Ao Deus Desconhecido

 Tema:  IDOLATRIA 

Areópago de Atenas

Atos 17.16-31

Introdução: Em Atos 17, encontramos o relato de Paulo pregando em Atenas, mais especificamente no Areópago, uma colina na cidade onde os líderes políticos e intelectuais se reuniam para discutir assuntos de interesse público. Era um lugar de culto idólatra, cheio de altares de ídolos de todos os tipos. Paulo aproveitou a multidão presente para pregar o Evangelho com autoridade e sabedoria.



Você conhece a Deus?

Vamos explorar o contexto, conteúdo e impacto do sermão de Paulo ao Deus desconhecido e refletir sobre como podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje:


1. O perigo da idolatria: v.16,17

Paulo chegou a Atenas e ficou perturbado ao ver a idolatria generalizada na cidade. Ele foi convidado para falar ao Areópago, uma oportunidade única de se dirigir a uma audiência intelectual e filosófica.

Atenas era conhecida por seu amor à sabedoria e suas muitas divindades. No entanto, havia um altar dedicado ao "Deus desconhecido", provavelmente para garantir que nenhum deus importante fosse inadvertidamente negligenciado. Foi a partir desse altar que Paulo construiu seu sermão.


2. A importância da sabedoria: v. 22-25

No sermão do Areópago, Paulo começou elogiando a busca espiritual dos atenienses e mencionando o altar ao Deus desconhecido. Ele declarou que esse Deus, que eles adoravam sem conhecimento, era o Deus verdadeiro, criador do céu e da terra (v.24).

Paulo rejeitou a ideia de que Deus habita em templos feitos por mãos humanas e argumentou que, em vez disso, é Ele quem dá vida, respiração e tudo o mais a toda a humanidade. Ele ressaltou que todos os povos foram criados por Deus e que Ele deseja que eles O procurem e O encontrem (Isaías 55.6).

Os filósofos estavam presentes e discutiam suas filosofias, especialmente duas linhas (v.18): epicureus, que acreditavam que a busca do prazer leva a felicidade; estóicos: ensinavam que a negação do prazer da carne purifica a alma e leva à verdadeira felicidade. Paulo pregava, respondendo às dúvidas e ensinando a Palavra de Deus, que somente em Jesus podemos ser felizes.


3. O impacto da Palavra de Deus: v.26-30

O sermão de Paulo despertou o interesse dos atenienses e gerou discussões. Alguns ridicularizaram suas palavras, enquanto outros expressaram desejo de ouvi-lo novamente. Alguns até se converteram e começaram a seguir a mensagem do evangelho.

Embora talvez não tenha sido um resultado tão grandioso como os resultados de outras pregações de Paulo, o sermão ao Deus desconhecido em Atenas serviu como um ponto de partida para a proclamação do evangelho nessa cidade de influência intelectual.


4. A necessidade de arrependimento: v.30,31

O sermão de Paulo sobre Deus desconhecido nos lembra da importância de adaptar nossa mensagem às pessoas e culturas em que estamos compartilhando o evangelho para que possam entender. Mas acima de tudo é preciso arrependimento dos pecados para conversão e salvação.

Assim como Paulo identificou um ponto comum com os atenienses através do altar ao Deus desconhecido, devemos procurar pontos de conexão com as pessoas ao nosso redor, abordando suas preocupações e questionamentos com base na verdade bíblica.


Conheça Jesus como Senhor de sua vida!


CONCLUSÃO

O sermão de Paulo ao Deus desconhecido no Areópago de Atenas nos lembra da importância de compartilhar o evangelho de maneira relevante e ajustada ao contexto cultural em que estamos inseridos. Devemos estar atentos às necessidades e questionamentos das pessoas ao nosso redor, buscando sabedoria e orientação do Espírito Santo para comunicar de forma eficaz a mensagem do evangelho. Que possamos seguir o exemplo de Paulo ao transmitir o amor e o conhecimento de Deus para aqueles que ainda não O conhecem.

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp