Anjos e Demônios

Tema: ESTUDO BÍBLICO   

seres espirituais anjos e demônios

Jó 2.1 “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.”

Introdução: Os seres espirituais existem e embora sejam invisíveis existem inúmeros relatos bíblicos de sua aparição. Entender sobre os anjos e os demônios é muito importante para a vida cristã porque vivemos uma batalha espiritual e se não nos posicionarmos podemos ser atingidos pelo mal e não entender os livramentos de Deus.



Como são os seres espirituais?

Vamos aprender sobre os anjos e demônios:


1- O Exército Celestial

Salmos 89.6 “Pois quem nos céus é comparável ao Senhor? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao Senhor?”

Os seres espirituais foram criados por Deus para revelar sua glória em adoração e servir ao Senhor. Estes seres espirituais existem em “milhões de milhões e milhares de milhares” (Apocalipse 5.11), como um exército incontável (I Reis 22.19). O propósito dos seres angelicais é adorar a Deus (Apocalipse 7.11).


A queda de Satanás

Isaías 14.12-15 “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.”

Um dos anjos do Senhor se rebelou contra Deus e o traiu querendo ser como Deus e por isso deixou de ser um “querubim da guarda ungido” (Ezequiel 28.14-17). Os profetas Isaías e Ezequiel comparam o orgulho dos reis Nabucodonosor e do rei de Tiro com a arrogância de Satanás, como se o próprio diabo estivesse usando eles para fazer o mal no mundo.


A rebelião no céu

Apocalipse 12.3,4 “Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra.”

A mesma serpente que enganou Eva no jardim também se rebolou contra Deus e com seus anjos, tornando-se o dragão do mal (Apocalipse 12.2,9). Infelizmente existem os anjos do bem e do mau, porque Satanás se rebelou contra Deus e uma terça parte dos anjos caíram se tornando demônios e a partir de então há uma batalha constante entre eles (Apocalipse 12.7).


2- Os anjos de Deus

Hebreus 1.14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”

A Palavra anjo significa mensageiro (Malaquias 3.1), porque os anjos são enviados por Deus para entregar mensagens aos seus servos. No Antigo Testamento, toda vez que aparece Anjo do Senhor com letras maiúsculas se refere à presença e manifestação do próprio Deus (Gênesis 48.15-16; Números 22.22-35). No Novo Testamento os mensageiros da palavra de Deus, como os pastores, também são chamados de anjos (Apocalipse 2.1,8,12 e 3.1,7,14).

Os anjos são enviados pelo Senhor para nos dar livramentos (Salmos 91.11), mas não são intermediários entre Deus e o homem (1 Timóteo 2.5) e nem devem ser adorados (Apocalipse 22.8,9). Também não devemos fazer imagens de anjos porque não sabemos como são (Deuteronômio 5.8). Deus pode mostrar seus anjos, mas hoje temos o Espírito Santo em nossa vida que nos revela a mensagem de Deus.

O exército celestial é formado por quatro tipos de anjos que são citados nas Escrituras: Arcanjo, Querubins, Serafins e Anjos.


a) ARCANJO

Daniel 12.1 “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.”

O arcanjo é o general do exército celestial

Único, sempre no singular (Daniel 10.21)

Guerreiro (Judas v.9)

O maioral dos anjos (Daniel 12.1)

Defende o povo de Deus (Daniel 10.13)

O Arcanjo Miguel é citado na Bíblia sempre no singular ou estando sozinho. Demonstra que é um dos maiorais dos anjos de Deus, sempre liderando o exército celestial (Apocalipse 12.7), considerado o general do exército de anjos chamado de “um dos primeiros príncipes” (Daniel 10.21) e de “o grande príncipe” (Daniel 12.1). Está sempre lutando contra o diabo (Judas v.9) e defendendo o povo de Deus (Daniel 10.13). S sua voz será ouvida no arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 4.16) quando os anjos recolherão os salvos (Mateus 24.31).


b) QUERUBINS 

Ezequiel 1.5,6 “Do meio disso saía algo semelhante a quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de ser humano. Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. ”

Os querubins são anjos protetores

Quatro seres viventes (Ezequiel 10.14)

Rostos de leão, águia, boi e homem (Apocalipse 4.7)

Cheios de olhos e andam sobre rodas (Ezequiel 1.15-20)

Estão sempre no Santo dos Santos (Êxodo 25.18-22)

Os querubins são anjos protetores, quando o homem pecou Deus o expulsou do jardim e colocou um querubim protegendo o caminho (Gênesis 3.24). Satanás era um querubim da guarda e foi expulso por causa de seu orgulho(Ezequiel 28.14-16). A aparência dos querubins é difícil de compreender com rostos de leão, boi, águia e homem (Ezequiel 1.4-14), andam sobre rodas, são muito velozes e cheios de olhos.


c) SERAFINS 

Isaías 6.2 “Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava”

Os Serafins são anjos adoradores

Serafim significa ‘consumir com fogo’ (Isaías 6.7)

Estão sempre adorando (Isaías 6.3)

Declaram a santidade de Deus (Isaías 6.3)

Tem seis asas que tampam o corpo (Isaías 6.2)

A palavra Serafim tem o significado de ‘consumir com fogo’ e estão sempre adorando a Deus declarando a santidade do Senhor (Isaías 6.3). Sua aparência é com seis assas que cobrem todo o rosto e por isso não há como saber mais sobre eles (Isaías 6.2). Os Serafins são citados somente em Isaías 6.1-8 na Bíblia.


d) ANJOS 

Daniel 9.21 “sim, enquanto eu assim orava, Gabriel, o homem que eu tinha visto na minha visão anterior, veio rapidamente, voando, e tocou em mim; era hora do sacrifício da tarde”

Os Anjos são mensageiros de Deus

São submissos ao Senhor Jesus Cristo: I Pedro 3.22

Guardam para servos de Deus: Salmo 34.7

Não têm sexo e não se casam: Mateus 22.30

Não devem ser adorados: Colossenses 2.18

O único anjo citado pelo nome na Bíblia é Gabriel que significa ‘homem de Deus’ (Daniel 8.16 e 9.21), foi usado por Deus para anunciar o nascimento do Messias (Lucas 1.11,19 e 26). Por isso pode ser considerado o comandante deste numeroso exército celestial. Na Bíblia os anjos são descritos com aparência semelhante ao home e chamados muitas vezes de ‘varão’, porém destacando sua origem espiritual (Gênesis 19.1-5).

 

3- Os demônios

II Coríntios 11.14  “E não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”. 

O nome diabo significa opositor e adversário, pois é o nosso constante inimigo (João 10.10). Jesus é superior a todos os seres espirituais e derrota o poder do diabo (I Pedro 2.22), por isso não precisamos temer, mas “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).

O mal age por duas formas:

Legalidade: pelas consequências de nossos atos damos autorização ao diabo para agir em nossa vida (I Samuel 16.14,15,23)

Permissão de Deus: quando o Senhor tem um propósito, embora não entendemos, depois Deus transforma o mal em bem e nos restitui (Jó 1.9-12).


Onde está o diabo?

Precisamos discernir a presença do inimigo e saber o seu lugar.

- Ao derredor (I Pedro 5.8)

- Rodeando a terra (Jó 1.7 e 2.2)

- Lugares vazios (Lucas 11.24-26)

- Lugares celestiais (Efésios 6.12)

- Debaixo dos pés (Romanos 16.20)

- Será lançado no inferno (Mateus 25.41)

O diabo foi expulso do céu e não tem lugar para ele, a menos que lhe seja concedido pelo homem, mas enquanto isso fica perseguindo as pessoas, tentando achar uma brecha (Efésios 4.27). Mas Jesus nos promete derrotar todo poder do inimigo esmagando debaixo de seus pés(I Coríntios 15.25-27) e por fim Jesus o lançará no lago de fogo eternamente (Apocalipse 20.1-3 e 10-15).

A ideia de que o diabo governa o inferno foi usada na Idade Média durante a Inquisição como forma de convencer as pessoas a ter medo de morrer e ser condenadas, então após passar pelo purgatório poderiam comprar a indulgência e ir para o céu. Na verdade o diabo não está no inferno e sim pelo mundo perturbando pessoas, mas Jesus tem as “chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1.18) e o condenará.


A hierarquia dos demônios

O inimigo tem o seu exército organizado:

Satanás: chamado de Lúcifer = anjo de luz (II Coríntios 11.14)

Belzebu: maioral dos demônios (Mateus 11.24)

Abadom e Apoliom: anjos presos no abismo (Apocalipse 9.1-11)

Principado: dominam lugares (Efésios 6.11,12)

Potestade: agem de forma específicas (Efésios 2.2)

Legião: grupos de muitos demônios (Marcos 5.9-13)

Diabo: os demônios de forma geral (Lucas 13.16)

O inimigo é sagaz e procura agir com esperteza, por isso tem seu exército organizado e preparado constantemente (Lucas 11.18). Satanás é a personificação do mal e o mentor de toda maldade. Belzebu é o próprio Satanás ou um de seus grandes chefes, comparado com Baal, a divindade pagã dos cananeus. Os principados atuam em lugares e as potestades em tipos de mal ou pecado, como vícios e corrupção, por exemplo. As legiões são os grandes grupos de demônios, que podem ser de centenas (Marcos 5.13).

O diabo age através da maldade, da injustiça, do roubo, do ódio e todo tipo de coisas ruins que aprisionam a vida das pessoas (Efésios 4.25-32). O diabo é o pai da mentira e esta é sua maior estratégia para enganar as pessoas (João 8.44).


Como vencer o diabo?

A luta espiritual é invisível e quem não percebe ou não combate pode ser vencido pelo mal, por isso precisamos estar atentos o tempo todo e preparados.

Para vencer o diabo é preciso

Usar a armadura (Efésios 6.10-17)

Buscar a Palavra (I João 2.14)

Não dar lugar (Efésios 4.27)

Resistir (Tiago 4.27)

Expulsar (Lucas 9.1)

Podemos vencer o diabo pelo poder da Palavra de Deus que nos liberta (João 8.32), como Jesus fez quando foi tentado no deserto derrotando com as Escrituras (Mateus 4.1-11). Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo (I João 3.8). Todo espírito mentiroso que engana as pessoa precisa ser desmascarado pelo poder libertador da verdade da Palavra.


Os anjos de Deus nos protegem!

CONCLUSÃO

II Tessalonicenses 2.7,8 “Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”

Anjos ou demônios podem aparecer sendo revelados por Deus se o Senhor tiver um propósito. A batalha entre o bem e o mal é constante e precisamos nos posicionar diante dela. Também somos seres espirituais e podemos receber de Deus a revelação do que acontece no mundo invisível. Acima de tudo devemos saber que Deus é maior e que se estivermos em sua presença nenhum mal pode nos atingir.

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp