Vencendo obstáculos

Josué 1.1-9
-Introdução: Um servo de Deus enfrenta o perigo sem medo, e não fica reclamando, mas age com sabedoria.
Vejamos sobre Josué que foi um guerreiro:
Deus deu duas ordens para um bom guerreiro (v.9):
          1ª não ter medo
          2ª ser corajoso
Josué enfrentou quatro grandes obstáculos que servem de exemplo para nossas vidas em nossas lutas do dia a dia.

Quais obstáculos você tem enfrentado?

Através da geografia e caminhada do povo de Deus percebemos os obstáculos vencidos por Josué:


1- Barreiras naturais/Jordão: Josué 3.5-17

Quando já iam entrando na terra prometida, Josué e o povo encontrou um primeiro obstáculo natural e previsível que era o rio Jordão que estava cheio. Ele venceu o Jordão porque Deus parou as águas. Mas ara vencer este obstáculo natural foi preciso santificar o povo (v.5) e ser obediente à voz de Deus.
Obstáculos naturais são barreiras normais que temos que enfrentar como, por exemplo, para fazer uma faculdade é preciso um vestibular.
Jesus venceu obstáculos naturais como o vento e o mar na tempestade.
Vença os obstáculos naturais com CONSAGRAÇÃO!

ASSISTA:

2- Barreias Humanas/Jericó: Josué 6.15-20

Depois de terem passado o rio Jordão encontraram pela frente a cidade de Jericó com suas altas e grossas muralhas. Foi um grande desafio para eles. Aquelas muralhas que foram erguidas pelo homem.
As muralhas caíram através da consagração e do louvor do povo durante sete dias.
Barreiras humanas são situações entre pessoas que precisam ser resolvidas de forma sábia. Por exemplo, conflitos entre pessoas que precisam ser administrado com amor.
Jesus enfrentou diversas barreiras humanas como os fariseus e saduceus. Por que Jesus não expulsou um demônio dos fariseus? Porque era um problema humano e Jesus dialogou com eles e os tolerou.
Vença os obstáculos humanos com LOUVOR!

3- Barreiras Temporais/sol e lua: Josué 10.10-15

Em um momento decisivo o povo de Gibeão foi atacado por cinco reis e Josué foi defender. Não daria tempo de para ganhar aquela batalha, mas Deus moveu o céu a favor deles. O sol e alua pararam para dar tempo de lutar com a luz do dia e pra completar Deus mandou pedras do céu para defender seu povo.
As barreiras temporais são imprevistos que acontecem e situações em que somente pela misericórdia de Deus e com um milagre conseguimos vencer. Quando não dá tempo mais de lutar. Se você precisa de tempo e oportunidade Deus pode dar.
Jesus venceu as barreiras temporais quando viveu os dias como nós e quando morreu os céus se escureceram mostrando que tempo estava cumprido.
Vença os obstáculos temporais com ORAÇÃO!

4- Barreias Espirituais/pecado: Josué 24.14-25

Depois de conquistar a terra prometida foi preciso santificar o povo e eliminar um inimigo interno que era o pecado.
Josué sempre chamava o povo à consagração: circuncidou os filhos de Israel (Josué 5.1-9), celebrou a páscoa (Josué 5.10-12), condenou os familiares de Acã por pegar coisas condenadas (Josué 7), pregava ensinando o povo a ser fiel a Deus (Josué 23) e renovou a Aliança do povo com Deus duas vezes (Josué 8.30-35 e 24.14-25).
O pior inimigo de uma igreja e de um homem de Deus é o pecado. Não tem demônio, mundo, perseguição ou armadilha que derrube uma igreja ou servo de Deus. Mas o pecado destrói e mata (Romanos 6.23).
Vença os obstáculos espirituais com DECISÃO!

Enfrente os obstáculos de sua vida!

-CONCLUSÃO: História da pedra que o rei mandou colocar no meio do caminho para testar a boa vontade do povo. Todos reclamaram, mas ninguém tirava a pedra. Um dia alguém resolveu remover a pedra e encontrou um pacote com moedas de ouro dentro e um bilhete do rei dizendo: “parabéns por ter tirado a pedra, este é o teu prêmio”.
Com esta história aprendemos que Deus precisa de homens de atitude, não apenas de palavras. Não basta mostrar o problema, é preciso resolvê-lo.

Vença com a força de Deus!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

6 comentários:

  1. gostei muito desta mensagem,pq realmente nós devemos vencer os obstáculos,pq Deus não está a procura de covardes,mas sim de homens e mulheres corajosos.

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO MEU IRMÃO, GOSTEI MUITO DA MENSAGEM PORQUE ESTA SERVIU PRA MIM. QUE O SENHOR JESUS CRISTO SEJA CONTIGO SEMPRE. UM ABRAÇO DO CANTOR JUSCELINO FERREIRA BOA ESPERANÇA - MG 35 9124 6015

    ResponderExcluir
  3. Deus me deu esse tema e não sabia como falar, esse saite me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. gostei muito damensagem que JESUS o abençoe muito salmos 125;1

    ResponderExcluir
  5. amem . gostei muito Deus e a nossa força.no momento das dificudades.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.