Tipos de Amigos

Tema: AMIZADE

amigos segurando a mão

Marcos 2.1-12

Introdução: Existem vários tipos de pessoas e formas de relacionamentos. Infelizmente no mundo moderno as relações cada vez são mais rasas entre as pessoas. A facilidade da comunicação através da tecnologia nos aproxima de pessoas que estão longe, mas pode nos distanciar de quem está perto.

Jesus estava sempre cercado de muitas pessoas. Uma multidão andava atrás de Jesus, seus discípulos o seguiam, mas também era perseguido pelos fariseus e algumas pessoas em especial vivenciaram seus milagres.

Um paralítico foi levado por seus amigos até Jesus, mas no meio do caminho estava uma multidão, como uma barreira e também haviam fariseus que tentaram atrapalhar. Mesmo assim conseguiram chegar até Jesus e um milagre aconteceu.


Você tem amigos?

Na cura do paralítico vemos alguns exemplos de amizades e relacionamentos:


 

1- MULTIDÃO – Não são amigos

Marcos 2.2 “Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.


A multidão de pessoas que cercava a casa impedia que entrassem com o paralítico na maca. Essa primeira barreira mostra como as vezes ficamos sozinhos no meio de uma multidão.

Muitas vezes os tantos seguidores de redes sociais e as pessoas nas festas não veem o sofrimento dos outros. Verdadeiros relacionamentos são sólidos quando há contato e compromisso entre as pessoas.

Você é como a multidão?

Não se iluda com a multidão!


 

2- FARIZEUS – Falsos amigos

Marcos 2.6,7 “Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?”


A religiosidade cega as pessoas, que se acham no direito de julgar os outros e até mesmo o próprio Jesus foi julgado e condenado, mas não permitiu que as decepções o impedissem de ser amigo das pessoas.

Se as pessoas te desprezam, não se esqueça que Jesus te ama sempre e te aceita com seu amor incondicional. Falsos amigos estão sempre medindo os outros e exigindo que sigam os seus padrões, mas verdadeiros amigos te aceitam como você é.

As decepções da vida são inevitáveis e veem para nos amadurecer e nos ensinar a ser pessoas melhores. Existem pessoas que são exemplos para seguirmos e outras que são exemplos do que não devemos fazer.

Você é como os fariseus?

Cuidado com falsos amigos!


 

3- CARREGADORES - Grandes amigos

Marcos 2.3,4 “Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. ”


Algumas pessoas e quatro amigos em especial fizeram o sacrifício de carregar o paralítico, subir no telhado e descer ele no lugar e hora certa onde estava Jesus.

Verdadeiros amigos são assim, caminham com você quando você não pode andar te levam no colo e te ajudam a levar o fardo (Gálatas 6.2), além de sempre te encaminhar na direção certa para Jesus.

Provavelmente aqueles amigos perguntaram antes se o paralítico aceitaria todo o sacrifício de ser balançado e sacudido até chegar ao telhado da casa. Isso nos ensina que só temos grandes amigos quando aceitamos passar pelos obstáculos juntos.

Você é como os carregadores?

Grandes amigos te ajudam quando precisa!


4- JESUS – Verdadeiro Amigo

Marcos 2.5 “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados


A casa que entraram pelo telhado era do próprio Jesus (v.1). Jesus conhece o íntimo de cada um de nós (v.8) e como verdadeiro amigo nos confronta com a verdade (v.9). Mas acima de tudo Jesus perdoa nossos pecados (v.10).

Verdadeiras amizades vencem obstáculos e abrem o caminho para cima em direção a Deus. Mas verdadeiros amigos, como Jesus sempre te falam a verdade, mesmo que você não goste muito.

Qualquer amizade sem Jesus nunca será plena e sempre vai faltar alguma coisa. Peça a Jesus, o melhor e verdadeiro amigo que coloque pessoas certas em sua vida para ser seus amigos e também que te ensine a ser um amigo verdadeiro para os outros.

Você amigo de verdade como Jesus?

Jesus é o verdadeiro Amigo!


 

Jesus é o seu melhor amigo!

 

Conclusão

Marcos 2.11,12 “Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!”


O propósito do amigo Jesus Cristo é nos salvar e operar milagre em nossas vidas. Ninguém pode fazer o que Jesus pode realizar, por isso devemos confiar nossas vidas a Ele como nosso Maior amigo.

Precisamos aprender a diferenciar a multidão daqueles que realmente estão conosco como amigos e também entender que sempre haverão aqueles que não concordarão conosco.

Além disso, há quem sempre vai precisar de nós e deveremos aprender a ser amigos para então encontrar verdadeiros amigos. Antes de pensar que as pessoas não são nossas amigas devemos questionar se nós mesmos estamos sendo amigos dos outros.

Procure ser amigo das pessoas!

______________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp