ORIGEM DO BARALHO

COMPARTILHE:

26 comentários




-Tema: JOGOS DE AZAR
-Introdução: Significado da palavra baralho: confusão, conflito, desordenar, embaralhar. Tal significado seria suficiente para a não existência de baralhos em lares de crentes.
A origem do baralho perde-se nos tempos. Em todas as civilizações antigas há registros de jogos semelhantes, utilizando pranchas, placas de argila, de madeira, pedras coloridas e tudo o mais para criar, estabelecer e desenvolver um sistema de símbolos que até hoje intriga sábios e leigos.

A verdadeira origem do baralho, assim como a da maioria dos jogos de cartas hoje conhecidos, permanece um tanto quanto misteriosa. Dizem historiadores, que as primeiras cartas surgiram no século X antes de Cristo, no Oriente Médio. Outros pesquisadores preferem a versão de que a invenção ocorreu na China, a pedido do imperador Sehum-Ho para presentear sua namorada.
O fato é que a invenção do baralho pode ser atribuída a diversos povos, porém os chineses, os egípcios, os árabes e os indianos certamente estão entre os primeiros povos a usar as cartas.
Ao que tudo indica, as cartas, no início eram usadas com fins religiosos e de adivinhação do futuro, o fato é que no século XVI foram introduzidas na Europa pelos árabes, e os europeus, no século seguinte, se encarregaram de espalhá-los pelo resto do mundo.
As cartas atuais foram criadas no ano de 1392 para uso pessoal do rei Carlos da França, quando este sofria de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e seus mandamentos (Win Malgo).
Qual o significado das cartas e dos naipes?
O baralho comum tem 52 cartas divididas em 04 naipes numerados de 02 a 10 e mais as cartas chamadas de figuras: o rei, a rainha, o valete e o ás. Cada carta tem um significado e certas combinações de cartas têm seu próprio significado:
ESPADAS, representa a perseguição e destruição de todos os salvos.
COPAS representa o sangue do Senhor Jesus.
PAUS, contratempo e desgraças, inimigos, escândalos e traições, sofrimento e perda.
OURO, assuntos materiais, não relacionados com as emoções e os sentimentos.


As figuras correspondem a pessoas.

Para sua criação maligna, foram escolhidos personagens bíblicos:
REI: Um homem generoso, elegante, de pele clara representa o diabo. ( II Coríntios 11.14 - se apresenta como anjo de luz) Advogado não muito confiável. (João 8.44 ele é o pai da mentira nele não há verdade). Um homem de autoridade e força. (Toda autoridade e todo poder está em Jesus Cristo Mateus 28.18).



RAINHA: ou dama, viúva, separada ou divorciada, sutil e astuta. Uma mulher bonita, mas rancorosa. Equivalente feminino do rei. ( Romanos 1.26;27 - Deus fez homem e fez a mulher com suas devidas características) representa Maria, a mãe de Jesus.

VALETE: Um homem jovem, obscuro, descarado e traiçoeiro. Amigo ou amante, nem sempre confiável. O valete representa o próprio Jesus. Assim, de modo blasfemo, fez de Nosso Senhor um filho de Satanás e Maria.

ÁS: Representa assuntos legais. Interesses financeiros e trapaça.





Os números também têm significados:
7 - Disputa, distúrbios e problemas. Satisfação especialmente no matrimônio. (Satisfação no casamento é quando convidamos o Senhor Jesus Cristo para estar no casamento Ele é único que transforma a água em vinho, aquilo que não tem mais gosto Ele transforma no mais saboroso João 2.1-12).
8 - Convite, uma viagem ou uma visita. Satisfação interior.( Satisfação interior só em Jesus Cristo João 14.27) Tristeza causada por más noticias.
9 - Fracasso e desgraça.
10 - Seu desprezo pelos dez mandamentos foi expresso pelo número dez de suas cartas.

CONCLUSÃO:
Vidas que glorificam ao Senhor procuram seguir o que está escrito na Bíblia
Quem conhece essa origem diabólica do jogo de cartas compreende também as conseqüências satânicas que acompanham os jogos. Não é de admirar que a adivinhação funcione tão bem com as cartas pois são sinais diabólicos. Devemos ser advertidos: nenhum jogador lembra da realidade de satanás e dos demônios que estão envoltos neste Jogo.
Como filhos de Deus não devemos nos envolver com jogos de cartas. Nem por brincadeiras, pois não se brinca com satanás. A história da ciência oculta esta estritamente ligada com a criação das cartas de jogar. Não há dúvidas que as cartas, em razão de sua origem escarnecedora, são diabólicas. Cresce a cada ação do maligno em nossa sociedade. Usando os mais variados recursos satanás tenta desesperadamente envolver até mesmo os salvos. O verdadeiro crente possui outros recursos para se alegrar e se divertir. Não há necessidade de usar os meios propostos pelo maligno.
Meu irmão (ã) seja você jovem ou não, caso você esteja envolvido com essa prática, Deus pode libertar sua vida. Se entregue totalmente a Ele e busque santidade. Confie no Senhor, Ele é suficiente e quer te abençoar com todas as sortes de benção em Cristo Jesus.
Com oração, carinho e misericórdia.

______________________________________
BIBLIOGRAFIA: Wim Malgo. Existe alguma relação entre o Jogo de Cartas e a Vida Eterna? Folheto n° 6124-E. Cx. Postal 1688. Porto Alegre/RS.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

26 comentários:

  1. Quem lÊ a Biblia e crê nela não precisa de fontes
    pois ela é a propria fonte.

    ResponderExcluir
  2. Engano anônimo, precisamos de fontes de pesquisa extra bíblica afinal a Bíblia não relata o século X a.C nem o ano de 1392, o autor fez uma reflexão com base em fontes e precisamos conhece-las

    ResponderExcluir
  3. paz do Senhor
    sabemos que jogos de azar nao sao de DEUS,e realmente nao sao!
    mas tambem acho interessante sabermos das fontes, assim podemos crescer e conhecer mais ,gosto e estudo muito a biblia mas quando vou falar sobre certos assuntos para a igreja, precisamos detalhar tudo para nao ficar nada vago e obscuro.

    obrigado
    que DEUS a abencoe a todos

    ResponderExcluir
  4. concordo que o baralho não convém aos salvos
    em cristo ,mas tambem acho que ficou meio vago essa informação. deus abençoe vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você escrever Deus que seja escrito com letra maiscula e não minuscula.

      Excluir
  5. Deus te abençoe por estas informaçoes, creio que isto em nome de Jesus vai me ajudar e ajudar minha familia

    ResponderExcluir
  6. muito maravilhoso viu essa pregação benção de Deus apreendi muito com isso nem de baralho eu gosto mais sim vou passar para meus amigos que jogam ai eles vão abrir os olhos e vão deixa de jogar esse jogo maligno em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor a todos!
    Estou realmente impactada com o estudo, mas como se trata de um estudo, e fala de fatos históricos, eu gostaria muito de saber as fontes dele...

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Carlos França foi um rei filho único ele foi o criador das cartas de baralho ele era degenerado e mau ele sofria de debilidade mental. para a criação do baralho então ele escolheu figuras biblicas e todo o resto pode ser acompanhado em varios sites podemos concluir que: quem joga baralho blasfema contra Deus....Isso não significa que eu nuca joguei , mais a palavra de Deus diz, conhecereis a verdade e ela vos libertará tbm diz: que todas as coisas me são licitas mais nem todas me convém nem todas glorificam o nome de Deus...Porém aqueles que leem e procuram se apronfundar não ficam na duvida DEUS jamais deixa ninguem enganado....

    ResponderExcluir
  9. olha pros que são contra,só lamento,mais é verdade,aquele anonimo de 22 de janeiro falo tudo.

    ResponderExcluir
  10. muito bacaca essa pregação,,sou evangélico ,ih smp tive duvidas sobre o baralho eu acreditava q era coisa do maligno,,agr tive total certeza q e msm ,,eu tbm jogava ate ontem mais agr DEUS não vai mim deixar mais jogar aquilo ,,em nome de JESUS
    Samuel belo horizonre-mg

    ResponderExcluir
  11. Cada um escolhe o que quer fazer para se divertir, eu por exemplo jogo baralho somente com esse propósito.
    Nada de ir valendo dinheiro ou objetos.
    Ah! sempre existirá significados bons e ruins pra marcas, objetos, pra isso e pra aquilo, saiba jogar o jogo da vida, tenha valores morais, éticos e singular.
    Deus nos ilumine! Assim seja!

    ResponderExcluir
  12. O baralho realmente tem um lado sombrio. Obrigado pelos esclarecimentos. A paz do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Qualquer especie de ogo não é coisa para um crente que almeja alcançar o céu...todo jogo tem cara de diversão mas o fim é confusão. melhor ocupar o tempo com leitura da bíblia e bons livros.

    ResponderExcluir
  14. Pra falar a verdade, acho que tão levando isso muito a serio, não acham? Qual o problema de jogar um simples jogo de baralho com os amigos? Será que na hora da salvação o cara que fez bem a vida toda, só porque ao final de semana jogava um baralho com os amigos vai pro inferno? faça-me o favor, desde quando Deus julga o ser por apenas se divertir de forma simples, com apenas algumas cartas, já no caso de cassinos, já e diferente, mas dizer que não devemos jogar só porque aqui fala que é satânico? Nada haver, que crer na palavra e faz o bem não precisa se submeter á tais restrições só porque viu essa informação em um site, isso parece mais teoria das conspiração, tenho 16 anos, não sei muito da vida, mas tenha a mente aberta pra falar oque penso, e se alguém achou ruim me desculpe mas você não mudara meu jeito de pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só muda quando conhece Jesus de fato e de verdade!

      Excluir
  15. Interessante, mas seria bom deixar as fontes, pois será mais esclarecedor, pois sou do tipo que não fica repetindo o que todo mundo fala, mas tem que ter respaldo no que se diz. Pois procuro fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto e até onde vi não tem definição certa.

    ResponderExcluir
  16. AHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHA rindo até o seculo futuro

    ResponderExcluir
  17. Esclarecedor!quando somos libertos pela palavra somos libertos por Jesus de toda pratica mundana concerteza.Deus abençoe por estes estudos pra mim ta sendo bênção.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.