O que é CORPUS CHRISTI?

Tema: SEITAS E HERESIAS   

estudo bíblico corpus christi pregação idolatria

 I Coríntios 11.24 e 12.27

Introdução: Muitas tradições religiosas são repetidas sem questionar ou compreender sua origem e significado. A comemoração do Corpus Christi é muito importante em muitas nações de tradição católica, sendo considerada feriado ou ponto facultativo em muitos lugares. Muitos evangélicos guardam esta data sem refletir a respeito, mantendo costumes do catolicismo.


Qual o significado do Corpus Christi?

Vamos refletir sobre a origem e propósito desta festa e compreender o motivo por que os evangélicos não a celebram:

 

1- Significado do Corpus Christi

A expressão do latim significa “Corpo de Cristo” ou "Corpus Domini" (corpo do Senhor) se referindo ao símbolo do pão que representa o Corpo de Cristo.

 

2- Propósito do Corpus Christi

O objetivo do Corpus Christi é celebrar o sacramento da eucaristia ou comunhão representada na hóstia que é carregada em procissão pelas ruas ornamentadas para a festa.

 

3- Quando acontece o Corpus Christi

A festa do Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa sempre numa quinta-feira, por isso não tem uma data específica, podendo alternar entre o fim de maio e início de junho.

 

4- Origem do Corpus Christi

A tradição católica conta que uma jovem freira chamada Juliana de Cornillon (por volta de 1230 d.C.) recebia visões sobre celebrar o sacramento da eucaristia, onde o próprio Cristo ordenaria que seu corpo fosse adorado publicamente, visto que tantos outros santos eram homenageados. Posteriormente a data foi oficializada pelo papa Urbano IV em 1264 d.C.

 

5- Doutrina do Corpus Christi

Para o catolicismo, a hóstia ou pão realmente se transforma em parte do Corpo de Cristo de forma milagrosa, que é chamado de Transubstanciação. Por isso acredita-se que o corpo de Cristo deva ser adorado, reservado num lugar especial do altar chamado santíssimo e carregado em procissão no dia de Corpus Christi.

 

6- Lendas sobre o Corpus Christi

Em 1263 um sacerdote na Itália que duvidava que a hóstia poderia se transformar em Corpo de Cristo e aconteceu que enquanto partia o pão escorreu sangue provando então a transubstanciação. Este fato passou a ser considerado um milagre e começou a existir uma mística de que se alguém morder a hóstia ela poderia sangrar, então a mesma deve ser dissolvida na boca sem mastigar.

 

7- Tradições do Corpus Christi

Costuma-se enfeitar as ruas por onde passa a procissão com imagens que representam símbolos do cristianismo, inspirado na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.6-8).

 

8- Porque os evangélicos não comemoram o Corpus Christi?

Os cristãos de origem protestante não acreditam que o pão se transforma em Corpo de Cristo e nem que deva ser venerado, considerando isso uma forma de idolatria e superstição (I Coríntios 10.14).

 

9- O que a Bíblia diz sobre o Corpo de Cristo?

I Coríntios 11.24 “e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.”

I Coríntios 12.27 “Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.”

O corpo de Cristo na terra é a Igreja (Romanos 7.4) e todos os cristãos são membros deste corpo espiritual (Romanos 12.5), como representantes do Reino de Deus na terra (I Coríntios 12.12).

A Santa Ceia também é uma lembrança do sacrifício de Jesus e pão representa o Corpo de Cristo que foi partido por nós (I Coríntios 10.16). Mas o pão da Ceia não se transforma em carne, continuando a ser apenas trigo e representando simbolicamente o corpo de Jesus que foi partido por nós (Lucas 22.19).

 

 A Igreja é o Corpo de Cristo!

CONCLUSÃO

I Coríntios 10.14 “fugi da idolatria”

A idolatria muitas vezes se disfarça de coisas boas como a Santa Ceia que é um sacramento ordenado pelo próprio Cristo, mas que deve ser interiorizado em cada um de nós não venerado como algo místico.

Como corpo de Cristo na terra, todos nós temos o compromisso de fazer as obras de Jesus como seus representantes, para ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.14).

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp