Os Sete Trovões do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

sete trovões

Apocalipse 10.1-4

“Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça. O rosto dele era como o sol, e as pernas eram como colunas de fogo. O anjo tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra e gritou com voz forte, como ruge um leão. E, quando ele gritou, os sete trovões fizeram soar as suas próprias vozes. Logo que os sete trovões falaram, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: — Guarde em segredo as coisas que os sete trovões falaram. Não escreva nada.” NAA

Introdução: A interpretação exata dos sete trovões é alvo de debate entre estudiosos da Bíblia, mas geralmente são entendidos como símbolos de julgamentos ou catástrofes que acontecerão na terra nos últimos tempo. Algumas interpretações incluem guerras, fome, pestes, terremotos, e eventos climáticos extremos. Os sete trovões revelam a manifestação da justiça Divina, como sinais da iminente vinda de Jesus Cristo. No livro de Apocalipse os trovões estão presentes em vários momentos associados à presença e ao juízo de Deus (Apocalipse 4.5, 8.5, 11.19, 16.18).



O que são os Sete Trovões?

Vamos estudar o significado dos Sete Trovões do Apocalipse:

 

1- Os Sete Trovões revelam a PALAVRA

Apocalipse 10.2 “O anjo tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra e gritou com voz forte, como ruge um leão.”


O contexto em que os Sete Trovões se revelam, mostra um anjo com um livro aberto na mão anunciando a mensagem com voz forte. Embora não se saiba o que foi dito exatamente, podemos entender que seja conforme toda a Escritura revelada por Deus (II Timóteo 3.16). A Palavra de Deus é forte como um trovão (Salmo 18.13 e 29.3), em vários momentos a voz de Deus se manifestou como um trovão (1 Samuel 2.10 e 7.10) como um julgamento do Senhor (2 Samuel 22.14).

Nos últimos tempos antes da volta de Jesus “o evangelho será pregado em toda a terra” (Mateus 24.14). Isso nos lembra que assim como estes fortes trovões, a Palavra será anunciada como nunca antes e muitas vidas se converterão num grande avivamento, que vai preparar a Igreja para o retorno de Jesus.

A Palavra de Deus é poderosa como um trovão!

 

2- Os Sete Trovões são AVISOS

Apocalipse 10.3 “E, quando ele gritou, os sete trovões fizeram soar as suas próprias vozes.


O anjo gritou e em seguida os trovões ecoaram no céu. Esta revelação dos Sete Trovões está entre a sexta e a sétima trombeta, que será a última (Apocalipse 8 e 9; 11.15-19). A sequência de sete é repetida em Apocalipse, com 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 taças. Antes da sétima trombeta, que será a última virá o aviso dos sete trovões (I Coríntios 15.52).

Assim como as trombetas, os trovões não serão apenas um som, mas sim fatos que acontecerão de forma alarmante, como avisos de Deus. Provavelmente não se ouvirá som audível, mas sim eventos que serão alertas, que somente aqueles que estão em alerta para ouvir a mensagem do Senhor entenderão.

Os avisos de Deus são tão fortes como um trovão!

 

3- Os Sete Trovões são MISTÉRIOS

Apocalipse 10.4 “Logo que os sete trovões falaram, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: — Guarde em segredo as coisas que os sete trovões falaram. Não escreva nada.”


Grandes mistérios de Deus são revelados no Apocalipse, mas existem coisas que Deus reservou para o tempo certo em que estivermos preparados (João 16.12). Às vezes queremos novas revelações, mas precisamos conhecer o que Deus já nos revelou em Sua Palavra (Deuteronômio 29.29).

No tempo final o Espírito Santo irá prepara a noiva de Cristo para subir em seu encontro eterno com Deus nos céus, então haverão grandes revelações, como trovões de Deus para a humanidade. Quando os mistérios de Deus forem revelados, os céus e a terra se abalarão com o poder e glória de Jesus voltando (Marcos 13.25).

Os mistérios revelados de Deus são fortes como um trovão!


Deus troveja em sua glória!

CONCLUSÃO

Salmo 29.3 “Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.”


Força é o sentido de trovão, embora não saibamos o que exatamente os Sete Trovões disseram, a sua mensagem nos ensina que a Palavra de Deus é poderosa, que seus avisos são fortes e que os mistérios revelados farão abalar os céus e a terra.

Fique atento aos sinais de Deus!


______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp