O Cenário Profético Mundial e a Volta de Jesus

Tema: ESCATOLOGIA


Lucas 21.10-11 "Então Jesus lhes disse: — Nação se levantará contra nação, e reino, contra reino. Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu."

Introdução: Jesus ensinou os sinais precederão a Sua volta, que funcionam como alertas — visíveis, globais e alarmantes. Guerras e desastres não são meramente acontecimentos naturais ou políticos, mas fazem parte de um cenário profético.

Isso nos desperta à necessidade de discernir os tempos com olhos espirituais. Esses sinais devem gerar vigilância e esperança. Em meio a tudo isso, o Senhor deseja encontrar servos fiéis e intercessores à medida que esses sinais se intensificam.

Você compreende os sinais dos tempos?

Vamos analisar as guerras dos últimos tempos à luz das profecias:

1. Jerusalém - O Centro Profético: Zacarias 12.2-3; Lucas 21.20

Jerusalém provoca a ira das nações, por isso é descrita como “taça de tontear” e “pedra pesada” (Zacarias 12.2,3). Sua história de conflitos e restaurações confirma o peso espiritual que carrega. Segundo a profecia, a cidade permanece como epicentro dos eventos finais. Jesus anunciou o cerco romano em 70 d.C. com a destruição de Jerusalém, mas esta mensagem também pode ser aplicada aos conflitos modernos envolvendo a cidade, como sinal da volta de Jesus, que o texto apresenta em conjunto (Lucas 21.20).

Qual é o papel espiritual de Jerusalém no plano de Deus? Nos ensinar que Deus cumpre Suas promessas com precisão e que precisamos nos converter, como o seu povo, que e ainda está endurecido. A cidade é símbolo de perseverança, restauração e propósito divino.

2. O Florescer da Figueira - Renascimento de Israel: Lucas 21.29-31

A figueira representa Israel e seu reflorescimento especialmente em 1948,  interpretado como sinal escatológico profetizado em Ezequiel 37. Quando o povo judeu retornou à terra prometida, tornou-se um ator central na cena mundial dos tempos finais. Por isso Jesus mandou “olhem para a figueira” (Lucas 21.29).

O retorno de Israel é um lembrete da fidelidade divina, através da restauração de uma nação, apontando para a futura restauração espiritual da humanidade. Israel ecoa a nossa própria jornada de volta à presença de Deus?

3. Daniel e a Batalha Espiritual da Pérsia: Daniel 10.12-14

O profeta Daniel revela o conflito espiritual invisível entre reinos celestiais. O príncipe da Pérsia é uma entidade espiritual que resiste à vontade de Deus. Então Miguel, o arcanjo, entra em batalha, mostrando que há uma batalha espiritual (Daniel 10.13). O Irã (antiga Pérsia) continua forte, política e espiritualmente. Combates com Israel, programas nucleares e conflitos regionais ressoam ecos proféticos.

A oração tem poder para influenciar o mundo espiritual. Assim como no tempo do profeta Daniel, ainda existe uma luta no reino espiritual. Precisamos da intervenção celestial para compreender os “últimos dias”. Deus está procurando homens e mulheres com o Daniel, dispostos a interceder pelo mundo e salvação de vidas (Ezequiel 22.30).

4. O Rio Eufrates e o Armagedom: Apocalipse 9.13-16; 16.12-16

As profecias apontam para guerras a partir da região do Rio Eufrates e a sua seca, como preparação para os exércitos orientais. Isso culmina na reunião para o Armagedom — a batalha última entre o bem e o mal.

O desaparecimento parcial do Rio Eufrates já é comprovado nos últimos tempos. Implicações geopolíticas envolvem movimentações militares, alianças e rota estratégica, mostrando que as revelação apocalíptica tem se cumprido.

5. Nossa Luta é Espiritual: Efésios 6.12

O apóstolo Paulo nos lembra que enfrentamos seres espirituais, não apenas pessoas ou sistemas humanos. Existe um exército invisível que influencia governos, culturas e mentes. Então qual deve ser a postura do cristão diante dos eventos apocalípticos? Se preparar como um solado de Cristo para a luta espiritual, se revestindo da Armadura de Deus (Efésios 6.13-18). A igreja deve estar preparada e unida em oração, se posicionando como exército de Deus.

Prepare-se para volta de Jesus!

Conclusão

Jesus disse "Eis que venho como ladrão..." (Apocalipse 16.15), referindo-se que a sua volta será súbita e definitiva. Então precisamos nos preparar, tomando algumas posições:

  • Vigiar: Acompanhe os acontecimentos à luz da Palavra.
  • Discernir: Busque revelação e entendimento espiritual.
  • Esperar: Viva com expectativa, perseverança e santidade.

Devemos vigiar não apenas os noticiários, mas também os sinais espirituais. Mantenha sua lâmpada acesa espiritualmente. Esteja pronto para ser usado por Deus nesses tempos decisivos como intercessor, preparando-se para o retorno de Cristo.

Mais estudos Escatológicos e Apocalipse

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

Precisamos de colaboradores para a manter o site e reduzir os anúncios.