O ano do Jubileu

 Tema: ESTUDO BÍBLICO  

festa bíblica do Jubileu cinquenta anos

“Santifiquem o quinquagésimo ano e proclamem liberdade na terra a todos os seus moradores. Esse será um ano de jubileu para vocês, e cada um de vocês voltará à sua propriedade, cada um de vocês voltará à sua família.” Levítico 25.10 - NAA


 Jubileu era uma celebração bíblica que deveria acontecer a cada 50 anos, na qual as terras seriam devolvidas, os escravos libertados e as dívidas perdoadas. O Jubileu é mencionado em Levítico 25.8-34. De acordo com as Escrituras, o Jubileu representava um tempo de restauração e recomeço para o povo de Deus e para a terra que lhes foi prometida. Também era uma oportunidade de ascensão social, para que não houvesse pobreza no meio do povo de Deus (v.35).

Mas o povo não praticou o jubileu e o sabático, por isso foram deportados para o cativeiro na Babilônia por 70 anos (2Crônicas 36.21 e Jeremias 25.11; 29.10), para que a terra guardasse o tempo de descanso que não cumpriram por sua desobediência.

A palavra Jubileu também lembra JÚBILO e alegria, porque neste tempo o povo festejava a prosperidade que o Senhor lhes concedia. A trombeta tocava em toda a terra anunciando que chegou o Jubileu do Senhor e uma grande festa era celebrada durante todo aquele ano (v.9).



Qual significado espiritual do Jubileu?


1- PERDÃO

No ano do Jubileu as dívidas eram perdoadas (v.17 e 35,36), as pessoas que tinham empobrecido eram ajudadas pelos que tinham mais condições e com isso todos prosperavam. O perdão das dívidas permitia que as pessoas começassem de novo sem a pressão financeira que as limitava.

Jesus cumpriu o Jubileu trazendo perdão de nossos pecados na cruz (Isaías 53.4,5).

O Jubileu é o Perdão de Deus!


2- RESTAURAÇÃO

Durante o Jubileu, as terras eram devolvidas a seus proprietários originais, e as pessoas eram livres para voltar para suas casas porque a terra é do Senhor (v.23), então não poderia ser vendida para sempre, mas pelo tempo de 49 anos poderiam usufruir e depois devolver ao antigo dono. Na verdade, o que se vendia eram as colheitas de acordo com o tempo dos anos que a terra foi cultivada (v.15,16). As casas também retornavam aos antigos proprietários (v.29-31).

Em Cristo, recebemos a restituição de tudo que perdemos no mundo, porque “o diabo vem pra roubar, matar e destruir, mas cristo veio para tenhamos vida em abundância” (João 10.10).

O Jubileu é restauração de vidas!


3- LIBERTAÇÃO

No ano do Jubileu os escravos eram libertados, mesmo aqueles que tinham nascido depois do último Jubileu e nem sabiam o que era, mas recebiam a libertação quando a trombeta tocava anunciando que todos os escravos deveriam ser soltos, emancipados e recebessem pelo seu trabalho (v.39-40). Os escravos eram tratados com amor e recebiam salário (v.35-40 e 53). Era uma forma de tutoria, onde uma família rica cuidava de uma família pobre até que se emancipassem (v.41-43). A cada sete anos os escravos tinham a oportunidade de se libertar, mas no Jubileu isso era mais forte ainda (v.25-27).

Jesus veio para libertar nossas vidas de tudo que nos prende e nos fazer verdadeiramente livres para sempre (João 8.32,36).

O Jubileu é Libertação de todo mal!


O Jubileu é um tempo de Júbilo!

CONCLUSÃO

Em resumo, o Jubileu na Bíblia é uma celebração importante que representa a restauração e renovação. É um lembrete de que Deus é fiel e misericordioso, e que Ele nos oferece a chance de começar de novo e viver uma vida plena em Sua presença.

Na perspectiva cristã, o Jubileu pode ser visto como um símbolo da obra de Jesus na cruz. Através da morte e ressurreição de Jesus, nós somos libertos do pecado e da escravidão do maligno, e somos perdoados de nossas dívidas espirituais. Jesus nos dá a chance de começar de novo e viver uma vida nova em comunhão com Ele.

O Jubileu também tinha um significado espiritual de perdão. Era um tempo para se lembrar de Deus e Sua fidelidade a Seu povo, e um tempo para retornar a Ele de coração arrependido. O Jubileu era uma oportunidade para que o povo reconhecesse sua dependência de Deus e buscasse sua Graça e misericórdia.

Viva o Jubileu em sua vida!

___________________

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp