Subindo para Deus

-Tema: MOTIVAÇÃO
Salmos 120-134
-Introdução: Os Salmos 120 até 134 eram entoados nas caminhadas das famílias quando subiam para adorar em Jerusalém (Lucas 2.41). Por isso, estes quinze salmos são conhecidos como Canção de Degraus, de Peregrinação, subidas ou Cânticos de Romagem1. O texto original significa ‘cântico gradual’2. Estas peregrinações aconteciam três vezes ao ano, nas festas da Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos3. Embora a ordem dos textos não tenha sido proposital, este pequeno hinário, demonstra uma graduação da jornada dos peregrinos4.
A geografia da região de Israel é extremamente montanhosa, o que exigia várias paradas no caminho. O monte Sião, onde está o templo, fica a 735 metros acima do nível do mar. Lembrando que na região do Mar Morto está há mais de 300 metros abaixo do nível do mar. Então os caminhantes precisavam de disposição para caminhar5.
Na caminhada da vida passamos por muitas dificuldades, mas não podemos parar. Precisamos continuar olhando para cima, em busca dos sonhos e realização. Às vezes parece pesado continuar, mas nunca podemos desistir.
Como você tem caminhado?
Vamos fazer uma subida através dos Salmos de Degraus:

1- Clamando ao Senhor: Salmos 120
O primeiro cântico de peregrinação começa com uma oração pedindo ajuda de Deus nas angústias da vida. Também pede proteção dos perigos da caminhada.
A nossa caminhada diária deve iniciar com oração, buscando a face de Deus.
Comece tudo orando!
                              
2- Olhando para os montes: Salmos 121
Quando chegavam à estrava a avistavam as montanhas, então os viajantes se preocupavam com assaltos e perigos6. Não sabiam o que havia além das montanhas, mas a confiança em Deus era sua esperança de que tudo vai dar certo.
Precisamos aprender a viver pela fé (Romanos 1.17), não olhando os empecilhos e sim para o seu potencial e para Deus que nunca te abandonará.
Não olhe as dificuldades, mas pela fé!

3- Alegria de ir para a casa de Deus: Salmos 122
A caminhada ainda está no começo. As famílias vão se encontrando à medida que os caminhos se unem. E todos se alegram pela ideia de ir até a Casa de Deus. O ambiente é de alegria e vontade de chegar ao monte santo.
Quando recebemos a alegria do Espírito Santo, ficamos fortalecidos para continuar porque “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).
Se alegre na presença de Deus!

4- Olhando para o céu: Salmo 123
A jornada passa por lugares sombrios e profundos (Salmos 23.4), O solo é rochoso. Muito quente durante o dia e muito frio à noite. Mas todos olhavam para cima contemplando a beleza dos céus revelando o infinito amor de Deus (Isaías 55.9).
Não podemos olhar para trás nem para as dificuldades senão desanimamos de continuar (Lucas 9.62). Precisamos prosseguir para o alvo em Cristo Jesus (Filipenses 3.14-16).
Olhe somente para Deus!

5- Agradecendo pelos livramentos: Salmos 124
Durante a longa caminhada, o povo recebe vários livramentos de Deus. O deserto é lugar de feras, serpentes e espinhos. Aconteciam muitos assaltos aos peregrinos na época (Lucas 10.30).
A murmuração só causa atraso na caminhada, então é melhor “em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5.18). Deus está sempre cuidando de nós.
Pare de reclamar e agradeça a Deus!

6- Declaração de confiança: Salmo 125
Vendo de longe as fortalezas da cidade, no alto do monte Sião, as pessoas ficavam admiradas com a grandeza. Tudo aquilo era muito suntuoso para simples os camponeses. Mas sabiam que sua maior proteção estava em Deus e não nas pedras ou no homem.
Deus está ao nosso redor para nos proteger. O amor de Deus é maior que as montanhas (Isaías 54.10). A única garantia que você tem é a sua fé na Palavra de Deus.
Confie em Deus acima de tudo!

7- Consolo para as dificuldades: Salmo 126
O povo se lembrava do tempo que caminharam juntos pelo deserto saindo do Egito em busca de Canaã e se alegravam de estar juntos caminhando novamente. Já tinham chorado muito e agora viviam em alegria.
Em sua caminhada, sempre que passa por uma dificuldade, o Espírito Santo te ajuda porque Ele é o seu Consolador (João 14.16). Jesus promete que “enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 21.4).
O Senhor te consola sempre que precisar!

8- Proteção para a família: Salmos 127
Durante a viagem todos pediam proteção de suas residências e cidades que deixaram para trás. Também cuidavam de seus entes queridos no meio de uma multidão de pessoas, temendo perder alguém, como aconteceu com Maria e José quando perderam Jesus no retorno desta viagem (Lucas 2.43-46).
A família e todos que amamos são fonte nossas maiores preocupações. Mas devemos confiar em Deus sabendo que “Ele cuida de nós” (I Pedro 5.7).
Sua família está nas mãos de Deus!

9- Oração pela família: Salmo 128
As caravanas familiares às vezes estavam completas, com idosos, crianças e gestantes. Este era um sinal da bênção de Deus, levando toda a geração para adorar a Deus. A prática de adorar a Deus em família era algo natural para o povo.
Precisamos resgatar o hábito de orar em família. A maior bênção que podemos ter é uma família abençoada por Deus. Todas as famílias têm problemas, mas se não tivéssemos uma família seria muito pior.
Abençoe sua família!

10- Louvor pela libertação: Salmo 129
Mais uma vez, os peregrinos agradeciam pelos livramentos que receberam durante toda sua vida e sua história como povo de Deus.
Deus quer libertar vidas através de sua Palavra (João 8.32). Não existe coisa pior que ser preso. Em nossa caminhada com Deus, somos libertos de coisas malditas que nos perturbavam no passado.
Louve a Deus porque você é livre!

11- Oração íntima com Deus: Salmo 130
À medida que se aproximavam de Jerusalém, sentiam mais a presença de Deus. Cada pessoa começava a se preocupar com seus pecados que pediria perdão, oferecendo sacrifício a Deus. O clima era de contrição e arrependimento.
Precisamos nos humilhar diante de Deus, reconhecer os pecados e confessar ao Senhor sabendo que o Senhor “é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9).
Busque arrependimento de pecados!

12- Entrega do coração: Salmo 131
A reflexão sobre a vida continua na caminhada. Todos já estão pensativos e emocionados por chegar ao templo de Deus. Então este hino ensina a ser humilde na presença de Deus.
Como Jesus se entregou totalmente a nós, também devemos nos dedicar ao Senhor de “todo o coração” (Jeremias 29.13). Nosso coração não foi feito para acumular rancores e ansiedades, mas para ser entregue a Deus, que nos enche de amor.
Entregue seu coração a Deus!

13- Confiança nas promessas: Salmo 132
As palavras de Deus eram faladas o tempo todo “andando pelo caminho” (Deuteronômio 6.7). Em suas orações clamavam a Deu pelas promessas, pedindo que se cumpram em suas vidas. Como o eunuco que voltava de Jerusalém meditando nas Escrituras, precisamos sempre buscar a Palavra de Deus (Atos 8.26-40).
Mesmo que as dificuldades sejam grandes, nunca esqueça que a Palavra de Deus “não voltará vazia” (Isaías 55.11). Tudo pode mudar, mas as promessas de Deus permanecem sobre você.
Confie nas promessas de Deus!

14- Comunhão entre os irmãos: Salmo 133
Já no alto do monte, entrando em Jerusalém, todos estavam juntos para celebrar. Ao ver a multidão reunida, os sacerdotes ministrando cheios de óleo na cabeça (v.2) e olhando os montes abaixo, onde o orvalho descia escorrendo. Tudo isso era motivo de alegria pela união do povo de Deus.
Deus não nos fez para viver sozinhos. A comunhão entre os irmãos é o lugar onde “o Senhor ordena sua bênção” (Salmo 133.3).
Não perca sua comunhão!

15- Adoração na casa de Deus: Salmo 134
Chegamos ao templo. Todos estão juntos adorando a Deus. Já é noite e muitos estão louvando com as mãos erguidas (v.2). A caminhada foi longa, mas valeu a pena.
A razão de viver de cada um é adorar a Deus (Isaías 43.7). Nada mais pode nos realizar tanto como o louvor ao Senhor.
Não existe prazer maior que adorar a Deus!

Continue subindo!
-CONCLUSÃO:
O monte Sião representa o auge da alegria do povo. Ali estava a presença de Deus. Chegar a Jerusalém significa ser bem-aventurado, realizado e feliz. Nem sempre podemos ir até Sião, como foi profetizado por Zacarias que “todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos” (Zacarias 14.16). Mas certamente podemos subir até a presença de Deus através do Espírito Santo.
Nas subidas da vida, precisamos ser persistentes até alcançar a bênção que almejamos. Para isso, não podemos parar nunca (Salmos 1.1,2). Devemos persistir até alcançar nossos objetivos.
O lugar mais alto que podemos chegar é a presença de Deus!

______________________________
1 Bíblia de Estudo Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006. Página 658.
2 BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
2 A BÍBLIA ANOTADA. São Paulo: Mundo Cristão, 1994. Página 774.
3 BÍBLIA DE ESTUDO DO EXPOSITOR, Versão Textual Expositora. Jimmy Swaggart. JSM: 2011. Página 1034.
4 CAMARGO, Nelson José de (org.). Atlas Bíblico: descubra este tesouro. São Paulo: Didática Paulista, 2007. Página 24.
5 BEAUMONT, Mike. Enciclopédia Bíblica Ilustrada. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2012. Página 113.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.