Clamor pela Nação

-Tema: INTERCESSÃO   

bandeira do brasil mão apontando

Deuteronômio 28.1-14

Introdução: A oração pela nação é um dos compromissos de todo cristão em abençoar a sua terra e seu povo. Em todos os momentos tanto pessoais de oração como em cultos públicos precisamos interceder pela pátria. Este é um exercício que requer um propósito e perseverança até que a fé seja ministrada tanto diante de Deus como para as pessoas.

Em Deuteronômio 28, nos traz grandes lições de quando Moisés chama o povo para antes de entrar na Terra Prometida, entender seus compromissos pela nação que estariam construindo.



Como orar pela pátria?

Vamos refletir sobre a importância de orar pela nação:

 

1. Confessar os Pecados

Deuteronômio 28.1,2 “Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje lhes ordeno, o Senhor, seu Deus, exaltará vocês sobre todas as nações da terra. Se ouvirem a voz do Senhor, seu Deus, sobre vocês virão e os alcançarão todas estas bênçãos”.

A primeira oração que devemos fazer é a de confissão dos pecados diante de Deus, também buscando o arrependimento sincero do povo. Os erros da nação devem ser denunciados diante das autoridades, mas também confessados perante o Senhor. Existem pecados que são institucionais e culturais, por isso devem ser confessados pela igreja, ministrando o perdão e a libertação.


2. Orar pelo Alimento

Deuteronômio 28.3-5 “Benditos serão vocês na cidade e benditos serão vocês no campo. Bendito será o fruto do seu ventre, o fruto da sua terra, o fruto dos seus animais, e benditas serão as crias das suas vacas e ovelhas. Bendito será o seu cesto de cereais e bendita será a sua amassadeira de pão.”

A segunda oração, como Jesus ensinou (Mateus 6.11) é abençoar o pão de cada dia, agradecendo ao Senhor que nos sustenta. Moisés disse que quando obedecemos, Deus também abençoa a terra e até mesmo as animais e tudo se torna próspero. Uma das causas da miséria do povo é a ignorância e desobediência. Precisamos abençoar todo o fruto da nossa terra e pedir a Deus que quebre toda maldição (I Timóteo 4.4,5).


3. Orar pela Segurança

Deuteronômio 28.6,7 “Benditos serão vocês ao entrar e benditos serão ao sair. O Senhor fará com que os inimigos que se levantarem contra vocês sejam derrotados na presença de vocês; eles virão contra vocês por um caminho, mas fugirão da presença de vocês por sete caminhos.”

Uma das maiores necessidades de nosso povo nos últimos tempos é a segurança. A violência tem tomado o mundo e os perigos estão por todo lado, tanto de assaltos, assassinatos e diversos outros crimes que afetam pessoas indefesas. Ao entrar na Terra Prometida, o povo enfrentou muitos perigos, mas Deus lhes prometeu proteção se obedecessem ao Senhor. Quando o povo teme a Deus, o Senhor traz segurança e paz (Salmos 121.5,6).

 

4. Orar pela Justiça

Deuteronômio 28.8 “O Senhor determinará que a bênção esteja nos seus celeiros e em tudo o que colocarem a mão; ele os abençoará na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá.”

As maiores manchas no solo da pátria são causadas por injustiças que afetam o povo inocente. Mas o ser humano é incoerente e por isso existem injustiças em todos os lugares. Somente quando Deus é reconhecido como Senhor e Soberano, então toda injustiça é perdoada e acontece a transformação de vidas, bem como da sociedade.


5. Orar pela Igreja

Deuteronômio 28.9,10 “O Senhor os constituirá para si em povo santo, como prometeu com juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, seu Deus, e andarem nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês. ”

Em nossa pátria existe um povo que pertence a Deus e aqueles que são alvo de nossa evangelização. Por isso a Igreja também precisa de oração, para que o povo de Deus se levante para ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.14). Quando falta o testemunho cristão, o povo se escandaliza e a igreja não cumpre o seu papel. Por isso devemos orar pela igreja e as autoridades eclesiásticas para que tenham sabedoria e poder espiritual.

 

6. Orar pela Economia

Deuteronômio 28.11,12 “O Senhor lhes dará abundância de bens no fruto do seu ventre, no fruto dos seus animais e no fruto do seu solo, na terra que o Senhor prometeu dar a vocês sob juramento aos seus pais. O Senhor lhes abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à terra no tempo certo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos; vocês emprestarão a muitas nações, porém não tomarão emprestado.”

A economia da nação determina muitos outros fatores essenciais como saúde e educação, além de afetar diretamente o bem estar social de todas as pessoas. Deus prometeu ao seu povo que nada lhes faltaria na Terra Prometida e viveriam com muita prosperidade. Mas o Senhor também avisou que por causa da desobediência o povo sofre. Interceder pelos trabalhadores e todas as áreas econômicas da nação é muito importante porque Deus quem supre todas as coisas e vivemos na dependência do Senhor.

 

7. Pelos Governantes

Deuteronômio 28.13 “O Senhor os porá por cabeça e não por cauda; e só estarão em cima e não debaixo, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, seu Deus, que hoje lhes ordeno, para os guardar e cumprir.”

As autoridades devem estar constantemente em nossas orações (I Timóteo 2.2). Se os líderes do povo estiverem bem, o povo será bem sucedido. Por isso a Igreja deve ser instrumento de bênção para nossos líderes em todas as áreas. Não podemos aceitar a maledicência contra nossas autoridades, mas usas nossos lábios para profetizar bênção.


Interceda pela Nação!

CONCLUSÃO

Deuteronômio 28.14 “Não se desviem de todas as palavras que hoje lhes ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servir.”

Cada cristão deve assumir o compromisso de orar pela pátria e reconhecer o Senhor como Supremos acima de tudo em nossa nação. Deus espera o seu povo clamar para sarar a nação (I Crônicas 7.14).

Ore pelo Brasil!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp