Jovem, para onde você vai?

-Tema: JUVENTUDE

Salmos 119.9 "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra"

-Introdução: A juventude é alvo de muitas propostas e oportunidades. Há países como a Itália que procuram jovens para renovar sua população que está envelhecendo. Apesar de tantas propostas, não sabemos como será nosso futuro, embora planejamos o melhor.

A juventude é um tempo de decisões. Muitas profissões e carreiras podem ser almejadas pela juventude. Contudo perigos como os vícios assediam a mocidade o tempo todo. Os sonhos são as veredas para o sucesso e os perigos são abismos de angústias.
Todos perguntam para os jovens o que vão fazer e qual será sua profissão, contudo muito mais que isso é preciso saber sobre o futuro espiritual, a formação do caráter, vida emocional e personalidade do jovem. Se tiver estas questões resolvidas, seja qual for sua atividade será bem sucedido.

Como um jovem pode ser puro?

Vamos ver a pergunta e a resposta neste texto:

1- PERGUNTA: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”

Já se fez esta pergunta? Esta pergunta mostra uma preocupação com o futuro da juventude. Temos três palavras chaves:
GUARDAR, significa conservar, permanecer algo que você não quer perder. O v. 11 nos diz ”guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra Ti”. Para manter seu caminho puro é preciso guardar a palavra de Deus. Você tem ouvido esta palavra?
PURO, significa sem mistura, sem mal algum, e aqui não se refere a alguém que não tenha erros ou problemas e sim a Deus que nos purifica com o sangue de Jesus.
CAMINHO, significa a vida da pessoa, as direções que toma em sua caminhada neste mundo.
Há muitas coisas que sujam a vida do jovem. Situações que são como pesos que vão se juntando sobre os ombros até se tornar um verdadeiro fardo que o impede de prosseguir em sua vida. Somente Jesus pode purificar de todo mal (I João 1.9) e tirar todo peso sobre seus ombros (Mateus 11.28-30).
Você que é jovem, não acumule coisas ruins que vão sujar e pesar seu futuro atrasando sua felicidade.
Jovem, você tem guardado o seu caminho puro?
Jesus Cristo quer limpar totalmente sua vida!

2- RESPOSTA: “observando-o segundo a Tua Palavra”

Já pensou na resposta? Talvez muitos diriam somente: estude muito, seja culto, se prepare profissionalmente, pague suas contas, não se envolva com vícios ou crimes...
Para a resposta bíblica temos duas palavras chaves:
OBSERVANDO, estar atento, questionar, ter como padrão, seguir a direção certa. Precisamos aprender a observar e perguntar ‘por onde eu estou caminhando?’.
PALAVRA, a voz de Deus nas Sagradas Escrituras. A luz deve ir à frente de nós e não atrás (Salmos 119:105). Quando o caminho é obscuro e não entendemos bem o que está à nossa frente á luz da palavra de Deus o podemos entender.
Não siga os exemplos das coisas do mundo por que não serão boas para você. Observe bem o que diz a Palavra de Deus através de jovens como Samuel, Davi, Jeremias, Daniel e outros que foram vitoriosos em tudo através de Deus.
Além de estudar, trabalhar e se dedicar aos seus sonhos, você precisa em primeiro lugar “entrega o seu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” (Salmos 37.5) e “buscai em primeiro lugar o Seu Reino e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas” (Mateus 6.33).
Não deixe para buscar a Deus quando ficar velho. Não busque primeiro as demais coisas querendo que Deus depois acrescente o seu Reino e sua justiça, por que vai dar tudo errado. Primeiro você tem que entregar e confiar e depois Deus faz o restante. Haverão momentos que não há nada que possamos fazer e é aí que Deus entra fazendo o impossível em sua vida.
Jovem, você tem observado a Palavra de Deus ou seguido o padrão do mundo?
Jesus é o modelo que devemos seguir!

Siga o caminho de Jesus!

-CONCLUSÃO:
Se fosse um QUIZ de perguntas e respostas, você teria apenas uma opção exata. Do mesmo modo a juventude tem questões a responder sobre sua vida e apenas uma resposta é verdadeira.
Jesus sabia ler (Lucas 4.17) e escrever (João 8.6-8) e quando criança demonstrou muito conhecimento diante de doutores (Lucas 2.46,47). O primeiro padrão de conduta de sua vida era a palavra de Deus.

Deus quer que Sua vontade esteja em primeiro lugar e com certeza nos fará felizes em nossas decisões e desafios.

Jovem, venha para Jesus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp