44

Estou na Casa do Oleiro, nas mãos do oleiro: sou um vaso de barro

Jeremias 18.1-6
-Introdução: Este texto conhecido me faz refletir muito a cada vez que o leio. Sinto como se Jeremias fosse eu mesmo que desci à Casa do Oleiro, me entreguei nas mãos do Oleiro e sendo amassado e moldado me torno um vaso de barro.
Com esta mensagem precisamos refletir o que tem mudado em nossas vidas e se realmente estamos sendo moldados por Deus. Onde você está? Na casa do Oleiro? Isso não basta. É preciso estar nas mãos do Oleiro! Se estivermos nas mãos do Oleiro é por que Ele está moldando nossas vidas.
Muitas vezes são necessárias situações difíceis para nos moldar por que estamos secos e endurecidos, é preciso quebrar tudo e voltar a ser barro para então se tornar um Vaso de Bênção.
Você tem sentido Deus moldando sua vida?
Vamos refletir sobre este texto, conhecendo onde é a Casa do Oleiro, quem é o Oleiro e o quem é o Vaso de barro:


1- A Casa do Oleiro - Igreja: v.2
A Casa do Oleiro ficava provavelmente numa várzea bem baixa, por isso Deus disse ‘desce’.
Isso nos ensina que a casa do Oleiro é um lugar de:
-Humildade: a Igreja é um lugar onde devemos ser humildes, por isso Paulo dizia para não pensarmos de nós além do que somos (Filipenses 2.1-3). Na Igreja precisamos descer de nosso egoísmo, deixar nossos títulos e sermos todos irmãos. É o lugar aonde chegamos e nos ajoelhamos para nos humilhar e confessar que somos pecadores
-Ouvir a Palavra: a Igreja é um lugar de ouvir a Pregação da Palavra de Deus que nos molda e nos limpa (João 15.3). A pregação deve ser prioridade na Igreja acima de todas outras atividades. Quando ouvimos a Palavra de Deus recebemos a fé necessária para vencer (Romanos 10.17).
-Ser moldado: ao ouvir a Palavra Deus nos molda e muda. Muitas vezes o relacionamento com os irmãos também nos molda (Provérbios 27.17). Nosso caráter, temperamento e personalidade são moldados quando aprendemos a Palavra de Deus na Igreja. Aqui também aprendemos a respeitar os irmãos, autoridades, seguir princípios e normas que nos fazem ser mais humildes.
Por isso Deus manda ir à Casa do Oleiro, que é a Sua Casa, a Igreja, precisamos aprender a ser humildes, ouvir sua Palavra e ser moldados por Ele.
Venha à Casa do Oleiro e Ele te moldará!

2-  O Oleiro - Deus: v.6
Como disse, não basta apenas estar na Igreja, é preciso estar nas mãos do Oleiro.
Deus quer ser o oleiro que molda nossas vidas. Por isso Ele diz ‘não poderei eu fazer de voz como fez este oleiro”? Ora, um oleiro não pergunta para o barro se pode fazer algo com ele e nem o que irá fazer. Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para, da mesma massa, fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Romanos 9.21).  Mas nosso Oleiro nos ama tanto que te pergunta se pode moldar sua vida. Ele respeita nossa vontade se não quisermos.
O que o oleiro faz:
-com suas MÃOS: Ele molda o barro. Nossas vidas são transformadas somente quando nos colocamos nas mãos do Senhor.
-com seus PÉS: Ele move a roda onde está o barro para que o movimento faça o barro ser moldável. Deste modo Deus tem movido nossas vidas para que nos tornemos moldáveis e que as circunstâncias que nos ocorrem não sejam mero acaso, mas providência Divina. Até mesmo as frustrações que enfrentamos são para nos fazer mais macios nas mãos de Deus.
-com seus OLHOS: Ele olha para o barro e vê como está ou quando está pronto.  Se estiver com defeito, volta e molda novamente o barro. Mas se estiver bonito e pronto ele o contempla com carinho.
Deus é o Oleiro que molda sua vida. Nunca tenha medo de permitir que Ele modifique algo em você. Até mesmo que Ele te quebre, pois com certeza Ele te fará um Vaso Novo.
Permita que o Oleiro molde sua vida!

3- O vaso de barro – nós (EU): v.4
O vaso é a obra de arte do Oleiro. Nós somos esta Obra de Deus, moldada por suas mãos. De quê é este vaso? De barro, Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (II Coríntios 12.7).
As características do barro são:
-terra: o pó é a matéria física do barro, mas quando está seco ele não pode ser moldado. Deus formou o homem “do pó da terra” (Gênesis 2.7). O pó significa a fraqueza “Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmos 103.14). O ser humano mesmo que não reconheça é feito de pó, frágil e levado pelo vento. Contudo muitas vezes está enrijecido e precisa ser quebrado, triturado e amassado para então ser moldado.
-água: a água é o que molha a terra e faz liga no pó para se tornar barro moldável. Não teria como moldar o pó, para isso é preciso molhar. A água simboliza a Palavra de Deus (Efésios 5.26) que vem de encontro a nossas fraquezas e nos faz se maleáveis diante de Deus.  
-fogo: depois de pronto o vaso de barro deve passar pelo fogo para ficar cozido e pronto. Aí sim o vaso fica firme e pronto par enfrentar os atritos e suportar o seu conteúdo. O fogo é o Espírito Santo (Lucas 3.16) que vem sobre o cristão, após este ser molhado pela Palavra de Deus e moldado pelas mãos do Senhor através da santificação. Então este crente pode passar pelo fogo e ficar mais firme preparado para as provações. Quando passa pelo fogo do Espírito o crente não se quebra fácil, pois está pronto para servir e fortalecido por Deus, nosso Oleiro.
Não seja seco como pó, seja molhado pela Palavra de Deus, seja moldado pelas mãos de Deus e queimado pelo Espírito Santo.
Deus está moldando sua vida!
-CONCLUSÃO:  “Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.” II timóteo 2.20
Que tipo de vaso você tem sido?
Vaso de honra ou desonra?
Se você é um vaso de desonra, tem permitido algo desonrar sua vida ou ao seu Deus, deixe o Oleiro te quebrantar e te moldar novamente. As situações contrárias que têm acontecido são providências do Senhor que está ‘rodando a roda’ para que tudo aconteça para seu bem (Romanos 8,28).
Se você estiver quebrantado, saiba que as lágrimas também servem para nos fazer sermos mais moles diante de Deus. Então deixe o Senhor te molhar e te moldar e depois te queimar para você estar pronto para ser um vaso de honra.
Se você é um vaso de honra, nunca deixe nada te desonrar ou te quebrar. Deus quer usar você.
Embora o processo possa parecer doloroso, o melhor é que Deus está nos moldando!


COMPARTILHE esta Pregação:

44 COMENTE!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues vc é um abençoado por deus q ele continue te abençoando + e +.
AMÉM

Respostas

Muito bom!

Respostas

Gosto muito da maneira q o Pr. Welfany esplica a palavra, dá pra notar o dirigir de DEUS na pregação. Que DEUS continui te abençoando.

Respostas

pr e tremendo as pregacoes.vc e mesmo um vaso de honra....

Respostas

estou sem forças e confusa preciso de ajuda nao sei como encontrar uma igreja sou de paraguaçu paulista

Respostas

quando penso que estou fraco forte eu estou mais guando reconheço que sem ti eu nada sou alcanço os lugares impossiveis me torno vencedor...

Respostas

MONICA 10 DE NOVEMBRO DE 2012 10:45 SÓ BENÇÃO.














Respostas

Há paz!!!! Sem palavras!!!! Deus continue te honrando e trazendo mais conhecimento....

Respostas

irmão gloria a ao senhor que te uso nesta palavra ,,,,

Respostas

que papai continue usando teus vasos.

Respostas

PAZ DE CRISTO. QUE DEUS TE ILUMUNE E TE MOSTRE O VERDADEIRO CAMINHO.

Respostas

Gostei bastante dos temas, nus dá sim uma perfeita idéia quando queremos usar como temas para os cultos, etc...

Respostas

Tema muito bom... chamo de Maturidade para vida cristã, parabém Pastor que Deus em Cristo te abençoe cada vez mais

Pr.Geraldo Rodrigues
IEADP - Piraquara-PR.

Respostas

é de Deus muito bom realmenti Deus é soberano

Respostas

pr gostei muito que Deus continui te abençoando

Respostas

Amei esta pregação.Deus te abençoe. Anreia

Respostas

Pastor o senhor tem sido uma benção em minha vida!

Respostas

Muito boa a mensagem

Respostas

Amém ! DEUS SEJA LOUVADO PELA LINDA MENSAGEM! QUE MESMO ESTEJA SEMPRE ABENÇOADO O TEU MINISTÉRIO. SAIBA POIS , QUE ATRAVÉS DESTA MENSAGEM , PODE FAZER UMA PEÇA TEATRAL E JOGRAIS , TEM ME AJUDADO MUITO.

Respostas

vaso de benção!,já passaste na olaria do eterno não é?,e vejo que fala com conhecimento de causa,eu estou a passar e tive um gozo inefável quando o espírito fez-me passar por aqui e ver algumas de suas maravilhosas postagens,Deus é bom!!!!agradeço a ele por sua vida e pelos que passaram e passam por ela.encontramo-nos no céu.

Respostas

GLORIA A DEUS PELOS ESTUDO BIBLICOS DESSE SITE

Respostas

joao paz e graça bença q deus possa estar vus abençoi

Respostas

Que minhas lágrimas falem pelo texto. Que Deus continue abençoando os elaboradores do site.

Respostas

estava precisando desse mensagem, falo muito comigo

Respostas

muito bom gosteii...

Respostas

amei lindoo d+

Respostas

deus deseja nos moldar deus o abensoe por esta palavra que o espirito santo continue te usando nesse ministerio e abensoando muitos

Respostas

ADEMIR AMEI ESTAS PALAVRA DEUS E MEU TUDO

Respostas

obrigado

Respostas

Resposta de Deus para meu coração nesta madrugada. Obrigado Senhor pelos vasos que tens usado para edificarem vidas como a minha. Obrigado ao pastor desta mensagem! Que Deus te abençoe e continue te usando.

Respostas

muito boa pregação, tem muita gente soberba nas igrejas, por isso esse povo tem desse a casa do oleiro.

Respostas

gloria a DEUS por essa inspiração do ESPIRITO SANTO

Respostas

Amém, Deus te abençoe, aumentando mais sua sabedoria!

Respostas

Linda demais essa pregação que Deus abençoe!

Respostas

muito bom edificante Deus abençoe este ministério.um abraço .

Respostas

muito bom edificante Deus abençoe este ministério.um abraço .

Respostas

Essas palavras é o que muitas igrejas precisam ouvir.
Deixar o eu de lado e deixar Deus trabalhar.

Respostas

Mensagens inspiradas e perfeitas

Respostas

esse DEUS e maravilhoso

Respostas

muito boa as pregações!!!!

Respostas

Deus está me moldando neste momento o Gloria!

Respostas

Deus está me moldando agora o Gloria a Deus!

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!