Caverna de Adulão: lugar de cuidado

Tema: LIDERANÇA  

pregação caverna de adulão

I Samuel 22.1-5

Introdução: O exemplo de Davi na Caverna de Adulão, quando se preparou para assumir a liderança do povo de Israel, mas primeiro precisou cuidar de si mesmo e contou com cerca de 400 homens 'ordinários', desprezados pela sociedade que o procuraram. Foi ali que Davi transformou estes homens em valentes e foi forjado como seu líder.



Como ser um bom líder?

Para ser líder é preciso:

 

1- Se posicionar para a liderança

Davi já tinha recebido a unção real (I Samuel 16), venceu o gigante e seu exército (I Samuel 17), mas ainda precisava aprender a liderar. Antes da Caverna de Adulão Davi não tinha se posicionado ainda e ao fugir do rei Saul, mentiu para o sacerdote pedindo o pão sagrado para matar sua fome (I Samuel 22.2), provocando um verdadeiro desastre (I Samuel 22.6-19) e depois fogiu para Aquis e se faz de louco (I Samuel 22.13). Este desequilíbrio de Davi o conduziu até a caverna de Adulão, de onde saiu para liderar o povo de Deus.

Para ser tornar um líder de verdade em sua própria vida, no trabalho ou ministerialmente é preciso se posicionar, definir princípios e objetivos, vivendo um propósito e não apenas pela vontade ou movido pelas circunstâncias.

Se posicione como verdadeiro líder!

 

2- Aprender a cuidar de pessoas

Na caverna de Adulão Davi aprendeu a lidar com as pessoas que estavam com ele e administrar tudo. Davi mudou de tal maneira, que num encontro inesperado com Saul em uma caverna, conseguiu se conter para não cometer vingança (I Samuel 24.1-22). Na caverna de Adulão, Davi preparou aqueles homens desprezados por todos e se tornaram seus valentes guerreiros de um grande exército até o final do reino de Davi (II Samuel 23.8-38).

A caverna pode ser uma ferramenta para nos moldar e ensinar a viver melhor. Existem períodos que precisamos aquietar e cuidar de nós mesmos e de quem está conosco para depois avançar. Também precisamos reconhecer nossas fragilidades e valorizar quem está próximo.

Aprenda a cuidar de pessoas como líder!

 

3- Cuidar de si mesmo como líder

Na caverna de Adulão Davi foi tratado por Deus em seu caráter e vida espiritual. No momento certo, Deus mandou o profeta Gade para chamar Davi daquele "lugar seguro" (I Samuel 22.4,5) e sair da caverna de Adulão para conquistar Judá. Mas para isso ele precisava estar pronto.

Cuidados que um líder precisa ter:

a) Emocional: temperamento e sentimentos;

b) Material: saúde e vida financeira;

c) Espiritual: oração, Palavra e ministério.

Às vezes Deus nos permite passar por cavernas como Davi para ser moldados pelo Senhor. Na solidão passamos mais tempo com Deus em oração. Se você tem passado por um tempo como uma caverna fechado, se cuide e espere o tempo certo de sair cheio da presença e poder de Deus.

Se cuide para ser um bom líder!

 

Prepare-se para liderar!

CONCLUSÃO

O Salmo 142 relata a oração de Davi na caverna de Adulão e mostra seu pedido a Deus para que o proteja e prepare para ser quem o Senhor havia preparado para ser. A liderança é forjada em meio a lutas e às vezes com pessoas improváveis, mas o cuidado é essencial para ser um líder preparado para as oportunidades.

Deus está te preparando para liderar!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp