A Festa no Deserto

Tema:   

pregação festa no deserto

Êxodo 5.1 “Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.”


Introdução: O deserto é um lugar de solidão, onde não há nada nem ninguém. Mesmo no meio de uma multidão uma pessoa pode estar sozinha como se estivesse em um deserto. Falar de deserto e de festa parece ser coisas totalmente opostas, mas que pelo poder de Deus pode acontecer.

O povo de Deus era escravo no Egito e por isso no tinham direito a festejar, mas viviam amargamente o trabalho forçado (Êxodo 1.7). Quando atravessaram o mar, cantaram e celebraram diante de Deus como uma festa dirigidos por Moisés (Êxodo15.1-19) e Miriã dançando com as mulheres e louvando ao Senhor (Êxodo 15.20,21).

Três principais características do deserto são: calor, secura e perigos. O calor insuportável pode desvanecer uma pessoa em pouco tempo, a secura impede de gerar vida e os perigos estão por toda parte. Deus chamou o seu povo para atravessar o deserto e prometeu que seria como uma festa.



Como é uma festa no deserto?

Vamos refletir sobre algumas coisas essenciais para vivenciar esta Festa no deserto através do exemplo do Êxodo:

 

1- FÉ

A fé foi a condição para vivencia a festa no deserto. Se não acreditassem nada aconteceria. Precisaram colocar o pé na água para que o mar se abrisse (Êxodo 14.15,16).

Moisés precisou acreditar na promessa de Deus para seu povo e levar esta mesma fé para eles. Ele voltou ao palácio onde foi criado e levou a mensagem do Senhor a Faraó.

A Festa no deserto é resultado da FÉ!

 

2- OBEDIÊNCIA

A fé não está baseada apenas em palavras, mas deve gerar atitudes. Obedecer é exercer a fé. Muitas pessoas não conseguem obedecer a Deus porque não acreditam de fato.

A desobediência atrasou o cumprimento da promessa de Deus para o povo alcançar a Terra Prometida, os fazendo andar em círculos. Deus fez brotar água da rocha para mostrar o seu poder para quem obedece (Êxodo 17.1-7).

A Festa no deserto é fruto da OBEDIÊNCIA!

 

3- PERSEVERANÇA

Não foi fácil atravessar o deserto, precisaram superar muitas dificuldades, mas em cada obstáculo o Senhor estava com eles dando proteção e livramento.

Muitas pessoas não permaneceram e por isso não entraram na Terra Prometida. Mas para aqueles que foram fiéis, não faltou o maná para seu sustento todos os dias (Êxodo 16.1-10). As dez pragas no Egito foram para mostrar o livramento do Senhor para seu povo e Moisés precisou ser perseverante indo várias vezes falar com Faraó (Êxodo 7 a 12).

Para viver a Festa no deserto é preciso PERSEVERANÇA!

 

Deus pode transformar seu deserto em festa!

CONCLUSÃO

Salmos 78.19 “Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?”


Sim, Deus pode fazer uma festa em nosso deserto. Quando passamos por desertos em nossas vidas, precisamos de uma  Fé mais fervorosa que o calor, exercer a Obediência, mesmo em meio à sequidão e escassez e enfrentar perigos com Perseverança sabendo que podemos vencer com ajuda do Senhor.

Deus faz uma festa em seu deserto!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp