Como a Bíblia chegou até nós?

-Tema: DIA DA BÍBLIA
Hebreus 4.12
-INTRODUÇÃO: O segundo domingo de dezembro foi escolhido pela Sociedade Bíblica do Brasil para ser o Dia da Bíblia. Vale a pena celebrar este dia em gratidão a Deus por nos enviar a sua Palavra.

Já pensou se não tivéssemos a Bíblia?

Vamos aprender algumas coisas importantes sobre a Bíblia (veja o slide):

A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16)
“sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (II Pedro 1.20)
A bíblia não é uma obra literária qualquer. Foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso ela é tão eficaz na vida das pessoas. O mesmo Espírito Santo que inspirou as pessoas a escrever também nos inspira na leitura revelando o sentido das palavras.
Você compreende a Bíblia quando lê?
Peça ao Autor da Bíblia, o Espírito Santo para te dar a interpretação na leitura!

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?

 ASSISTA:
Escribas e Massoretas, estudiosos e tradutores trabalharam muito para preservar e traduzir a Bíblia. Por séculos a Bíblia era um livro difícil de ser encontrado. Era copiado manualmente e este trabalho durava meses ou anos. Por amor à Palavra de Deus, pessoas preservaram a Bíblia e chegavam a morrer por esta causa.
Você tem se dedicado à Palavra de Deus?
Dedique sua vida em amor à Bíblia!

A TRADIÇÃO ORAL:

Antes, a Bíblia como livro não existia, era transmitida oralmente. Cada chefe de família tinha a responsabilidade de ensinar seus filhos a palavra de Deus como havia aprendido de seus pais. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6.6,7)
Você tem falado sobre a Palavra de Deus?
Em suas conversas, conte as histórias da Bíblia para as pessoas!

A BIBLIA ESCRITA:

Os ensinos transmitidos nas famílias começaram a ser escritos assim que surgiu a escrita. Foram escritos em madeira, blocos de argila e principalmente em pedras (Êxodo 34:1, 27,28). Moisés foi o primeiro escritor da Bíblia.
Devido às dificuldades de carregar os escritos em pedra, principalmente no êxodo, começou-se a escrever em peles de animais e em papiro (casca de uma planta). Eram guardados em vasos de barro para durar mais tempo. Depois começaram a tratar o couro e costurá-lo, enrolando com duas hastes de madeira para dar firmeza e assim puderam condensar um livro inteiro em um só pergaminho.
Você tem carregado sua Bíblia?
Tenha a Bíblia na mão e no coração!

A BÍBLIA COMPLETA:

A Bíblia não foi escrita em uma única edição como os livros atuais. Foi um longo processo para ficar completa, sendo necessário necessário:
    -mil e quinhentos anos para ser escrita;
    -40 pessoas em lugares, épocas diversas;
   -três idiomas (hebraico, aramaico e grego);
    -66 livros comprovados como inspirados.
Você já leu a Bíblia toda alguma vez?
Faça um propósito de ler toda a Bíblia!

DOIS TESTAMENTOS?

As duas maiores divisões da Bíblia são dois testamentos, pactos, contratos ou alianças. A primeira aliança de Deus com o homem foi através da Lei e nesta a humanidade fracassou sendo preciso a vinda do Messias para cumprir este contrato e firmar novo pacto com a humanidade.
Temos então uma importante subdivisão:
Antigo Testamento           e          Novo Testamento
39 livros                                         27 livros
Se você tivesse uma herança para receber leria o testamento?
Deus deixou a Bíblia como testamento das promessas que tem para nós!

A BÍBLIA ORGANIZADA:

Os livros desta Biblioteca não estão dispostos aleatoriamente, mas foram bem oragnizados e podem ser distinguidos em grupos de acordo com o assunto, seu objetivo e forma de transmitir a mensagem.
-PENTATEUCO: Cinco livros da lei, escritos por Moisés;
-HISTÓRICOS: Livros que relatam histórias do povo de Deus ou da igreja;
-POÉTICOS: Livros escritos em forma de poesia;
-PROFÉTICOS: Livros de profecias escritos por profetas. Os maiores são os que escreveram mais e ou profetizaram por mais tempo. E os menores foram aqueles que escreveram menos ou profetizaram por menos tempo.
-EVANGELHOS: descrevem as palavras e atos de Jesus;
-EPÍSTOLAS: Cartas endereçadas às igrejas. O Apóstolo Paulo escreveu para igrejas específicas (dando o nome da cidade onde está a igreja) e as Gerais foram escritas por outros apóstolos (levam seus nomes) endereçadas a todas as igrejas.
-REVELAÇÃO: Descrição de sonhos e visões proféticas.
É importante saber desses grupos de livros na Bíblia para melhorar o entendimento da leitura. Você não lê um livro de poesias como se fosse um jornal, nem lê uma história como se fosse uma música. Deste modo ao ler o Pentateuco você sabe que está lendo um livro de leis e normas, os livros Históricos como experiências de vida do povo de Deus, os livros poéticos como canções e os Proféticos como anúncios de Deus através dos profetas. Assim também os Evangelhos devem ser lidos como uma notícia nova da vida do Messias ao mundo, o livro de Atos é um livro Histórico que deve ser lido como o início da história da Igreja, as Epístolas ou Cartas são mensagens pastorais às igrejas e o Apocalipse é um livro de Revelação sobre o futuro da humanidade.
Como você lê a Bíblia?
Procure ter mais conhecimento sobre a Bíblia!

A BÍBLIA IMPRESSA:

Por serem muitos pergaminhos, era uma verdadeira biblioteca, daí vem o nome Bíblia = Biblioteca. Surgiu então a necessidade de juntar estes livros em um só volume. Isso só foi possível quando Gutenberg inventou a imprensa no século XVI e o primeiro livro impresso e encadernado foi a Bíblia.
Já imaginou se tivéssemos que carregar pedras para ler a Bíblia?
Aproveite a Bíblia impressa que você tem em mãos e leia!

A BÍBLIA DIVIDIDA:

Com o tempo outra dificuldade foi encontrada: um grande livro contendo 66 outros livros sendo difícil para encontrar uma passagem.
Foi necessário dividir:
-CAPÍTULOS por Stephen Langton em 1227;
-VERSÍCULOS pelo impressor francês Robert Satephanus em 1551.
Os números de capítulos e versículos foram acrescentados por impressores que desejavam facilitar a leitura bíblica.
Você sabe encontrar um trecho na Bíblia?
Aprenda a manusear a palavra de Deus!

E os livros APÓCRIFOS?

Os livros chamados apócrifos, palavra que significa ocultos ou não inspirados, não são aceitos pelos protestantes porque foram acrescentados no ano de 1546, mais de mil e duzentos anos depois que a Bíblia já estava completa. Estes livros são históricos, mas têm sua origem e conteúdo incertos.
Ninguém pode acrescentar ou retirar nada da Bíblia (Apocalipse 22.18,19).
Você pode ler a Bíblia confiado que seu conteúdo é original.

A BÍBLIA PERSEGUIDA:

As Escrituras Sagradas foram perseguidas por muito tempo e até mesmo destruídas muitas vezes. Mas foi preservada por Deus e hoje temos em mãos a Bíblia toda organizada e de fácil acesso.
Ainda hoje há lugares onde a Bíblia não é aceita e muitos cristãos são perseguidos por causa do Evangelho. Países mulçumanos geralmente proíbem a entrada da Bíblia e os crentes se arriscam para ler um trecho das Escrituras.
Se houvesse uma perseguição você se arriscaria por amor à Bíblia?
Aproveite os tempos de liberdade que temos de ler e proclamar a Palavra de Deus!

Quem traduziu a Bíblia para o português?

O tradutor da Bíblia em português foi João Ferreira de Almeida, nascido em Portugal no ano 1628. Converteu-se aos 14 anos, sentiu o chamado de Deus para a tradução da Bíblia e começou a se preparar ainda com 16 anos, terminando sua tradução do NT em 1644. Por isso foi condenado pelo papa em 1661. Morreu em 1691 enquanto traduzia o último capítulo de Ezequiel e seu amigo Jacobus op den AKKer completou a tradução em 1694[i].
Ainda existem “2251 idiomas, representando 193 milhões de pessoas, precisam de uma tradução da Bíblia”[ii].
Já imaginou se não houvesse a bíblia em português?
Aproveite a Bíblia em seu idioma e leia!

A BÍBLIA MODERNA:

Hoje a Bíblia pode ser lida e ouvida de diversas formas: Pregação nas Igrejas, Bíblia em Braile para deficientes visuais, Pregação na TV, Bíblia para celular, Bíblia pra computador, Bíblias virtuais, Bíblia em áudio MP3 e diversos outros tipos.
Não existe desculpa para não ler e ouvir a Bíblia nos dias atuais.
Responda sinceramente: quantas bíblias e quais tipos você tem?
Use suas bíblias o máximo que puder e doe para outras pessoas!

A BÍBLIA ACESSÍVEL:

Nunca a Bíblia foi tão fácil de ser encontrada como nos dias atuais.
”Não perguntes em teu coração: Quem subirá até ao céu?” ... “Porém que se diz? A palavra estáperto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, apalavra da fé que pregamos.”“E, assim, a févem pela pregação,e a pregação,pela palavra de Cristo” Romanos 10.6, 8 e 17
Curiosidade: Você já viu uma Bíblia assim? Antigamente a Bíblia sempre vinha em modelo tradicional com capa de couro preto, bordas laterais em vermelho e páginas brancas.
Veja o que significava:
Capa de couro preto: mundo em pecado
Laterais em Vermelho: o sangue de Jesus
Páginas Brancas: a luz da Palavra de Deus
A Bíblia fechada mostra a condição de trevas do pecador, mas quando abre a Bíblia, pelo sangue de Jesus é lavado e alcança a luz do Evangelho!

-CONCLUSÃO: 

Em obediência ao mandado de Jesus precisamos “examinar as Escrituras” [João 5.39] e “manejar bem a Palavrada Verdade” [II Timóteo 2.15]. Por que a Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria.
Leia a Bíblia, ela é a Palavra de Deus!


[i] http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=59
[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_da_B%C3%ADblia

LIVRO: Interpretação Bíblica
Como Ler, Estudar e Compreender a BÍBLIA?
Aprenda a ler, estudar, compreender a Bíblia de forma simples e prática.
A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente.
Adquira o eBook: 


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

18 comentários:

  1. parabéns pastor. que deus continue usando o senhor sempre assim. diácono josinaldo

    ResponderExcluir
  2. Deus com letra maiúscula, por favor!

    ResponderExcluir
  3. muito bom e prático ,simples e profundo Deus te abençoe cada vez mais. por favor me diga como posso fazer uma cópia desses slides do dia da biblia quero passar na escola biblica da minha igreja na proxima semana

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso esse estudo...eu estava orando ao Senhor pedindo á ele uma estrategia para que eu pudesse estudar a Bíblia...e através desse site vou ter bons resultados...que Deus abençoe á todos...

    ResponderExcluir
  5. Estudando p/o vestibular de bacharel da Fait maravilho-me com essa preciosidade.Glória a Deus por tão precioso estudo.

    ResponderExcluir
  6. Há 15 anos descubro os segredos do arcano de Deus que me são por Ele revelados pelo Espírito Santo.A bíblia é um tesouro infinito que Deus nos legou.Que maravilha é conhecê-la a cada dia.Mui bom este estudo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, o senhor pode explicar o porque da igreja católica ter manipulado a Biblia? SENDO QUE QUEM DECIDIA O QUE ERA APÓCRIFO OU NÃO ERA O CLERO DA ÉPOCA?

    ResponderExcluir
  8. pastor sem nem ti conhece mais glorifico o meu DEUS a sua vida que DEUS continui ti usando grandemente para gloria de DEUS

    ResponderExcluir
  9. Olá Pastor, bom dia e paz seja convosco!
    Comecei hoje minha perambulações pelo blog e, de antemão, posso adiantar que estou gostando muito.

    Que o altíssimo continue a usá-lo.

    Abraços;

    Rodrigo Neves.

    ResponderExcluir
  10. SOU UM DESVIADO , ERA DIACULO FUI OLHAR PARA AS PESSOAS, ESQUECI DE JESUS ACA'BEI ME AFASTANDO , ESSE ESTUDO ME ALIMOU MUITO, ADOREI , DEUS ABENÇOE OS PASTORES .

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso estudo,aprendir muitas coisas q ainda não sabia parabens pastor continui deixando Deus lhe usar com grande sabedoria e poder obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Benção de Deus...aprendi muito.. parabéns pastor...

    ResponderExcluir
  13. Ótimo parecer bíblico. Que Deus o ilumene cada dia mais para você continuar a transmitir o seu conhecimento com sabedoria.

    ResponderExcluir
  14. uauuuuuu, muito bom e importantíssimo.... que Deus te abençoe....

    ResponderExcluir
  15. muito bom esse estudo Pr. sou de TRAIRÃO-PA, hj teremos um culto abeçoado. Meu regente pediu que eu desse uma palavra sobre O DIA DA BÍBLIA. Sou jovem, mais tenho certeza que com esse estudo, DEUS irá falar com os irmãos através de mim !

    ResponderExcluir
  16. veronicasilva.silva895@gmail.com1 de dezembro de 2015 11:55

    Muito bom! !!! Obrigada pelo presente, Deus continue a bencoado.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.