FILIPENSES, uma igreja amorosa

Tema: ESTUDO BÍBLICO  

apóstolo Paulo escrevendo a carta aos Filipenses

Atos 16 e Filipenses 1.1-11

Introdução: Os cristãos de Filipos enviaram ajuda para o trabalho missionário. Paulo estava preso em Roma quando enviou a carta para os cristãos em Filipos, que era uma cidade importante da Macedônia, na Grécia. O nome Filipos foi homenagem ao rei Felipe II, pai de Alexandre o Grande, que conquistou a cidade antes conhecida como Krenides. As terras de Filipos tinham minas de ouro e se tornou um importante centro comercial, como uma das portas de entrada da Ásia para a Europa.

Houve uma grande crise na Macedônia, afetando a cidade de Filipos. Também aconteciam muitos terremotos aconteciam na região. Além disso, os cristãos eram perseguidos e perdiam seus bens.

Paulo visitou essa comunidade duas vezes (Atos 16.1-34 e 20.1-6), fortalecendo a igreja e depois Lucas cuidou por anos da Igreja. Os cristãos de Filipos sempre expressaram gratidão pela fé recebida através de Paulo.



Como você tem servido a Deus?

1) Direcionado por Deus - Chegada a Filipos: Atos 16.1-10

O capítulo 16 de Atos se dedica a descrever a primeira visita de Paulo a Filipos e os acontecimentos deste momento marcante em seu ministério.

Sequência de fatos da chegada de Paulo a Filipos:

·        Paulo e Barnabé foram enviados pelos apóstolos a Antioquia para levar a carta com as decisões do Concílio de Jerusalém (Atos 15.22-35).

·        Paulo faz sua segunda viagem Missionária, juntamente com Silas, iniciando por terra em direção à Europa, passando pela Síria (Atos 15.36-41).

·        Paulo encontra Timóteo na região da Turquia e o leva consigo para a missão (Atos 16.1-5).

·        Em Trôade, próximo ao limite entre a Ásia e Europa, Paulo teve uma visão de que deveria ir para Macedônia, onde precisavam de ajuda (Atos 16.6-10).

·        Chegando à Macedônia, a primeira cidade que Paulo visita é Filipos, onde passa alguns dias pregando o evangelho (Atos 16.11,12).

Paulo estava viajando de barco, mas parecia muito difícil porque o vento soprava na direção oposta, mas entendeu que era o Espírito Santo que o estava impedindo de ir na direção errada. Então teve uma visão do céu mostrando que era para ir para outro lugar chamado Macedônia, que era muito pobre e precisava de ajuda, então mudaram de direção, obedecendo imediatamente e assim chegou pela primeira vez a Filipos.


2) Conversão de vidas - Acontecimentos importantes em Filipos: Atos 16.11-39

Em Filipos acontecem fatos que marcaram a vida de Paulo, por isso amava tanto aquele lugar e a igreja.

Pessoas que se converteram em Filipos:

  • LÍDIA: Atos 16.11-15

Paulo chegou à cidade de Filipos e foi à beirada do rio para orar, encontrou uma mulher lavando roupas, o nome dela era Lídia, que também era vendedora de tecidos pintados de vermelho. Esta mulher quis ouvir o Evangelho e se converteu, recebendo Jesus. Então convidou Paulo para pregar em sua casa, iniciando uma célula no seu lar, que foi a primeira igreja em Filipos. Depois Lídia se tornou missionária levando o Evangelho para sua Terra em Tiatira na Ásia, onde também surgiu uma grande igreja.   

  • JOVEM adivinhadora: Atos 16.16-18

Paulo estava pregando na cidade de Filipos e lá tinha uma menina que adivinhava as coisas para ganhar dinheiro e enganava as pessoas, dando lucro para seus patrões. Ela começou a falar de Paulo, que viu que aquilo era uma coisa do diabo e orou mandando embora. Então a menina foi liberta da mentira. Isso nos ensina que devemos falar verdade sempre e saber que o futuro pertence a Deus. 

  • CARCEREIRO: Atos 16.19-34

Paulo e Silas, seu companheiro foram presos por causa da menina que libertaram do espírito adivinhador e mentiroso, que dava lucro para pessoas da cidade de Filipos, por isso não gostaram da pregação deles. Mas quando estavam na prisão, Paulo e Silas começaram a cantar e quando louvavam aconteceu um terremoto que quebrou as correntes e eles foram libertos da prisão enquanto adoravam a Deus. Mas o carcereiro, não entendia nada, ficou com medo de pensarem que foi ele que abriu a cadeia para eles fugirem. Então Paulo pregou para ele com sua família, que receberam Jesus e foram batizados. O carcereiro e sua família moravam dentro da prisão também e naquele dia conheceram a verdadeira liberdade em Cristo.

Outros personagens surgem na carta aos Filipenses:

  • Timóteo, que foi o companheiro de viagem e coautor da carta (Filipenses 1.1 e 2.19), que teria sido enviado por Paulo a Filipos para ajudar a igreja.
  • Epafrodito, um membro da igreja em Filipos que foi enviado por eles para ajudar Paulo enquanto ele estava na prisão e voltou com a carta (Filipenses 2.25 e 4.18).
  • Evódia e Síntique, duas mulheres da igreja em Filipos que estavam tendo algum tipo de desentendimento. Paulo pede que elas se reconciliem (Filipenses 4.2).
  • Clemente, um homem mencionado como sendo fiel colaborador de Paulo. Não se sabe muito sobre ele além do que é mencionado na carta (Filipenses 4.3).
  • Silas, que embora não é citado no texto da carta, era o companheiro de viagem de Paulo que esteve com ele em Filipos (Atos 16.19-25).

Estes personagens marcaram a vida de Paulo em sua primeira visita a Filipos, iniciando a pregação do Evangelho na Europa. Deus usou pessoas simples para alcançar aquela terra.


3) Amor à obra de Deus - Contexto da carta aos Filipenses

A carta aos Filipenses expressa o amor que Paulo tinha por aqueles irmãos, que marcaram sua vida. Mesmo sendo pobres, os irmãos de Filipos enviaram uma ajuda missionária para Paulo, quando estava preso em Roma.

Contexto da carta aos Filipenses:

  • AUTOR: Paulo e Timóteo (Filipenses 1.1).
  • DATA: Ano 61 d.C.
  • LOCAL: Para Filipos, quando Paulo estava preso em Roma.
  • OBJETIVO: Agradecer a ajuda e confortar os cristãos perseguidos.

Epafrodito vai a Roma com uma oferta dos Filipenses para o apóstolo Paulo e ele escreve esta carta em gratidão pelo apoio dos irmãos, também orientando a igreja sobre as questões que precisavam, relatadas por Epafrodito (Filipenses 2.25 e 4.18).

Esboço da Carta aos Filipenses:

  • Filipenses 1: Alegria diante do sofrimento
  • Filipenses 2: O exemplo de Jesus Cristo
  • Filipenses 3: Vale a pena sofrer por Cristo
  • Filipenses 4: Vencendo dificuldades com Deus

A carta aos Filipenses é conhecida como a "carta da alegria". Ela destaca a alegria que o seguidor de Cristo pode encontrar em qualquer situação da vida. Mesmo estando preso, Paulo escreveu esta carta, que foi apoiada pelos Filipenses em várias ocasiões, conforme mencionado em Filipenses 4.


Sirva a Deus com alegria!

Conclusão

"que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai."
Filipenses 2.10,11

A cidade de Filipos nunca mais foi a mesma desde a visita do apóstolo Paulo, que Deus usou para levantar uma igreja, sendo uma agência missionária, apoiadora do ministério de Paulo, que também nunca mais foi o mesmo, marcado pelo amor desta igreja.

Segundo Champlin1, Lucas teria sido pastor na igreja em Filipos por pelo menos 7 anos, consolidando o trabalho de Paulo, gerando na região uma igreja forte e preparada para a expansão do Evangelho.

Os filipenses enfrentavam perseguição (Filipenses 1.27-30) e as pressões dos falsos ensinamentos (Filipenses 3.2-21). Os conflitos internos ameaçavam o testemunho dos crentes e sua resistência (Filipenses 1.27 - 2.18; 3.2-3).

A carta aos Filipenses traz grandes ensinamentos importantes, sobre valores cristãos e o amor à obra de Deus, especialmente a gratidão, perseverança e amor (Filipenses 1.1-11).

Servir a Deus é um privilégio!

__________________________

1 CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume 5. Página 80.


MARTIN, R. P. Filipenses: Introdução e Comentário. São Paulo: Oswaldo Ramos, 2011.


Download do SLIDE do Estudo Introdução à carta aos Filipenses.


Devocionais do Projeto Filipenses:

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp