Festas idólatras: o que a Bíblia diz?

Tema: ESTUDO BÍBLICO   

festa junina

I Coríntios 10.14 “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”.

Introdução: As chamadas “festas juninas” são dedicadas à idolatria e este é o principal tema que nos afasta destas festividades, visto que como cristãos evangélicos não aceitamos nada proveniente da idolatria.

As festas juninas surgiram na zona rural, como comemoração após a colheita, especialmente do milho, fazendo receitas típicas e também com músicas regionais. Com o tempo, as comunidades religiosas foram aderindo e as datas dedicadas aos santos católicos, que também são dom mesmo período, foram associadas, então se tornaram festas dedicadas a eles, e a festa agrícola se tornou religiosa.


Devemos participar de festas idólatras?

Vejamos alguns motivos para não participar destas festividades:

 

1- IDOLATRIA

Isaías 42.8 “Eu sou o Senhor: este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura.”

A idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19), por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura. Tudo o que tenta tomar o lugar de Deus em nossa vida pode ser uma forma de idolatria.

Isso acontece porque o ser humano acredita mais facilmente em coisas visíveis do que em um Deus invisível (I Timóteo 1.17). Mas a verdadeira fé não vem pelo que se vê e sim pelo que se crê (II Coríntios 5.7 e Hebreus 11.1).

Uma das coisas que mais aborrece a Deus é a idolatria, que é abominável ao Senhor (Êxodo 20.1-5). A palavra de Deus proíbe ter, fazer, se encurvar ou servir a imagens, ordenando destruir as mesmas (Deuteronômio 7.25,26), porque por trás destes ídolos estão demônios (I Coríntios 10.20,21).

A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como o ídolo, ser cego, surdo e mudo espiritualmente (Leia: Salmos 115.2-8). A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, então idolatria é pecado de desprezar o próprio Deus (Apocalipse 22.15).

Não participe de festas idólatras!

 

2- COMIDAS SACRIFICADAS

I Coríntios 10.28 “Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;”

As comidas vendidas nas festas juninas, muitas vezes são para arrecadar fundos para suas comunidades religiosas, dedicadas a estes santos, então são sacrificadas a ídolos (Apocalipse 2.14 e 20).

A palavra de Deus nos orienta severamente a não comer nada consagrado a ídolos (I Coríntios 8.1-10), mesmo que de forma disfarçada, tentando nos enganar, porque “as coisas que eles sacrificam são sacrificadas a demônios e não a Deus; e eu não quero que vocês estejam em comunhão com os demônios” (I Coríntios 10.20).

Tudo o que comemos devemos orar antes agradecendo e consagrando “porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado (I Timóteo 4.5). Mas se conscientemente sabemos que algo foi dedicado a um ídolo podemos evitar, visto que este é um dos princípios elementares mantidos pelo cristianismo primitivo (Atos 15.20 e 29).

Não coma coisas sacrificadas a ídolos!

 

3- TESTEMUNHO

I Coríntios 8.9 “Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos

O testemunho para com o nosso próximo é um outro motivo que deve nos afastar destas festividades idólatras (I Coríntios 10.29). Precisamos evitar ser tropeço para as pessoas (Mateus 18.7).

Infelizmente muitos se convertem, mas continuam seguindo costumes do mundo, mas não podemos servir a dois senhores (Mateus 6.24), então “vocês não podem beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podem ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (I Coríntios 10.21). O inimigo usa coisas que parecem inofensivas para nos conquistar e atrair para o pecado.

Como servos de Deus não podemos nos assentar na “roda dos escarnecedores” (Salmo 1.2) e entender que “todas as coisas são lícitas”, mas nem todas convêm; “todas as coisas são lícitas”, mas nem todas edificam” (I Coríntios 10.23).

Um dos principais empecilhos para a conversão de muitas pessoas é o mau testemunho de muitos cristãos, por isso devemos ser vigilantes e evitar fazer tudo que se torne uma decepção para alguém conhecer a Palavra de Deus (I Coríntios 10.32,33).

Cuide de seu testemunho de vida!

 

Vença a idolatria!

CONCLUSÃO

I Coríntios 10.31 “Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

A glória de Deus é a maior bênção e alegria na vida de um cristão, portanto, tudo que não glorifica ao Senhor deve ser evitado. Até mesmo uma simples festa, uma comida ou qualquer coisa que possa nos afastar de Deus, certamente não nos fará falta alguma. Os nossos costumes culturais e hábitos também devem ser convertidos ao evangelho (Romanos 12.1,2).

Peça a Deus sabedoria para sair fora destes eventos, em ofender pessoas, sem ser arrogante ou mal educado, apenas peça para não participar. Mesmo que for em uma escola ou trabalho, você pode buscar uma alternativa para não se envolver nestes momentos, sendo como Jesus ensinou “prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10.16).

Não participe da idolatria!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp