A Nova Aliança em Jesus

pregação aliança com Deus

Hebreus 8.6-13

Introdução: O livro de Hebreus foi escrito para o povo judeu ou hebreu com objetivo de responder a algumas questões como: se depois de aceitar a Cristo a pessoa ainda deve obedecer a leis do Antigo Testamento como sacrificar animais para perdão de pecados, guardar sábado, circuncidar e outros rituais judaicos. A resposta do apóstolo para o povo hebreu é que Jesus já cumpriu tudo isso instituindo uma Nova e Eterna Aliança.
   Deus havia feito Alianças com Noé (Gênesis 9.8-16), com Abraão (Gênesis 12.1-3), com Israel (Êxodo 19.5), com Davi (Salmos 89.3,4), com Salomão (II Crônicas 7.11-22) e muitos outros que renovaram esta Aliança como Josué (Josué 24.14-25), mas sempre o povo quebrava sua parte na Aliança com Deus. Estas antigas alianças eram sempre feitas de um lado por Deus que é eterno e perfeito e de outro por homens que são falhos e passageiros. Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse jamais ser quebrada. Isso só foi possível através do próprio Deus se encarnando em forma humana na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo a Aliança feita em Jesus é totalmente perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus (Hebreus 9.14).

Como é a Nova Aliança?

Vamos compreender com base no texto lido algumas características desta Nova Aliança:

1- Aliança Infalível: v.6,7

Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens. Esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas (Hebreus 9.14).
Esta Nova Aliança substitui a antiga aliança. É uma Aliança Superior à antiga por que não foi feita por homens pecadores e sim por Deus encarnado em Jesus e seu sangue não tinha pecado. Também esta Nova Aliança tem promessas superiores à antiga, por isso a Nova substitui à antiga.
Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você!

2- Aliança Imutável: v.8,9

Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada. Uma Aliança tão perfeita que não fosse capaz de se alterada mesmo que alguém pecasse.
Por isso Jesus morreu para ressuscitar e para sempre ser o mediador da Nova Aliança que não é baseada em homens ou em sangue de animais (Hebreus 9.12) e sim unicamente em seu sacrifício por nós na cruz.
Mesmo que o pecador abandone sua aliança com Deus, o Senhor continua fiel em seu acordo, embora a pessoa que deixa perca seus direitos nas promessas desta Aliança. Quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança (João 16.8-11).
Deus quer fazer uma Aliança Imutável com você!

3- Aliança Invisível: v.10-12

Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o Templo para Salomão e o trono para Davi, mas a Nova Aliança é invisível, pois é feita no coração de cada pessoa.
Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança (Mateus 26.26-28), mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo.
Esta Nova Aliança foi feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente. Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá. Somente de forma voluntária Deus marca em nosso interior esta Nova Aliança e somente de forma voluntária o homem abandona este pacto eterno.
Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

Faça uma Aliança infalível, imutável e invisível com Deus!

CONCLUSÃO: Hebreus 9.24-28

Todos os contratos ou pactos têm condições a ser cumpridas e prazos estipulados. Quando uma parte falha, deve então fazer uma rescisão e quando o contrato vence deve ser revalidado.
A diferença deste contrato humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, nunca acabará ou ficará velha.
No candomblé os pactos são feitos com sangue de bodes e sacrifícios humanos. No catolicismo prega-se que a cada domingo na Missa – que significa sacrifício – Cristo se incorpora na hóstia e seu sacrifício é repetido. No espiritismo a pessoa pensa que deverá viver e morrer várias vezes para pagar por seus próprios pecados, sacrificando-se. Mas Jesus, o autor e consumador da Nova Aliança operou tudo por nós sacrificando-se uma vez por todas para sempre.

Deus quer fazer uma Aliança com você!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp