VOTO DE SANTIDADE

Tema: SANTIFICAÇÃO

homem orando com a bíblia

Daniel 1.8 "Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar."


Introdução: A vida do profeta Daniel é um exemplo de santificação para nós até os dias atuais. A vontade de Deus para nós é uma vida santa como nos criou, não para o pecado (I Tessalonicenses 4.3). Por isso precisamos fazer um propósito firme de mudança de vida em busca de santidade.

A santificação pode ser comparada com uma casa, que limpamos e rapidamente precisamos repetir a limpeza, como um trabalho sem fim. Então devemos ser incansáveis na busca da santificação limpando nossas vidas do pecado todos os dias.



Você tem buscado santificação?

Vamos refletir sobre cinco exercícios para o Voto de Santidade:

 

1- GRATIDÃO: Não reclamar

A primeira lição na busca da santificação é parar de reclamar. A murmuração atrasa a vida e impede que bênçãos venham sobre sua vida. O povo de Israel foi liberto do Egito e caminharam em círculos no deserto por quarenta anos por causa da murmuração (Números 32.13).

Uma pessoa muito crítica, que fala mal dos outros e sempre está colocando defeito em tudo, não consegue prosseguir em sua vida porque está sempre parando para ver o que está errado, então o seu foco está no erro e não no que é certo. Por isso é importante ter uma meta em coisas que edificam e sempre falar coisas boas.

A melhor forma de vencer a reclamação é a gratidão. Aprenda a agradecer. Reflita sobre as coisas boas e seja sempre agradável com as pessoas. Se alguém começar um assunto que não edifica, pense em algo bom para mudar o ambiente.

Pare de reclamar!

 

2- OCUPAÇÃO: Aproveitar o tempo

A segunda coisa necessária para a santificação é estar sempre ocupado com coisas produtivas. A perda de tempo com coisas desnecessárias ou fúteis tem consumido a mente de muitas pessoas, viciando com redes sociais, jogos e conversas desagradáveis.

Certa vez ouvi que “o cristão precisa estar tão ocupado para não ter tempo de pecar”. Isso é verdade porque o tempo ocioso pode se tornar uma brecha para cometer erros que não faríamos se estivéssemos ocupados.

Procure preencher seu tempo com coisas produtivas, para seu crescimento e edificação do seu próximo, como o trabalho, leitura, estudos, louvor, culto e adoração “aproveitando o tempo porque os dias são maus” (Efésios 5.16).

Não perca tempo!

 

3- AUTONEGAÇÃO: Deixar prazeres

Além de sempre agradecer e se ocupar, a autonegação é essencial para a vida de santidade. Jesus ensinou que devemos negar a nós mesmos (Marcos 8.35), isso significa dizer não para os próprios desejos e matar a carne para viver espiritualmente (Gálatas 2.20).

As vontades da carne são coisas naturais que sentimos, mas que podem nos levar a pecar, por isso precisamos lutar contra os nossos desejos e vencer a carne fortalecendo o espírito (Marcos 14.38).

É muito fácil dizer não para outas pessoas, mas dizer não para si mesmo é um grande desafio. Então quando sentir desejo por algo que possa te levar a pecar é preciso dominar a carne através do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.19-22).

Lute contra a vontade da carne!

 

4- CONFISSÃO: Reconhecer erros

Depois que aprendemos a vencer os desejos da carne, também precisamos reconhecer nossos erros através da confissão de pecados. Negar o que sentimos é um grande erro que nos aproxima cada vez mais de um abismo do engano. Por isso é essencial assumir as próprias fraquezas em oração na presença do Senhor.

Na confissão contamos para Deus os nossos problemas, desavenças, aborrecimentos, ansiedades, preocupações, temores e decepções. Da mesma forma que pedimos perdão devemos também perdoar as pessoas que nos ofenderam (Mateus 6.13).

Faça uma lista de pessoas que precisa pedir perdão ou perdoar, além de listar seus próprios defeitos. Apresente isso na presença do Senhor em oração até que se coração consiga amar essas pessoas e também se arrepender de seus erros.

Confesse seus pecados!

 

5- ORAÇÃO: Profetizar sempre

Por fim, uma pessoa santa vive profeticamente através da oração. Profetizar significa anunciar a Palavra de Deus e abençoar as pessoas. Um profeta é quem vê, então devemos ficar sempre vigilantes e orando o tempo todo (I Pedro 5.8).

Faça o exercício de orar por tudo e por todos como Jesus ensinou (Marcos 11.22). Se houver um lugar que você não pode orar, então também não deve ir lá. Experimente orar o máximo que puder, com listas de pedidos de oração e sempre que possível em voz audível para ajudar na concentração.

Quando oramos estamos falando com Deus e quando profetizamos estamos falando de Deus, ou melhor o próprio Deus fala através de nós. Peça ao Senhor que coloque palavras proféticas em sua boca e comece a anunciar a vontade do Senhor.

Seja um profeta de Deus!

Consagre sua vida a Deus!

CONCLUSÃO

No Voto de Santidade aprendemos a ser gratos, aproveitar o tempo, vencer os desejos carnais, confessar os pecados e profetizar em oração. Esse propósito pode mudar sua vida para sempre!

Voto de Santidade:

1- GRATIDÃO: Não reclamar

2- OCUPAÇÃO: Aproveitar o tempo

3- AUTONEGAÇÃO: Deixar prazeres

4- CONFISSÃO: Reconhecer erros

5- ORAÇÃO: Profetizar sempre

Vamos nos consagrar ao Senhor!

 ______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp