Como interpretar sonhos

Tema: SONHOS

criança sonho céu

Gênesis 40.8 “Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho.”

Introdução: Os sonhos podem ser instrumentos de Deus para nos revelar os seus sinais, mas para entender isso é preciso buscar a interpretação do significado da visão espiritual noturna. Através da Palavra de Deus é possível alcançar o discernimento de coisas espirituais, separando de outras coisas que são naturais do ser humano.



Como interpretar os sonhos?

Vamos aprender sobre como interpretar sonhos biblicamente:

 

1- O Dom da Interpretação

I Coríntios 2.13,14 “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Biblicamente existe um dom espiritual de interpretação e discernimento coisas espirituais como línguas estranhas e os mistérios de Deus que devem ser interpretados espiritualmente (I Coríntios 12.10; 14.5,13,26).

Dois personagens bíblicos que tinham o dom da interpretação são José do Egito e o profeta Daniel. Ambos estavam em terras pagãs e no meio de misticismos em torno de interpretações, as de forma diferente eles levaram a revelação de Deus.


José do Egito

Gênesis 41.14-16 “Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó. Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó.”

José era um jovem sonhador (Gênesis 37.19) e entendia de sonhos. Foi usado por Deus para interpretar os sonhos de dois companheiros de cela (Gênesis 40.5-8) e depois do sonho do faraó (Gênesis 41.1-8), livrando o seu povo de uma grande fome.


Profeta Daniel

Daniel 5.12 “porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.”

O profeta Daniel tinha o dom de interpretar coisas difíceis como sonhos e línguas (Daniel 5.7-26). Em vários momentos Daniel é usado para interpretações de coisas difíceis (Daniel 1.17)

I Coríntios 12.31 “Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons.”

Biblicamente podemos pedir a Deus os seus dons, então devemos orar buscando o discernimento de sonhos quando não entendemos.

 

2- Como buscar a interpretação de sonhos

O exemplo do profeta Daniel nos ensina o que fazer quando sonhamos e precisamos buscar a interpretação.


ESPERAR

Daniel 2.16 “Foi Daniel ter com o rei e lhe pediu designasse o tempo, e ele revelaria ao rei a interpretação.”

A interpretação pertence a Deus, bem como os sonhos e nunca podemos determinar quando vamos sonhar, nem quando vamos receber o significado, então devemos esperar no Senhor a sua revelação. Não podemos querer de imediato para não precipitar. O tempo que Daniel pediu serviu para o próprio rei Nabucodonosor que estava ameaçando os sábios da Babilônia (Daniel 2.8-13).


ORAR

Daniel 2.17,18 “Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia.”

Enquanto esperamos devemos orar em consagração ao Senhor que nos conceda a revelação. A consagração em jejum e oração preparam o ambiente espiritual para Deus revelar o seu propósito (Amós 3.7).


LOUVAR

Daniel 2.19-22 “Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”

Toda revelação de Deus é para a sua glória. Se algo não glorificar ao Senhor, então não é de Deus. O louvor nos leva ao trono de Deus onde o Senhor se revela a nós porque “a intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25.14). Enquanto adoramos Deus se faz presente e nos mostra o seu querer.

 

3- Significados dos símbolos nos sonhos

Deuteronômio 13.1-3 “Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.”

Um sério problema é pensar que alguém pode ter um manual de interpretação de sonhos com significados pré-estabelecidos. Isso gera misticismo e muitas pessoas caem em enganos (Judas 1.8).


Os significados dos símbolos nos sonhos são:


CLAROS

Os sonhos de Deus são muito claros e nunca trazem confusão (I Coríntios 14.33). Alguns significados são muito simples como por exemplo a luz, as trevas que sempre vão representar o bem e o mal (Gênesis 1.3,4 e João 1.5).

Alguns exemplos de símbolos que são claros na bíblia:

- PORTA: significa oportunidade (I Coríntios 16.8), o próprio Jesus disse: “Eu sou a porta” (João 10.7-9).

- ÓLEO: representa unção e cura (Tiago 5.14) pelo poder do Espírito Santo (I João 2.20).

- POMBA: simboliza o Espírito Santo (Lucas 3.22), como sinal de pureza e esperança (Gênesis 8.8-11).

 

ÚNICOS

Os sonhos de Deus também são únicos e só se repetem para confirmar o significado como os dois sonhos de Faraó (Gênesis 41.25 e 32). Em cada pessoa especificamente e em cada visão Deus se revela de uma forma nova.

Alguns significados de símbolos que podem ser ambíguos:

- FOGO: pode significar tanto provação (Isaías 43.2) como poder do Espírito Santo (Lucas 3.16).

- ÁGUA: simboliza tribulação (Salmos 124.5) ou também a Palavra de Deus (Efésios 5.26).

- SANGUE: pode representar tanto a morte (Apocalipse 6.9,10), como também a vida (Deuteronômio 12.23).

- PEDRA: tropeço ou problema (Mateus 16.23) e também firmeza (Mateus 16.18).

 

4- Características dos sonhos de Deus

Daniel 2.27,28 “Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei; mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas”

Existem características essenciais de sonhos que vêm de Deus. Quando o profeta Daniel foi perante o rei Nabucodonosor declarou que somente Deus pode revelar o significado dos sonhos (Daniel 2.30).

As principais características de sonhos de Deus são:

- INESQUECÍVEL: os sonhos e visões que vêm de Deus nunca serão esquecidos, porque são muito nítidos e cada detalhe é importante (Daniel 2.1).

- PROPÓSITO: todo sonho que vem de Deus tem um propósito especial (Daniel 2.29), porque “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.” (I Coríntios 12.7).

- ADORAÇÃO: os sonhos que vêm de Deus glorificam a Deus e não ao homem (Daniel 2.30 e 46).

 

Busque os sonhos de Deus!

CONCLUSÃO

Joel 2.28 “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões”

A revelação do sonho de Deus é um dom espiritual que o Senhor nos concede segundo a sua vontade e também nos mostra o seu significado. A promessa do derramamento do Espírito Santo é nos conceder estes sonhos e visões como dom de Deus. Então devemos buscar do Senhor este discernimento e compreender os nossos sonhos espiritualmente.

Isso é possível através da fé!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp