Fechando as Brechas

Tema: CONVERSÃO  

pregação Neemias fechando as brechas

Neemias 1.3 “Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.”


Introdução: Na restauração dos muros de Jerusalém Neemias encontrou algumas brechas que precisavam ser tapadas. Jerusalém representa nossas vidas porque antes era o lugar da presença de Deus e agora o Espírito Santo habita em nós (I Coríntios 3.16).



Existem brechas em sua vida?

Vamos refletir sobre a restauração das brechas em nossas vidas:


1- O que são as brechas?

Neemias 4.7 “Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados.”


Alguns tipos de brechas:

         Mentira: e todo tipo de desonestidade (João 8.44)

         Sensualidade: tudo o que te seduz para o mundo (Gálatas 5.16)

         Vícios: seja livre na presença de Deus (I Coríntios 6.12).


Existem coisas que se começam pequenas, mas se tornam brechas em nossas vidas com o propósito de destruição, “portanto, esta maldade vos será como a brecha de um muro alto, que, formando uma barriga, está prestes a cair, e cuja queda vem de repente, num momento” (Isaías 30.13).


2- Como fechar as brechas?

Neemias 4.13 “então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos”


Para fechar as brechas é preciso:

Vigilância: vigie para não deixar piorar (Marcos 14.38)

Perseverança: não desista, continue tentando (Romanos 12.12)

Firmeza: tome uma decisão e lute até o fim (Romanos 12.1,2)


Deus quer levantar pessoas que se colocam na brecha para tapar toda passagem do mal: “busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ezequiel 22.30).


3- O que acontece quando as brechas são fechadas?

Neemias 6.1Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,”


As brechas na muralha foram fechadas, mas as portas ainda não estavam no lugar, então Neemias precisou manter a vigilância, perseverança e firmeza.


Quando as brechas estão fechadas alcançamos:

         Confiança: viver pela fé em Deus (II Coríntios 5.7)

Esperança: ter esperança de uma vida melhor (Jeremias 31.17)

         Tranquilidade: estar em paz na presença de Deus (I Pedro 5.8).


Feche as brechas em sua vida!

CONCLUSÃO

Neemias 7.1-3 “Ora, uma vez reedificado o muro e assentadas as portas, estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas, eu nomeei Hanani, meu irmão, e Hananias, maioral do castelo, sobre Jerusalém. Hananias era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos outros. E lhes disse: não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça e, enquanto os guardas ainda estão ali, que se fechem as portas e se tranquem; ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um no seu posto diante de sua casa.”


Depois que as portas foram colocadas no lugar, Neemias precisou manter elas fechadas durante a noite para que os inimigos não entrassem.

Tape as brechas e feche as portas em sua vida!

______________________________

LOPES,Hernandes Dias. Neemias: Olíder que restaurou uma nação / Hernandes DiasLopes. - São Paulo, SP: Hagnos 2006. Páginas 55 a 58.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp