curso de pregação

A Lição da Oliveira

Tema: UNÇÃO 

árvore oliveira e azeitonas

Mateus 25.1-12 – Parábola das Dez Virgens

Introdução: A oliveira é uma árvore muito citada na Bíblia, principalmente por seu fruto e o azeite produzido, mas traz várias lições para nossas vidas. Na parábola das Dez Virgens, as mulheres precisavam de azeite, que vem da oliveira. A metade do grupo estava preparada (v.3,4), talvez tivessem colhido e produzido o azeite ou então comprado, como orientaram as demais a fazer (v.9). Isso nos ensina a necessidade de se preparar para a volta do Senhor, com unção que gera luz, como Jesus nos ensinou (Mateus 5.14).



Você tem buscado unção?

Vamos aprender com o exemplo da oliveira, que produz o azeite:


1. PERSEVERANÇA: a oliveira dura milhares de anos

A oliveira é uma das árvores mais resistentes e longevas do mundo, mesmo em terrenos áridos, ela permanece firme e continua crescendo (Salmo 52.8). Assim devemos como cristãos: firmes na fé, mesmo diante das adversidades.

A primeira vez que é citada na Bíblia foi após o dilúvio, quando uma pomba traz um galho de oliveira, como símbolo de esperança de restauração e vida (Gênesis 8.11). O Deus eterno e imutável é quem nos ajuda a permanecer e esperar, sem o Senhor não conseguimos fazer nada (Joao 15.5).

As virgens prudentes perseveraram em sua vigilância, mantendo o azeite em reserva (v.4). Não basta começar bem; é preciso permanecer até o fim. A fé que resiste ao tempo é a que será recompensada, porque “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24.13).

Seja perseverante como a oliveira!


2. FRUTOS: A oliveira continua produzindo azeitonas

Mesmo após séculos, a oliveira continua frutificando (Jeremias 11.16). Os frutos são sinais de vida, saúde e propósito (Salmo 128.3). O cristão deve produzir frutos espirituais: amor, paciência, bondade, domínio próprio (Gálatas 5.22,23).

Produzir frutos é um dom que vem de Deus e sem sua bênção não podemos alcançar nada, tudo é para a glória do Senhor e não por mérito humano (Efésios 2.8,9). Nosso papel é semear e levar a Palavra, crendo que o Criador é quem faz frutificar (1Coríntios 3.6; Isaías 55.10).

As virgens prudentes estavam preparadas porque cultivaram uma vida frutífera e vigilante. A espera pelo Noivo não é passiva; é ativa, frutífera e cheia de propósito, como Jesus ensinou que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.16).

Seja frutífero como a oliveira!


3. UNÇÃO: O azeite para alimentação, remédios e iluminação

O azeite da oliveira tem múltiplos usos: nutre, cura e ilumina. Na parábola das Dez Virgens, o azeite representa a presença do Espírito Santo, porque o azeite da oliveira era usado para unção de consagração (Êxodo 30.33), representando a presença de Deus (Êxodo 30.24). As virgens prudentes tinham azeite suficiente para manter suas lâmpadas acesas. Sem azeite, não há luz. Sem o Espírito, não há direção.

A unção não é opcional; é essencial e vem direto do Espírito Santo de Deus para nos capacitar, alimentando, curando e iluminando. Precisamos estar cheios do Espírito para discernir os tempos e estar prontos (1João 2.20,27). A unção também é para cura, como Jesus ensinou (Marcos 6.13) e os apóstolos faziam (Tiago 5.14).

O azeite é feito num processo de colheita das azeitonas, depois moídas ou prensadas, coadas e armazenadas. Isso nos ensina que quando somos pressionados, Deus faz brotar a unção em nossas vidas, que nos fortalece para suportar as provações (2Coríntos 4.8,9).

Além de iluminação e alimentação,  azeite era usado para untar o corpo e proteger do calor, ressecamento, de moscas, além de ser curativo, cicatrizante. Isso nos ensina que a unção nos protege contra as tentações e pecados da carne (Gálatas 5.16).

Busque unção como a oliveira!

Seja vigilante!

Conclusão

A oliveira nos ensina que a vida cristã exige perseverança, frutificação e unção, que precisamos em nossa vida espiritual.

As virgens prudentes estavam preparadas porque cultivaram essas virtudes. Assim como a oliveira, o cristão precisa ser perseverante, frutífero e cheio da unção do Espírito Santo para estar preparado para a vinda do Noivo. Que sejamos como a oliveira: firmes, frutíferos e cheios do Espírito.

Aprenda com a oliveira!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 46 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa.Natural de Muriaé MG.Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

Precisamos de colaboradores para a manter o site e reduzir os anúncios.