Encontre uma Pregação

14

Quebrar o Cântaro, Tocar a Trombeta e erguer a Tocha

-Tema: VITÓRIA
Juízes 7.16-20
-Introdução: Talvez já tenha se perguntado por que tem lutado, mas ainda não conseguiu vencer. Está cansado de lutar, então lute não com suas forças e sim com as armas de Deus.
Com Gideão aprendemos que é preciso haver coragem, disposição e organização. Antes de ir para a Luta contra os midianitas (o pior e mais cruel exército da época) com apenas 300 homens escolhidos por Deus. Duas vezes Gideão perguntou quem queria voltar pra trás por medo e vários retornaram, depois fez o teste à beira do rio para ver quem estava despreparado baixando a guarda ao beber água.
Além disso, nesta luta ficou clara a ação Divina, pois trezentos homens não poderiam vencer 22 mil, mas o Senhor confundiu os inimigos e eles mesmos se destruíram (v.22).
Como me preparar para as lutas?
As armas dessa batalha foram: um cântaro, uma trombeta e uma tocha de fogo (v.16). Vamos aprender como lutar com estas armas:

1- Quebre o Cântaro: v.19
Ao quebrar o cântaro, um grande estrondo houve no chão e assustou os midianitas. O cântaro escondia uma tocha dentro e ao ser quebrado a tocha foi exposta para iluminar. Muitas vezes o cântaro esconde a nossa luz, por isso precisa ser quebrado.
Quebrar o cântaro significa negar a si mesmo como Jesus ordenou (Marcos 8.34). Para vencer é preciso renúncia, resignação, abstinência principalmente do pecado e dos prazeres e egoísmo da carne, como a vaidade, por exemplo.

2- Toque a trombeta: v.18
A trombeta era de um chifre de carneiro. Ao tocar a trombeta, em três grupos, cem de cada vez, eles se revezaram para não se cansar e mantiveram o sonido por muito tempo ecoando no vale onde estavam os inimigos.
Tocar a trombeta significa testemunhar de Jesus e não ter vergonha de anunciar o evangelho como Jesus disse para não nos envergonharmos (Marcos 8.38). A Igreja precisa se unir para manter o som da trombeta ecoando no mundo.
Ao tocar a trombeta anunciamos a Cristo, como Gideão mandou que gritassem: “pelo Senhor e por Gideão!” (v.18 e 20), precisamos lutar pela Igreja de Cristo.

3- Erga a Tocha: v.20
A tocha serviu para iluminar o caminho do exército e confundir a visão dos inimigos pensando que havia muito mais homens ao alto da colina.
Nossa tocha é a Palavra de Deus que nos ilumina e nos faz ser fortes diante do inimigo (Salmos 119.105 e Mateus 4.1-11).
Jesus disse que não devemos esconder a nossa luz e sim mostrá-la ao mundo (Mateus 5.14-16). A chama do Espírito Santo não pode se apagar na vida do cristão.

Deus te dará a Vitória!
-CONCLUSÃO: II Coríntios 10.4,5
Para Vencer é preciso saber como lutar, não lutar da nossa maneira, mas com a força e a forma de Deus para nos dar a vitória é a melhor forma.
Também aprendemos sobre unidade, porque Gideão mandou todos os 300 fazerem tudo juntos para haver união e força.
Gideão ensinou sobre liderança porque mandou o povo olhar para ele e fazer igual (v.17).

14 comentários:

  1. pastor
    deus continue te abençoãndo ricamente seus estudos tem sido uma renovação em minha vida .

    ResponderExcluir
  2. Que a graça do altíssimo esteja contigo Pastor, e sua shekinai o acompanhe sempre, esta mensagem foi dita especificamente para mim muito obrigado, gostaria de pedir um favor do pastor, quero pregar em minha casa, em minha congregação esta estudo, poço? Eu sou J.C.B.C,

    ResponderExcluir
  3. pastor,somente hje tomei conhecimento desse blog é uma riqueza espiritual que o senhor JESUS através do esp´rito santo continue lhe usando cada dia mais.Maria de curitiba

    ResponderExcluir
  4. Paz pastor, este blog é uma benção mesmo, continue assim postando esboços maravilhosos e profundos como este fik na paz .

    Pr Marcio Santos
    Fortaleza Ceara

    ResponderExcluir
  5. Pr a Paz do Senhor, blog é muito bom, que Deus continue a abençoa-lo, vidas tem sido edificadas pela Palavra.
    Pr Oswaldo Babá
    Santos-sp

    ResponderExcluir
  6. obrigada pastor por um conteudo magnifico da fonte inscotavel que nos aprofundano conhecimento da palavra que deus te abensoe.

    ResponderExcluir
  7. algo enevavel , fonte inescotavel ... nao tenho palavras magnifico essa mensagem veio direto do coraçao de deus.

    ResponderExcluir
  8. benção de deus q o senhor seja glorificado.....atraves dessa nensagen poderosa.........

    ResponderExcluir
  9. o exercito inimigo tinha 135000 soldados e não 22000 conforme cap 8;10

    ResponderExcluir
  10. pr. vargas de são gonçalo deixa o comentario de que o exercito inimigo foi de 135000 pois 120000 morreram no primeiro combate, no cap. 8;10 sobraram 15000.

    ResponderExcluir
  11. Pr creio que Deus vai continuar lhe dando sabedoria para abencoar nossas vidas com essas mensagens

    ResponderExcluir
  12. Nossa é bênção do céu...Deus te dê em dobro tudo o que vc estar passando para nós...

    ResponderExcluir
  13. Apaz eu sou aqui de cabo frio e amo as suas mengem ,que Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  14. Fazendo uma pesquiza,quanto aos soldados inimigos vencido pelos 300 soldados de Gideão, foram realmente 135000,juntos medianitas,amelequitas e os povos do oriente,enfim hoje hoje temos que contar com os poucos valentes dentro das igrejas para trabahar para o Senhor Jesus dentro de sua obra,pois a seara é grande e poucos os ceifeiros,que Deus em Cristo nos abençõe sempre e nos ajude nesta grande batalha contra mal.
    Pr. Jorge Andrade.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor.
Muito obrigado por participar!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...