Como a Bíblia chegou até nós?

Tema: DIA DA BÍBLIA

Bíblia antiga aberta

Hebreus 4.12 "porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes; e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas; e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

INTRODUÇÃO: O segundo domingo de dezembro foi escolhido pela Sociedade Bíblica do Brasil para ser o Dia da Bíblia. Vale a pena celebrar este dia em gratidão a Deus por nos enviar a sua Palavra.



Já pensou se não tivéssemos a Bíblia?

Vamos aprender algumas coisas importantes sobre a Bíblia (veja o slide):

A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16)
“sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (II Pedro 1.20)

A bíblia não é uma obra literária qualquer. Foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso ela é tão eficaz na vida das pessoas. O mesmo Espírito Santo que inspirou as pessoas a escrever também nos inspira na leitura revelando o sentido das palavras.
Você compreende a Bíblia quando lê?
Peça ao Autor da Bíblia, o Espírito Santo para te dar a interpretação na leitura!

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?

Escribas e Massoretas, estudiosos e tradutores trabalharam muito para preservar e traduzir a Bíblia. Por séculos a Bíblia era um livro difícil de ser encontrado. Era copiado manualmente e este trabalho durava meses ou anos. Por amor à Palavra de Deus, pessoas preservaram a Bíblia e chegavam a morrer por esta causa.
Você tem se dedicado à Palavra de Deus?
Dedique sua vida em amor à Bíblia!

A TRADIÇÃO ORAL

Antes, a Bíblia como livro não existia, era transmitida oralmente. Cada chefe de família tinha a responsabilidade de ensinar seus filhos a palavra de Deus como havia aprendido de seus pais. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6.6,7)
Você tem falado sobre a Palavra de Deus?
Em suas conversas, conte as histórias da Bíblia para as pessoas!

A BIBLIA ESCRITA

Os ensinos transmitidos nas famílias começaram a ser escritos assim que surgiu a escrita. Foram escritos em madeira, blocos de argila e principalmente em pedras (Êxodo 34:1, 27,28). Moisés foi o primeiro escritor da Bíblia.
Devido às dificuldades de carregar os escritos em pedra, principalmente no êxodo, começou-se a escrever em peles de animais e em papiro (casca de uma planta). Eram guardados em vasos de barro para durar mais tempo. Depois começaram a tratar o couro e costurá-lo, enrolando com duas hastes de madeira para dar firmeza e assim puderam condensar um livro inteiro em um só pergaminho.
Você tem carregado sua Bíblia?
Tenha a Bíblia na mão e no coração!

A BÍBLIA COMPLETA

A Bíblia não foi escrita em uma única edição como os livros atuais. Foi um longo processo para ficar completa, sendo necessário necessário:
    -mil e quinhentos anos para ser escrita;
    -40 pessoas em lugares, épocas diversas;
   -três idiomas (hebraico, aramaico e grego);
    -66 livros comprovados como inspirados.
Você já leu a Bíblia toda alguma vez?
Faça um propósito de ler toda a Bíblia!

DOIS TESTAMENTOS?

As duas maiores divisões da Bíblia são dois testamentos, pactos, contratos ou alianças. A primeira aliança de Deus com o homem foi através da Lei e nesta a humanidade fracassou sendo preciso a vinda do Messias para cumprir este contrato e firmar novo pacto com a humanidade.

Temos então uma importante subdivisão:
Antigo Testamento           e          Novo Testamento
39 livros                                         27 livros

Se você tivesse uma herança para receber leria o testamento?
Deus deixou a Bíblia como testamento das promessas que tem para nós!

A BÍBLIA ORGANIZADA

Os livros desta Biblioteca não estão dispostos aleatoriamente, mas foram bem oragnizados e podem ser distinguidos em grupos de acordo com o assunto, seu objetivo e forma de transmitir a mensagem.

-PENTATEUCO: Cinco livros da lei, escritos por Moisés;
-HISTÓRICOS: Livros que relatam histórias do povo de Deus ou da igreja;
-POÉTICOS: Livros escritos em forma de poesia;
-PROFÉTICOS: Livros de profecias escritos por profetas. Os maiores são os que escreveram mais e ou profetizaram por mais tempo. E os menores foram aqueles que escreveram menos ou profetizaram por menos tempo.
-EVANGELHOS: descrevem as palavras e atos de Jesus;
-EPÍSTOLAS: Cartas endereçadas às igrejas. O Apóstolo Paulo escreveu para igrejas específicas (dando o nome da cidade onde está a igreja) e as Gerais foram escritas por outros apóstolos (levam seus nomes) endereçadas a todas as igrejas.
-REVELAÇÃO: Descrição de sonhos e visões proféticas.

É importante saber desses grupos de livros na Bíblia para melhorar o entendimento da leitura. Você não lê um livro de poesias como se fosse um jornal, nem lê uma história como se fosse uma música. Deste modo ao ler o Pentateuco você sabe que está lendo um livro de leis e normas, os livros Históricos como experiências de vida do povo de Deus, os livros poéticos como canções e os Proféticos como anúncios de Deus através dos profetas. Assim também os Evangelhos devem ser lidos como uma notícia nova da vida do Messias ao mundo, o livro de Atos é um livro Histórico que deve ser lido como o início da história da Igreja, as Epístolas ou Cartas são mensagens pastorais às igrejas e o Apocalipse é um livro de Revelação sobre o futuro da humanidade.
Como você lê a Bíblia?
Procure ter mais conhecimento sobre a Bíblia!

A BÍBLIA IMPRESSA

Por serem muitos pergaminhos, era uma verdadeira biblioteca, daí vem o nome Bíblia = Biblioteca. Surgiu então a necessidade de juntar estes livros em um só volume. Isso só foi possível quando Gutenberg inventou a imprensa no século XVI e o primeiro livro impresso e encadernado foi a Bíblia.
Já imaginou se tivéssemos que carregar pedras para ler a Bíblia?
Aproveite a Bíblia impressa que você tem em mãos e leia!

A BÍBLIA DIVIDIDA

Com o tempo outra dificuldade foi encontrada: um grande livro contendo 66 outros livros sendo difícil para encontrar uma passagem.
versículos e capítulos da Bíblia

Foi necessário dividir:
-CAPÍTULOS por Stephen Langton em 1227;
-VERSÍCULOS pelo impressor francês Robert Satephanus em 1551.

Os números de capítulos e versículos foram acrescentados por impressores que desejavam facilitar a leitura bíblica.
Você sabe encontrar um trecho na Bíblia?
Aprenda a manusear a palavra de Deus!

E os livros APÓCRIFOS?

Os livros chamados apócrifos, palavra que significa ocultos ou não inspirados, não são aceitos pelos protestantes porque foram acrescentados no ano de 1546, mais de mil e duzentos anos depois que a Bíblia já estava completa. Estes livros são históricos, mas têm sua origem e conteúdo incertos.
Ninguém pode acrescentar ou retirar nada da Bíblia (Apocalipse 22.18,19).
Você pode ler a Bíblia confiado que seu conteúdo é original.

A BÍBLIA PERSEGUIDA

As Escrituras Sagradas foram perseguidas por muito tempo e até mesmo destruídas muitas vezes. Mas foi preservada por Deus e hoje temos em mãos a Bíblia toda organizada e de fácil acesso.
Ainda hoje há lugares onde a Bíblia não é aceita e muitos cristãos são perseguidos por causa do Evangelho. Países mulçumanos geralmente proíbem a entrada da Bíblia e os crentes se arriscam para ler um trecho das Escrituras.
Se houvesse uma perseguição você se arriscaria por amor à Bíblia?
Aproveite os tempos de liberdade que temos de ler e proclamar a Palavra de Deus!

Quem traduziu a Bíblia para o português?

O tradutor da Bíblia em português foi João Ferreira de Almeida, nascido em Portugal no ano 1628. Converteu-se aos 14 anos, sentiu o chamado de Deus para a tradução da Bíblia e começou a se preparar ainda com 16 anos, terminando sua tradução do NT em 1644. Por isso foi condenado pelo papa em 1661. Morreu em 1691 enquanto traduzia o último capítulo de Ezequiel e seu amigo Jacobus op den AKKer completou a tradução em 1694.
Ainda existem “2251 idiomas, representando 193 milhões de pessoas, precisam de uma tradução da Bíblia”.
Já imaginou se não houvesse a bíblia em português?
Aproveite a Bíblia em seu idioma e leia!

A BÍBLIA MODERNA

Hoje a Bíblia pode ser lida e ouvida de diversas formas: Pregação nas Igrejas, Bíblia em Braile para deficientes visuais, Pregação na TV, Bíblia para celular, Bíblia pra computador, Bíblias virtuais, Bíblia em áudio MP3 e diversos outros tipos.
Não existe desculpa para não ler e ouvir a Bíblia nos dias atuais.
Responda sinceramente: quantas bíblias e quais tipos você tem?
Use suas bíblias o máximo que puder e doe para outras pessoas!

A BÍBLIA ACESSÍVEL

Nunca a Bíblia foi tão fácil de ser encontrada como nos dias atuais.
”Não perguntes em teu coração: Quem subirá até ao céu?” ... “Porém que se diz? A palavra estáperto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, apalavra da fé que pregamos.”“E, assim, a févem pela pregação,e a pregação,pela palavra de Cristo” Romanos 10.6, 8 e 17

Bíblia aberta na mão

Curiosidade: Você já viu uma Bíblia assim? Antigamente a Bíblia sempre vinha em modelo tradicional com capa de couro preto, bordas laterais em vermelho e páginas brancas.
Veja o que significava:
Capa de couro preto: mundo em pecado
Laterais em Vermelho: o sangue de Jesus
Páginas Brancas: a luz da Palavra de Deus
A Bíblia fechada mostra a condição de trevas do pecador, mas quando abre a Bíblia, pelo sangue de Jesus é lavado e alcança a luz do Evangelho!

CONCLUSÃO

Em obediência ao mandado de Jesus precisamos “examinar as Escrituras” [João 5.39] e “manejar bem a Palavrada Verdade” [II Timóteo 2.15]. Por que a Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria.
Leia a Bíblia, ela é a Palavra de Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



ebook interpretação bíblica

E-book: Interpretação Bíblica 

Como Ler, Estudar e Compreender a BÍBLIA? Aprenda a ler, estudar, compreender a Bíblia de forma simples e prática. A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente. 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp