Retire as Coisas Abomináveis de sua casa

Tema: ESTUDO BÍBLICO  

estudo bíblico coisas abomináveis pregação família

Deuteronômio 7.26 “Não levem nenhuma coisa abominável para casa, para que vocês não sejam amaldiçoados juntamente com ela; pelo contrário, devem, de todo, detestar e abominar essa coisa, pois é amaldiçoada.”


Introdução: Existem coisas impuras que não podem entrar em nossas casas, mas muitas vezes elas entram sorrateiramente ou até nós mesmos deixamos por ignorância, sem saber que são malignas.

Certa vez Jacó fez uma limpeza em sua casa e tirou todos os ídolos e coisas impuras (Gênesis 31.1-5). Mas havia imagens que eram guardadas por gerações como relíquias da família de seu sogro e por isso "enquanto Labão tinha ido fazer a tosquia das ovelhas, Raquel roubou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai" (Gênesis 31.19). Jacó amaldiçoou quem tivesse escondido estes ídolos e por isso Raquel sua esposa sofreu e morreu (Gênesis 31.16-18).

Veja mais no estudo ÍDOLOS DO LAR



O que são coisas abomináveis?

Vamos aprender sobre o que a Palavra de Deus considera abominação:


1- O que é Abominação?

Deuteronômio 18.10-12 “Que não exista entre vocês ninguém que queime o seu filho ou a sua filha em sacrifício, nem que seja adivinho, prognosticador, agoureiro, feiticeiro, encantador, necromante, praticante de magia, ou alguém que consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, o Deus de vocês, está expulsando esses povos de diante de vocês.”


No hebraico bíblico a palavra תּוֹעֵבָה toebah1 usada para abominação significa coisa horrível, detestável ou nojenta, mas tem dois tipos de sentidos:

Sentido ESPIRITUAL ou Religioso: Rituais ou objetos usados em cerimônias.

Sentido MORAL ou Ético: Costumes e práticas culturais dos povos pagãos.

Todo objeto ou atitude contrária à Palavra de Deus é considerada abominação para o Senhor. O texto de Deuteronômio 18 lista várias práticas abomináveis que não deveriam ser seguidos pelo povo de Deus ao entrar na Terra Prometida. Este aviso foi necessário para preservar a santidade e fé do povo de Deus ao entrar na terra de Canaã que estava tomada pela idolatria.

Abominação é tudo o que Deus reprova!


2- Tipos de coisas abomináveis

As coisas abomináveis podem ser: imagens, objetos, roupas, vídeos, músicas, etc.

De modo geral as coisas abomináveis podem ser de dois tipos:


· Sentido ESPIRITUAL - Vínculo Religioso

§  IDOLATRIA: Imagens de santos ou de Anjos, Caveiras

§  ADIVINHAÇÃO: Baralho, Horóscopo, Amuletos

§  MAGIA: Duendes ou gnomos, Bruxas, Mágica

 

· Sentido MORAL - Comportamento

§  VÍCIOS: Bebidas alcóolicas, Cigarros, Drogas

§  SENSUALIDADE: Roupas, Pornografia, Aplicativos

§  VIOLÊNCIA: Caveiras, Armas de fogo, Jogos violentos

Tanto as coisas com representação religiosa ou espiritual como tudo o que tiver sentido imoral devem ser retirados de nossas casas.


3- Níveis de abominações

Existe um processo de influência das coisas abomináveis que vai começando aos poucos e toma conta de muitas casas:

· Superstição – Engano: Jogar sal grosso, Salmo 91 aberto, Água benta

· Misticismo - Ilusão: simpatias, planta espada de São Jorge ou ‘comigo ninguém pode’ para espantar mal olhado, passar debaixo de escada

· Ocultismo – Cegueira: Previsão de futuro, Consulta aos mortos, Feitiçarias

Muitas pessoas começam com coisas que parecem inofensivas, mas vão sendo influenciadas aos poucos e prejudicam a vida espiritual de toda a família.


4- O que fazer com as coisas abomináveis?

Deuteronômio 7.25Queimem as imagens de escultura dos deuses desses povos. Não cobicem a prata e o ouro que estão sobre essas imagens, nem fiquem com isso para vocês, para que não sejam uma armadilha para vocês; pois são abominação ao Senhor, seu Deus.”

Atos 19.19 “Também muitos dos que haviam praticado magia, reunindo os seus livros, queimando-os diante de todos. Calculado o valor dos livros, verificaram que chegava a cinquenta mil denários.”


Coisas abomináveis devem ser destruídas segundo as orientações tanto do Antigo como do Novo Testamento.

Quem pode destruir as coisas abomináveis?

Somente o proprietário pode destruir porque estes ídolos precisam sair de seu coração antes de tudo.

Como destruir coisas abomináveis?

Quebrar, queimar ou jogar em água corrente são as formas mais comuns orientadas para destruir coisas abomináveis.

Oração de RENÚNCIA

Antes de desfazer de coisas abomináveis é importante fazer uma oração renunciando sua influência e cancelando seus efeitos. 2

Exemplo de Oração de Renúncia:

Senhor eu abro mão deste objeto e tudo o que significa, não aceito nenhuma influência dele nem de quem o fez ou de onde veio. Repreenda todo mal sobre minha vida e família. Eu renuncio e peço perdão em nome de Jesus.


Limpe a sua casa!

CONCLUSÃO

Deuteronômio 5.8 “Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”


A palavra ídolo significa coisa vã, inútil (I Coríntios 10.19,20). Idolatria é tudo o que se coloca no lugar de Deus em nossas vidas. Deus aborrece a idolatria e todo tipo de coisa abominável porque estas coisas tentam tomar o lugar que é exclusivo do Senhor (I Pedro 2.9).3

Muitos cristãos continuam servindo a dois senhores e continuam com costumes pagãos mesmo depois de se converterem (Mateus 6.24). Mas o Espírito Santo requer exclusividade e deseja transformar a nossa mente por completo (Romanos 12.1,2). Tudo que não for abençoado não pode entrar em sua casa nem em sua vida.

Tire as coisas abomináveis de sua casa!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Veberte 6635. Verbete 8441, página 1999.

2 BARRETO, Jonas Mendes. Tirando as coisas abomináveis de nossas casas. Série da Bíblia para a Vida. Belo Horizonte MG, 1998. Ephatá produções. 72 p.

3 FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia Popular de Cultura Bíblica. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2011. Páginas 413.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp