jeremias falou a Baruque, filho de Nerias, quando este escrevia num livro as palavras ditadas por Jeremias, no quarto ano do reinado de Jeoaquim,  filho de Josias, rei de Judá: Assim diz o Senhor, Deus de Israel, a respeito de você, Baruque: Você disse: “Ai de mim! Porque o Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou cansado de gemer e não encontro descanso.”


Baruque estava desmotivado com tudo o que fizeram com ele e pensou coisas tristes a respeito de si mesmo. A pressão ao seu redor era muito grande, por isso estava perdendo as esperanças.


Reflita nas palavras ditas por Baruque:

     Gemido: Ai de mim!

     Desespero: o Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento

     Esgotamento: Estou cansado de gemer e não encontro descanso.


Baruque pensava que estava perto do fim, por isso disse estas palavras como um desabafo. Sem perceber que Deus estava ouvindo e sabia de tudo. Mas o amor de Deus foi tão grande que o Senhor interviu em sua história.

Quando passamos por lutas que achamos ser maiores do que podemos suportar, devemos lembrar que o Senhor nos fortalece (I Coríntios 10.13) e sabe tudo o que pensamos ou falamos (Salmos 139.1-4).

Se você está como Baruque, esgotado e sem forças, clame ao Senhor e abra o seu coração que Deus te recebe e abençoa, renovando as suas forças para continuar a caminhada.

Que palavras você tem dito a respeito de si mesmo?

Abra o seu coração para Deus!

 

2- O que Deus disse

v.4,5 “Diga-lhe o seguinte: Assim diz o Senhor: “Aquilo que construí eu vou demolir e aquilo que plantei eu vou arrancar,  e isto em toda a terra. E você está buscando coisas grandes para si mesmo? Não faça isto! Porque eis que trarei mal sobre toda a humanidade”, diz o Senhor, “mas a você darei a sua vida como despojo,  em qualquer lugar para onde você for.”


Deus disse para Jeremias chamar Baruque para escrever, mas agora a mensagem não seria para outros povos, nem para a nação de Israel e sim para o próprio escriba. Talvez Baruque tenha se assustado com isso, mas Deus o manda escrever para ele mesmo.


Reflita nas palavras de Deus para Baruque:

Realidade: Aquilo que construí eu vou demolir e aquilo que plantei eu vou arrancar, e isto em toda a terra.

Confronto: E você está buscando coisas grandes para si mesmo? Não faça isto!

Promessa: Porque eis que trarei mal sobre toda a humanidade”, diz o Senhor, “mas a você darei a sua vida como despojo,  em qualquer lugar para onde você for


Deus revela a realidade que estava se cumprindo em todo o mundo, coisas muito tristes, que não agradavam ao Senhor, mas eram conseqüências dos erros do povo. Por isso Baruque é confrontado a não pensar que seria o único preservado, nem mesmo desejar grandezas. Então o Senhor lhe promete salvar a sua vida e o guardar, embora tivesse que enfrentar toda a crise junto com o seu povo. A salvação é a maior de todas promessas.

O despojo era uma recompensa que os soldados e o povo recebiam após uma guerra, quando pegavam os tesouros conquistados. Então Deus diz para Baruque que o seu despojo ou recompensar seria a coisa mais valiosa de todas: a sua própria vida, pois “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8.36).

O que Deus diz a nosso respeito é o que realmente importa. Independente do que possam dizer a seu respeito ou que você mesmo pensa, saiba que a Palavra de Deus é maior e pode mudar todas as coisas. O Senhor nos revela a verdade e sua vontade para nossas vidas, liberando promessas de bênçãos sobre nós.

O que o Senhor tem revelado ao seu coração?

Receba a Palavra de Deus para sua vida!


Receba a mensagem de Deus!

CONCLUSÃO

Após mandar cartas para muitas pessoas, agora chegou a vez de Baruque receber um recado de Deus e sua vida foi transformada com esta palavra. Agora tinha esperança de que mesmo diante de grandes desastres que aconteciam no mundo, sua vida seria salva pelo Senhor. Esta é a maior confiança que precisamos ter.

Pense no que você tem dito e no que Deus tem revelado para sua vida e compare. Muitas vezes estamos em busca de grandezas e sofremos quando não conseguimos alcançar nossos sonhos, mas Deus tem algo muito maior para nós.

Receba o recado de Deus para sua vida!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

* STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.  Verbetes 1263 e 1288.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp