O Sermão NARRATIVO

homem com a Bíblia aberta pregando púlpito

Mateus 13.34 “Jesus disse todas estas coisas às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia.”

Jesus era um contador de histórias com mensagens para a vida e seu exemplo deve ser seguido pelos pregadores até os dias atuais. As histórias ajudam a entender a mensagem, de forma que marcam nossas vidas e não esquecemos.

Um tipo de pregação muito importante é o chamado Sermão Narrativo, que é uma forma de apresentação do texto que utiliza narração da própria história descrevendo em detalhes para transmitir uma mensagem.

Esta é uma estratégia muito simples e ao mesmo tempo eficaz, que deve ser usada em pregações, lendo o texto e em seguida recontando com suas palavras e aplicando o significado da mensagem.

O que o Sermão Narrativo faz é levar os ouvintes até a história do texto e depois trazer para a vida atual das pessoas de uma forma clara e contextualizada.

Como é um Sermão Narrativo?

Um Sermão Narrativo é uma forma de pregar contando a história do texto e aplicando.

 

Características do Sermão Narrativo

As principais características que definem um Sermão Narrativo são:

Ênfase na história

A narrativa é o elemento central do sermão, seja uma história bíblica, uma parábola ou uma experiência pessoal. Os passos da mensagem ou tópicos estão embutidos na história e tudo gira em torno dos fatos, personagens e detalhes.

Linguagem vívida

O pregador utiliza uma linguagem rica em detalhes e imagens para envolver a audiência na história. A descrição dos eventos, lugares e personagens deve ser a ênfase na apresentação da mensagem.

Aplicação prática

A história é usada para ilustrar uma verdade bíblica ou um princípio moral, com aplicações para a vida dos ouvintes. À medida que a história é contada, as lições de vida são apresentadas.

Mesmo quando não for pregar de forma narrativa, também pode usar em qualquer tipo de sermão esta estratégia, como ilustração da mensagem ou para introduzir, trazendo uma dinâmica maior e melhor entendimento aos ouvintes, que passam a se sentir parte do texto.

 

Forma do Sermão Narrativo

As etapas essenciais para a narração na pregação são:

1.  Introdução

Apresentar o texto do sermão e contextualiza a história que será contada em seguida à leitura.

2.  Narração da história

Contar a história de forma envolvente, utilizando recursos como diálogos, representação dos personagens, descrições de detalhes, e suspense. Os pontos ou tópicos da mensagem são os fatos, detalhes ou lições da história.

3.  Aplicação da história

O pregador explica o significado da história e como ela se aplica à prática dos ouvintes, trazendo lições de vida.

4.  Conclusão

Resumir os pontos principais do sermão e faz um apelo, chamando para uma resposta à mensagem do Senhor.

A prática de contar histórias deve ser exercitada e com o tempo ganhamos habilidade nesta estratégia tão necessária para transmitir a Palavra de Deus.

 

Dicas para um Sermão Narrativo eficaz

Utilize perguntas e comparações com a vida real são muito importantes para que as pessoas se sintam como participantes da história.

Escolha histórias relevantes e interessantes para as pessoas de sua comunidade.

Conheça bem a história que você vai contar, para evitar erros e detalhes imprecisos. Leia bem antes em versões bíblicas diferentes e se possível ouça também para entender melhor.

Use a sua voz e a sua linguagem corporal para dar vida à história. Se precisar, ensaie a leitura e a narração antes.

Faça pausas estratégicas para criar expectativa e dar tempo para a audiência refletir.

Seja claro e objetivo na aplicação da história, evitando interpretações forçadas.


Aprenda a contar as histórias da Bíblia!


CONCLUSÃO

Deuteronômio 6.6,7 “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.”

A própria Bíblia é uma coleção de narrações que foram contadas pelas gerações através da tradição oral e depois escritas em forma de texto. Por isso, o uso do Sermão Narrativo é um retorno à estratégia primitiva de contar histórias, que fala diretamente com a imaginação humana e ajuda na compreensão direta da mensagem. Até as crianças gostam deste tipo de pregação.

Pregar é contar de histórias da Palavra de Deus!

________________________

Citações Bíblicas: Bíblia NovaAlmeida Atualizada SBB

MORAES, Jilton. Na trilha do monólogo narrativo. In: Homilética: do púlpito ao ouvinte. 7ª Ed. São Paulo: Editora Vida, 2017. p. 252-275.

MARINHO, Robson M. Temas bíblicos para o pós-modernismo. In: A Arte de Pregar: Como Alcançar o Ouvinte Pós-Moderno. São Paulo: Vida Nova, 1999. p.59-73.


Veja também:

Como preparar Esboço de Pregação

Assista à aula: Homilética e Pregação

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175