O que Deus quer de mim?

Tema: OBEDIÊNCIA

mão de Deus estendida

Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o SENHOR pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.” Miqueias 6.8

Introdução: Talvez você já tenha feito essa pergunta para si mesmo: o que Deus quer que eu faça em tal situação? Você ama a Deus? Gostaria de fazer a vontade de Deus ou apenas quer que Deus faça sua vontade?
Com certeza você já sabe que a vontade de Deus está revelada na Bíblia, mas o profeta Miquéias, mais de 700 anos antes de Cristo, revelou de forma muito simples a vontade de Deus.


Como obedecer plenamente a Deus? 

Vejamos os conselhos que Miqueias nos dá:

1- Pratique a justiça

O povo de Israel era muito sabido sobre o que é justo, o que é certo ou errado, mas saber apenas não adianta. É preciso praticar.
Praticar a justiça é exercitar na luta pelo bem do próximo, é cumprir o que diz Tiago 4.17 "aquele, pois, que sabe fazer o bem, e o não faz, comete pecado". Deus é amor, e o amor não se alegra com a injustiça (I Coríntios 13.6). Muitos têm pregado um Deus que é apenas amor, sem justiça, mas um amor injusto não é verdadeiro.

2- Ame a misericórdia

Além de praticar a justiça, precisamos também amar a misericórdia para não sermos exagerados em nossa justiça: Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio: por que te destruirias a ti mesmo? (Eclesiastes 7.16).
Muitas pessoas são excessivamente justas em cobrar as obrigações dos outros, mas erram e pedem misericórdia para seus erros, mas quanto ao erro dos outros exigem justiça. Como no caso do credor incompassivo que pediu perdão pela sua grande dívida, mas não perdoou uma pequena dívida (Lucas 7.41-50).
Misericórdia é se colocar no lugar do outro de coração (córdia=cardia=coração). Misericórdia é um amor que age em prol do outro.

3- Ande em humildade com Deus

Além de praticar a justiça, amar a misericórdia, o profeta ensina a andar humildemente diante de Deus. Precisamos ser justos, misericordiosos e humildes. De nada adiantaria praticar a justiça para dizer que é melhor do que os outros, nem fazer misericórdia ajudando o próximo para se mostrar melhor do que ele.
O maior exemplo de humildade é Jesus Cristo que se humilhou deixando a sua Glória para estar conosco e sofreu a humilhação da cruz.
Humildade é aceitar a humilhação. Por isso o profeta diz humildade ‘diante de teu Deus’. Somente diante de Deus conseguimos aceitar humilhações e crer que os “exaltados serão humilhados e os humilhados serão exaltados” (Lucas 14.11).
Ser humilde é aceitar menos do que queria ou merecia e não se aborrecer com isso. É lavar os pés das pessoas de coração.

Deus quer: JUSTIÇA, MISERICÓRDIA, HUMILDADE!

CONCLUSÃO

Sempre que pensa na vontade de Deus ou em agradar ao Senhor lembre-se destas três palavras do profeta e busque estar de acordo com o querer de Deus. Ele é o nosso modelo de justiça, de misericórdia e de humildade.

Busque a vontade de Deus!

_________________________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp