25

A Nova Aliança em Jesus

Hebreus 8.6-13
-Introdução: O livro de Hebreus foi escrito para o povo judeu ou hebreu com objetivo de responder a algumas questões como: se depois de aceitar a Cristo a pessoa ainda deve obedecer a leis do Antigo Testamento como sacrificar animais para perdão de pecados, guardar sábado, circuncidar e outros rituais judaicos. A resposta do apóstolo para o povo hebreu é que Jesus já cumpriu tudo isso instituindo uma Nova e Eterna Aliança.
   Deus havia feito Alianças com Noé (Gênesis 9.8-16), com Abraão (Gênesis 12.1-3), com Israel (Êxodo 19.5), com Davi (Salmos 89.3,4), com Salomão (II Crônicas 7.11-22) e muitos outros que renovaram esta Aliança como Josué (Josué 24.14-25), mas sempre o povo quebrava sua parte na Aliança com Deus. Estas antigas alianças eram sempre feitas de um lado por Deus que é eterno e perfeito e de outro por homens que são falhos e passageiros. Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse jamais ser quebrada. Isso só foi possível através do próprio Deus se encarnando em forma humana na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo a Aliança feita em Jesus é totalmente perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus (Hebreus 9.14).
Como é a Nova Aliança?
Vamos compreender com base no texto lido algumas características desta Nova Aliança:
1- Aliança Infalível: v.6,7
Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens. Esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas (Hebreus 9.14).
Esta Nova Aliança substitui a antiga aliança. É uma Aliança Superior à antiga por que não foi feita por homens pecadores e sim por Deus encarnado em Jesus e seu sangue não tinha pecado. Também esta Nova Aliança tem promessas superiores à antiga, por isso a Nova substitui à antiga.
Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você!
                        
2- Aliança Imutável: v.8,9
Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada. Uma Aliança tão perfeita que não fosse capaz de se alterada mesmo que alguém pecasse.
Por isso Jesus morreu para ressuscitar e para sempre ser o mediador da Nova Aliança que não é baseada em homens ou em sangue de animais (Hebreus 9.12) e sim unicamente em seu sacrifício por nós na cruz.
Mesmo que o pecador abandone sua aliança com Deus, o Senhor continua fiel em seu acordo, embora a pessoa que deixa perca seus direitos nas promessas desta Aliança. Quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança (João 16.8-11).
Deus quer fazer uma Aliança Imutável com você!

3- Aliança Invisível: v.10-12
Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o Templo para Salomão e o trono para Davi, mas a Nova Aliança é invisível, pois é feita no coração de cada pessoa.
Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança (Mateus 26.26-28), mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo.
Esta Nova Aliança foi feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente. Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá. Somente de forma voluntária Deus marca em nosso interior esta Nova Aliança e somente de forma voluntária o homem abandona este pacto eterno.
Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

Faça uma Aliança infalível, imutável e infalível com Deus!
-CONCLUSÃO: Hebreus 9.24-28
Todos os contratos ou pactos têm condições a ser cumpridas e prazos estipulados. Quando uma parte falha, deve então fazer uma rescisão e quando o contrato vence deve ser revalidado.
A diferença deste contrato humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, nunca acabará ou ficará velha.
No candomblé os pactos são feitos com sangue de bodes e sacrifícios humanos. No catolicismo prega-se que a cada domingo na Missa – que significa sacrifício – Cristo se incorpora na hóstia e seu sacrifício é repetido. No espiritismo a pessoa pensa que deverá viver e morrer várias vezes para pagar por seus próprios pecados, sacrificando-se. Mas Jesus, o autor e consumador da Nova Aliança operou tudo por nós sacrificando-se uma vez por todas para sempre.
Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

COMPARTILHE esta Pregação:

25 COMENTE!

Eu só queria saber porque as religiões que querem viver pela lei Mosaica não se circuncidam também, já que era uma das ordenanças para os judeus?

Respostas

Os adventistas tem que se apegar em sua tese, assim insistem na guarda do sábado, para dar seguimento ao seu entendimento não bíblico, Jesus cumpriu toda a Lei, toda ela ... no mais tal discussão é meramente para angariar membros despreparados, o dia do Senhor é o primeiro dia da semana, Domingo, os primeiros cristãos se reunião todos os dias e fazem inclusive do dia do Senhor, assim todos os dias é para Deus não é o fato de se guardar este ou aquele dia é que salvará a ninguém assim este papo é furado, pergunte a um adventista se ele faz comida no sábado, se acende um fosforo para o fogão, se vai de carro movido a combustão (fogo) a igreja no sábado, logo ele percebe que vc não é uma pessoa sem conhecimento da palavra de Deus, pois todas estas coisas eles fazem e a lei condena ... estamos na graça (a partir da ressurreição de Jesus) e não sob o julgo da lei ..deixei um post para melhor se entender desta questão muito debatida pelos adventista em defender sua tese, agora pergunte se ele trabalha no domingo ele logo diz que sim .... mas no fundo não trabalha assim acaba gozando de dois dias de descanso rsrsr.. mas não deixo de afirmar que todos os dias são para louvar e agradecer ao Senhor.

Respostas

Jesus diz: "Esse é o cálice da nova e eterna aliança", a pergunta que não quer calar. Qual aliança os adventista fazem parte? Se há uma nova aliança então os adventistas não fazem parte dele, pôs vivem debaixo do jugo desigual.

Respostas

Antônio, você circuncidou? Kkkkkkk! Você cortou (tirou fora com uma ferramenta) aquele couro que sobra na ponta do seu pênis? Você, no sábado, acende a luz do seu quarto à noite? Você, no sábado, bebe água? Mais ainda, você desfruta destas coisas todos os outros dia na semana, correto? Veja o que diz Tiago no capítulo 2 e versículo 10 da sua epístola: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Então os adventistas já estão fora a muito tempo Antônio! E veja o que Paulo aos romanos: Rm 7.6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Então Antônio, é bom e urgente, urgentíssimo que você leia a Bíblia, estude-a com mais atenção.

Respostas
Gabriel Santos mod

Bem em 1João 3:4 diz que o pecado é a transgressão da lei, em Romanos 6:1,6:15 diz que o pecado não foianulado pela graça. Paulo disse em Romanos 7:8 que sem a lei o pecado esta morto, em apocalipse 14:12 o povo remanescente seria fiel as leis de Deus, 1 joão 2:3-5 diz que não guarda alei de Deus não o ama, o proprio Cristo disse que não vei acabar com a lei de Moises. Portanto, ainda hoje a lei deve ser gauardada, claro que não somos salvos pela lei, mas as leis demonstram fidelidae a Deus.

Respostas
Gabriel Santos mod

Queridos amigos, creio que vocês nunca leram 1 Cor 7:19 que diz: " A circuncisão, em si, não é nada; a incicuncisão também não é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus". Rom 2:25-29, diz que a circuncisão não serve para nada se não obedcermos a lei de Deus, portanto, a circuncisão é feita no nosso coração. Galatas 6:13, diz: "Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne " . Portanto, é mais que claro que as pessoas do antigo testamento, nunca foram salvas pela circuncisão, a circuncisão não era um meio de salvação, quanto as leis vejamos por que Abrãao era fiel a Deus, Genesis 26:5, diz: "por que Abraão obedeceu a minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis". No tempo de Abraão já existiam leis, mas não estão explícitas, guardando leis Abrão demonstrava que amava a Deus, comprovando o que João diz em 1 João 2:3-5.

Respostas

Sou feliz porque compreendi a verdade, através do Espirito Santo tive discernimento para conhecer a verdade de Deus,"E conhecereis a verdade e ela vos libertará!"
Assim sou feliz porque guardo o Santo Sábado do Senhor, guardo o Seu mandamento eterno e aguardo anciosamente a volta de Cristo Jesus... Antes de Jesus a lei era um fardo, depois de Cristo recebemos a graça e a Lei se tornou leve, mais jamais, em nenhum lugar na Bíblia, quer seja no AT or NT, encontrei a ordenança de guarda do Domingo, se alguém encontrar por favor me avise... Com Amor e Respeito a todos por Jesus. Amém!

Respostas

A paz do senhor so quero desperta o irmao que mateus cap.2 não tem ver.26-28 nao isso esta escrito antes da conclusão da pregação perdoime

Respostas

Então ja que vcs adventista querem cumprir a lei devem apedrejar ate a morte uma mulher da igreja de vcs q foi apanhada em adulterio

Respostas

vejo que todos somos o corpo de cristo não critiquem um ao outro um come ou deixa de comer quem deve jugar é Deus, todos vocês estão querendo ser Deus agora. parem de criticar um ao outro e comecem orar pela nação, somos um so corpo, tem tanta gente morrendo e vocês preocupados com o sábado. francamente, preguem o evangelho a quem precisa e levem a palavra de Deus a quem precisa....

Respostas

fica a dica

Respostas

Segundo o homem interior, TENHO PRAZER NA LEI DE DEUS. (Romanos 7:22)

Respostas

Aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!
J usto
E terno
S anto
U nico
S alvador

Respostas

Prezados,

O problema é que todos têm suas verdades, mas não mostram as mentiras de suas doutrinas. Cristo, anunciou um novo mandamento que é: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao proximo como a ti. As religiões estão tão preocupadas em "ganhar" os fiéis, que esquecem de pregar o amor.
Dízimo é lei, sabiam? Mas tem gente usando a Bíblia pro que convém. Por isso, ora estão na lei, ora estão na graça.
Ora vão pro INFERNO!

Respostas

O adventismo foi fundado sobre mentiras, por isso até hoje vivem atropelando a bíblia, é tão verdade que eles pôe os escritos de Ellen G W. acima dos escritos do apóstolos Paulo..Quer saber se o alicerce dos guardadores do sábado é mentiroso, leia o grande conflito. Ali.Ellen G. White afirma que Deus compactuou com a mentira, para trazer a verdade a tona, defendendo as mentiras do falso profeta Guilherme Miller, falso profeta, porque tudo que profetizou sobre a vinda de Cristo caiu por terra. Deus não pactua com mentira de homem algum. O caso é tão sério que eles republicaram o grande conflito resumido, deixara muitos assunto de lado, porque não condizia com a verdade. Procurem nos alfarrábios o grande conflito antigo, e vera a diferença so no tamanho do volume, para o que eles republicaram recentemente, e saíram distribuindo por ai..Todo aquele que encobre a verdade, não são digno de aceitação.´
Eis algumas mentiras de E.G.W. Ele profetizou que a velha Jerusalém jamais seria reconstruída. Será que isso foi verdade? No livro vida e ensino página 97 e 98 diz que ela viu um mundo com sete luas e que la ela viu Enoque. e depois o livro de autoria da igreja mensageira do Senhor, pégna 144 esclarece que ela não viu nenhuma lua, isso foi alusão de astronomia. Ela ensinou que se uma pessoa estivesse enferma não deveria procurar o médico , mais primeiro deveria ver se estava devolvendo o dízimo; Ela aconselhava as pessoas ante de morrer a doarem suas propriedades para a igreja e não deixar para os filho pois eles poderiam empregar o dinheiro de forma errado e doarem tudo para a organização. Mais quando ele morreu passou todos os seus bens para seus filhos e netos; Ellen.G.W praticou racismo dentro do movimento e que chamou a raça negra de raça nojenta, e que eles não teriam participação no céu.
Você sabia que mensagem do juízo vingativo é uma falácia e que a bíblia não diz em nenhum texto que eu posso ter sido julgado hoje? e se fui, condenado sem saber não posso mais pedir perdão a Deus pelos meus pecados se eu me arrepender? Então tudo isso é uma controvérsia, sabe por quê? Porque I.A.S.D foi fundada em mentira e permanece na mentira.,
Para quem não sabe pesquisa e descobrirá que o grande conflito não é de autoria de Ellen G.W. O que já se torna uma mentira. O Grande conflito e de autoria dO Sr. BETWEWN GOOD AND MAN. Ellen plageou o livro em toda sua base e assumiu a autoria. primeiro a igreja escereveu SPIRITUAL GIFT, PLAGIARAM COM ESSE NOME, E DEPOIS MUDARAM PARA O GRANDE CONFLTO. O grande conflito foi escrito no ano de 1858, justamente no mês de janeiro.
O pior que isso é que ela diz nos seus livros que nenhuma palavra, nenhuma artigo em jornal, ou revista, não é palavra dela mas vieram do trono de Deus. Deus não manda nenhum servo seu escrever mentiras nem plagiar livros de outrem.

Respostas

A I.A S.D, pega forte no versículo de Jesus sitou dizendo: •MATEUS (5.18)• Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Só que eles omitem o versículo que Jesus afirma:•MATEUS (.3.15)•
Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
Ora ,se Jesus disse que até que o céu e a terra passe não se omitiria da lei nem um i nem um til sem que a lei fosse cumprida. e depois ele diz que veio para cumprir a lei. claro está que depois que a lei foi cumprida por Ele, e só ele podia a cumprir, o i e o til podia ser omitido. E esse i e til só pode ser o sábado, por quê, Porque mo Novo Testamento ou Nova aliança não encontramos nenhum mandamento determinando a guarda do sábado, Dois Dez mandamentos temos os nove na Nova Aliança para cumprimos, menas o Quarto mandamento. isso nos indica que na nova a observância dele já não se faz preciso. Jesus Cumpriu toda a lei, desde então, ficamos livres do til que foi retirando. Isso é tão certo que os apóstolos junto com o espírito Santos recomenda aos gentios o seguinte.
(Atos 15.18.19) Na verdade, pareceu bem ao Espírito SDanto e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias; Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
será que o Espírito Santo se esqueceu da guarda do sábado para recomendar aos gentios, já que a guarda do sábado é tão importante, para a salvação? acho que não Se o Espírito não recomendou, porque na verdade não é mais necessário. principalmente para os gentios que somos nós.
Existe outro versículo muito interessante que Jesus falou para os judeus quando eles o acusaram que quebrantar o sábado.
Mateus (12.5,-8) respondeu Jesus:Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maio do que o templo.; Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenarias os inocentes.: porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor.
Os sacerdotes violavam o sábado e ficariam sem culpa. então os AD deveriam entender isso. que hoje todos que aceitamos Jesus como Senhor e salvador fomos feito sacerdotes do Deus altíssimo
(Ap 1.6) E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai a ele, glória e poder para todo o sempre. amém!.
Ora, se somos sacerdote do Deus altíssimo, poderemos violar o sábado e ficar também sem culpa. Glória a Deus por isso, pois o seu Filhos já levou as nossas culpas pelo seu precioso sangue. Não se esquecendo que somos templo do Espírito de Deus. e se somos o templo e ao mesmo tempo sacerdote. que você acha Ad. Estamos sem culpa ou não. em não guardar o sábado? O sábado foi sobras dos bens futuro, como disse o apóstolo Paulo. Cristo a a substância verdadeira do Sábado. Ele é o nosso verdadeiro descanso. Disse Ele: Vinde a mim todos que estais cansado sobre carregado e oprimidos e eu vós aliviarei. Glória a Deus por isso.
Deus seja louvado..

Respostas

Queridos a paz em Cristo realmente deve reinar em vossos corações.
E meu desejo.
Com discursiva tão agressivas como podes comparar SERES HUMANOS a palavra de Deus.Entenda vocês sou adventista, posso não concordar com muitas coisas, porém, vocês não se comportam como verdadeiros Cristãos.
Esqueça a religião de vocês e de enfoque as verdades bíblicas, esqueça seus interesses.
Vocês representam Cristo, que lê esta discussão, certamente nunca buscará a Deus pois se Santo.Espírito de Deus agiram em um momento em suas vidas não esta atuando agora.
Como Cristãos lembrem-se de orar, lembrem que sois o sal da terra.
A propósito a palavra de Deus, e simples e clara, Deus não muda, es obediência a Ele sempre foi cumprida pelos Seus, a lei moral e eterna, está ou deveria está escrita em tábuas de carne no coração, como sempre esteve nos antigos, as tábuas da lei entregue a Moisés foi escritaporDeus, hoje devemos carregá-las no coração, Cristo cumpriu a Lei e os profetas .
Será que Jesus veio revogar as maravilhas de Deus o Pai?
Será que Jesus andou em contradição ao Pai?
Claro que não ele e a lei, a vida, o santuário eterno, o amor Cristo e a verdades.
Olha amigos vou orar por vocês momento .
Vocês tem uma grande responsabilidade em suas mãos, convertem-se.
Para que vocês não confundam os que precisam de Cristo vocês serão cobrados pelo próprio Cristo que vive e reina para todo o sempre.
Aos que leram estas mensagem peguem qualquer bíblia ore a Deus, ao Espírito Santo em nome de Jesus e eles o esclareceram da verdade que e
uma só .Não acredite em tudo que lê na internet, em que padres falam, pastores falam, fale com Deus diretamente Ele te guiará por toda a verdade.
Que Deus ilumine vocês amém.

Respostas

Querido irmão o que e isso discutindo religião e o amor estar a onde a bíblia diz em Mateus22:37,40 diz tens de amar a Jeova teu toda a tua mente este e o maior e primeiro mandamento o segundo semelhante a este e tens de amar o teu próximo como a si mesmo destes dois mandamento dependem toda a lei e os profetas querido irmão chega de querer saber mais do que o outro nois mesmo diz que sabemos a verdade mais a verdade só DEUS realmente sabe em TIAGO 1:26,27 DIZ se algum homem achar que e adorador formal contudo não refrear a sua língua mas prosseguir enganando seu próprio coração de tal homem e fútil a forma de adoração que e pura e imaculada do ponto de vista de nosso DEUS e pai e esta cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação e manter-se sem mancha do mundo a verdadeira verdade so DEUS SABE somos falho não percam seu tempo descutino religião ate mesmo todos vão ficar frente a frente com DEUS no dia do juzio então irmão tem muita gente prescisando ouvir a palavra de DEUS não discuta religião que a paz do senhor esteja com todos amem

Respostas

Exatamente Ricardo Amaral, a aliança feita por meio do sangue de Jesus Cristo, é pura, limpa e definitiva.

Respostas

Enquanto o desejo de estar certo com relação a Palavra de Deus continuar dividindo nós, que devíamos ser um só corpo, estaremos pecando todos, pois a palavra de Deus diz que temos apenas UM JUSTO JUIZ... e que o maior de todos os mandamentos é o amor... Adoremos a Deus com nossos corações..... e vamos deixar que o Espírito Santo faça a parte DEle, afinal é Ele que nos convence do pecado... A paz seja convoscooo!!!

Respostas

ESSE INPARCE ENTRE LEI E GRAÇA É TÃO FACIL DE ENTENDER BASTA SER OLHADO COM OLHOS ESPIRITUAIS E NÃO HUMANOS;AOS OLHOS HUMANOS TEMAOS Q SER BONS E OBEDECER AS LEIS DE DEUS.SO QUE SE DEPENDER DISSO PARA SER SALVO ESTAMOS TODOS CONDENADOS,PORQUE SE ERRARMOS EM UM SO PONTO SOMOS CULPADOS DE TODOS.E NA FACE DA TERRA NÃO A UM BOM SEQUER.A OLHOS ESPIRITUAIS A UNICA COISA QUE PODEMOS FAZER PARA SER SALVO É ACEITAR CRITO, O RESTO É ELE QUE RESOLVE,UM BOM EXEMPLO É OS LADROES QUE ESTAVÃO PREGADO COM CRISTO NA CRUZ,ELES NUCA CUMPRIRAM A LEI DE DEUS ,O QUE NÃO ACEITOU CRISTO FOI CONDENADO E O QUE ACEITOU GANHOU TODO DIREITO A ESTAR COM DEUS

Respostas

IRMÃ A PAZ DE DEUS;ACOCELHO A VOCE RELER O NOVO TESTAMENTO,A PALAVRA DE DEUS NÃO PODE TER CONTADIÇOES,VC ACHA Q SE A VELHA ALIANÇA FOCE PERFEITA CRISTO PRECISARIA VIR A ESSE MUNDO FAZER TUDO QUE FEZ,PARA VOCE COTINUAR VIVENDO A VELHA ALIANÇA.SAIBA QUE SE VOCE QUIZER VIVER PELA LEI NÃO TERA PARTE COM CRISTO

Respostas

muito bom que DEUS continue abençoando essa equipe

Respostas

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Colossenses 2:16-17

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Mateus 22:36-39

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;

1 Timóteo 1:5-8

O Espirito Santo é quem convence o Homem do Pecado, da Justiça e do Juízo João 16

Fiquem na Paz do Senhor

Respostas

A Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Estou muito feliz e grato em saber que este blog faz um excelente trabalho. eu tenho estudado muito a palavra de Deus e feito pesquisas em vários lugares e ñ costumo comentar em nenhum deles, porém aqui resolvi deixar as minhas considerações. continuem assim pois é um excelente ministério!

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!