A entrada triunfal de Jesus

Tema: PÁSCOA

jesus no jumentinho entrando em Jerusalém

João 12.12-19

Introdução: Jerusalém era considerado o lugar de adoração, onde estava a presença de Deus. Hoje Jerusalém significa a nossa vida, onde Jesus quer ser recebido e habitar para sempre.

Os evangelhos sinóticos colocam a entrada triunfal de Jesus na Cidade Santa, antes de purificar o templo (Mateus 21.1-11; Marcos 11.1-11 e Lucas 19.28-40), representando que ao tomar posse da cidade, sendo reconhecido como Senhor, passa a cumprir seu papel e por isso coloca ordem na casa de Deus (Mateus 21.12-17; Marcos 11.12-19 e Lucas 19.45-48).

O evangelista João, sem contradizer os outros escritores, posiciona o evento da entrada de Jesus em Jerusalém, associado à ressurreição de Lázaro, que teria sido logo antes (João 11.1-44). Os religiosos planejaram prender Jesus durante a festa da Páscoa, por causa deste último milagre (João 11.45-57). Após ressuscitar Lázaro, Jesus vai para a casa da família em Betânia, onde foi ungido (João 12.1-9). Como estava próximo a Jerusalém, uma multidão seguiu Jesus e entrou com ele na cidade (João 12.17). Então uma das motivações de receber Jesus assim foi ver o milagre da vida.

Mapa de Betânia, Jerusalém e Betfagé

Como devemos receber Jesus em nossas vidas?

Vamos aprender lições para nossas vidas com a entrada triunfal:

1. Receba Jesus louvor: João 12.12,13

A atitude do povo foi de louvar a Jesus por suas maravilhas, especialmente por ter ressuscitado Lázaro. A festa da Páscoa em Jerusalém era cheia de música, mas desta vez foi diferente.

Hosana era uma expressão de gratidão, em convite à presença de Deus, além de ser um pedido de ajuda.

Quando recebemos Jesus em nossas vidas, a alegria enche nossos corações, transformando a morte em vida.

2. Receba Jesus com humildade: João 12.14,15

A atitude de Jesus foi proposital em cumprimento à profecia de Zacarias 9.9, por isso fez como está escrito e procurou um jumentinho. O profeta Zacarias declara que esta era uma forma de expressar humildade.

Naquele tempo, governantes comumente entravam nas cidades com jumentos, que eram animais menores para andar no meio do povo. Com isso, o Mestre assume uma postura de governo com seu poder.

Lucas deixa claro que este jumentinho nunca tinha sido montado por ninguém (Lucas 19.30), o que significa que não era manso ainda, mas foi domado pelo Rei.

Quando recebemos Jesus precisamos nos render ao Senhor com humildade e deixar estar acima de nossas vidas. O louvor purifica nossa mente e nos leva à presença de Deus (Filipenses 4.8).

3. Receba Jesus com fé: João 12.16-19

O povo acreditou em Jesus por causa de seus milagres. A ressurreição de Lázaro se tornou a notícia no meio da festa da Páscoa e as pessoas estavam esperando por Ele (João 11.56).

O evangelista João também narra que após a entrada de Jesus alguns gregos também procuravam o Mestre, buscando conhecer sua sabedoria e milagres (João 12.20-36). Foi neste momento dentro da cidade, no meio da festa que uma voz bradou do céu e a multidão ouviu pensando ser um trovão (João 12.28,29).

A fé deve ser a maior motivação para buscar ao Senhor, sabendo que opera maravilhas em nossas vidas quando cremos.

Deixe Jesus entrar em sua vida!

Conclusão

Todos os dias precisamos receber Jesus em nossas vidas. Sempre que por algum motivo nos distaríamos ou deixamos de honrar o Senhor com nossas ações, precisamos retornar e o convidar para estar conosco.

Da mesma forma que aprendemos que ao receber Jesus com louvor, humildade e fé, o oposto destas três coisas também é como se rejeitássemos Jesus.

O que nos distancia de Jesus:

  • Murmuração: falta de louvor nos afasta da presença de Deus que habita no meio dos louvores (Salmo 22.3);
  • Orgulho: nos faz estar distantes da presença do Senhor, que resiste aos soberbos (Tiago 4.6);
  • Dúvida: toda incredulidade é uma forma de rejeitar o Senhor e sua Palavra (Hebreus 11.6).

Receba Jesus em sua vida a cada dia!

____________

Citações Bíblicas: Bíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 46 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP. Professor na FaTIM - Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e Coordenador do Departamento Nacional de Educação Cristã e Escola Dominical.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175

Precisamos de colaboradores para a manter o site e reduzir os anúncios.