Encontre uma Pregação

26

Casamento dentro de quatro paredes

-Tema: CASAMENTO       Ouça: 
Marcos 10.6-9
-Introdução: A vida conjugal de um casal acontece principalmente quando estão ali dentro das quatro paredes de sua intimidade familiar. É dentro de casa, em seu quarto que mostram realmente quem são e como vivem como marido e mulher. Muitos casais vivem uma vida de aparência diante dos pais, amigos e sociedade, mas quando estão sozinhos a coisa é bem diferente. Por isso vamos comparar estas quatro paredes com quatro aspectos ou dimensões de um casamento de acordo com a vontade de Deus.
Como é seu casamento dentro de quatro paredes?
Vamos analisar o texto bíblico lido e aplicar a quatro bênçãos para o casamento:



1ª parede  da porta – bênção familiar: : v.7 “por isso deixará o homem a seu pai e sua mãe (e unir-se-á a sua mulher)”
A parede de onde fica a porta é a primeira visualizada para entrar no quarto do casal. Esta parede aplicaremos à bênção familiar. É por esta porta que o casal entra após receber a bênção dos pais para seu casamento. Também por esta porta só entram pessoas que você considera como membros da família.
No Antigo Testamento, o casamento era uma cerimônia basicamente familiar. Os pais dos noivos festejavam com suas famílias por sete dias. Ali diante dos familiares havia uma tenda para as núpcias e após receber a oração e bênçãos dos pais o casal entrava para a tenda nupcial de onde saíam com seu casamento consumado.
O casamento constitui a família, por isso deve vir em consonância com a bênção familiar. O casal precisa da bênção dos pais para ser felizes (Efésios 6.2). Tanto os sogros/as quanto os genros/noras precisam se honrar para ser abençoados. A família é uma bênção para o casal e a convivência deve ser equilibrada.
A porta do quarto deve estar aberta para a família, mas o casal deve saber a hora de fechar a porta para seu momento pessoal. Esta porta não pode ser fechada para não perder o contato e a bênção familiar, mas também não pode estar escarada para que o casal não perca sua privacidade.
Você tem buscado a bênção familiar para seu casamento?
Honre seus pais e sogros e seja abençoado por Deus!
                              
2ª parede da janela – bênção social: v.6 “porém, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher”
A parede onde fica a janela compararemos à vida social do casal. Da janela do quarto podem contemplar a rua e comunidade em geral. De fora também são contemplados por todos.
A atração de um homem e uma mulher entre si é algo que Deus criou para unir um casal e formar a família. Este magnetismo conjugal deve ser assumido por ambos para que se realizem emocionalmente.
Antes de casar, o homem e a mulher que por natureza se atraem, não podem esconder seus sentimentos um do outro nem de ninguém. Ambos devem assumir publicamente seu amor e atração um pelo outro com algo que é natural, verdadeiro e que não têm de que se envergonhar por ser da vontade de Deus para suas vidas.
Também é necessário obedecer as leis e autoridades instituídas (Romanos 13.1). O Casamento Civil é uma forma legal de prestar contas à sociedade de que o casal está em comum acordo com esta aliança. A certidão do casamento serve como uma cortina que protege a janela do casal contra infiltrações andejadas para interferir na intimidade conjugal. A convivência social também é uma bênção desde que o casal saiba escolher amizades que edifiquem sua vida.
O ladrão [satanás] tem arrombado muitas casas entrando pela janela dos quartos de casais para destruir a família. Por isso o casal deve saber a hora de abrir ou fechar a janela de sua convivência conjugal para não ter interferências indesejadas. Ao mesmo tempo que não podem se isolar da sociedade, também não podem ter vida social excessiva que sufoque sua privacidade.
Você já recebeu a bênção social sobre seu casamento?
Regularize seu relacionamento e equilibre a vivência social!

3ª parede da cama – bênção sexual: v.8 “com sua mulher serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne”
A parede onde fica encostada a cama de casal pode simbolizar o local mais íntimo de um casal, onde vivem sua união. A vida sexual dentro da bênção do casamento não é pecado. Muitos pensam que o pecado cometido por Adão e Eva foi o sexo, mas isso é mentira do romanismo que  incutiu culpa durante muitas gerações. Assim que Deus criou o homem e a mulher, ordenou que “crescei e multiplicai” (Gênesis 1.28).
Muitas pessoas, principalmente mulheres sentem culpa ou falta de prazer pela relação sexual por causa de pecados cometidos no passado. Em alguns casos isso é por falta de informação ou exposição a abusos de pessoas próximas. As decepções amorosas também prejudicam um novo relacionamento. Por isso é preciso delimitar o espaço íntimo do casal e não aceitar quaisquer interferências negativas, seja do presente ou do passado. Mas para o casal cristão é preciso sempre lembrar que seus pecados foram perdoados desde que “está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
A cama é o Altar do casal. O leito é um lugar de amor, conversar, compartilhar, rir e chorar juntos. Por isso “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula” (Hebreus 13.4). A cama não é lugar de discutir problemas da família, trabalho, igreja ou amigos. Aconselho o casal nunca ‘sujar’ seu leito com indisposições externas. Não traga seus inimigos e problemas para sua cama.
A cama é um lugar de luz. Por isso Jesus disse para não esconder a luz debaixo da cama (Marcos 4.21). Ali um não precisa ter vergonha do outro. A verdade deve ser dita sem medo nem preconceito. E porque não a cama se o lugar de oração do casal? A oração santifica o matrimônio.
Você sente que a vida sexual é uma bênção em seu casamento?
Acenda a luz de Jesus sobre sua cama de casal.

4ª parede do canto – bênção espiritual: v.9 “portanto o que Deus ajuntou não separe o homem”
Todo quarto tem uma parede ou um canto. Esta parede vamos colocar como um lugar para a vida espiritual do casal. Se há uma parede com uma porta para a bênção familiar, uma parede com janela com a bênção social, uma parede para a cama como bênção sexual, também precisamos de um lugar para cultivar a espiritualidade. Numa casa há lugar para tudo, então não pode faltar um lugar de oração.
Jesus mandou “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6.6) e o rei Ezequias quando quanto recebeu a notícia de que estava mortalmente doente e que deveria “colocar em ordem tua casa” sua reação foi ali mesmo em seu quarto “virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor” (Isaías 38.1,2).
A Igreja exerce seu papel sacerdotal abençoando o casamento. O casamento religioso é uma bênção para a vida do casal que inicia seu lar a partir do altar de Deus. Quando um casal vem à casa do Senhor receber a bênção sobre seu matrimônio, volta para sua casa e ali em seu quarto devem dar continuidade a esta bênção através da vida de oração. O casal deve resolver seus problemas de joelhos e com as mãos dadas.
O casamento poderia ser definido como ‘Escola do Amor’. Amar alguém que é igual ou que não está perto de você seria algo muito superficial. Mas viver em amor constante com uma pessoa que você sabe todos os defeitos e suporta seu temperamento todos os dias é um grande desafio. Por isso a vida espiritual deve ser nutrida, pois quando faltar o amor ‘éros’ entre o casal, Deus supre com seu infinito Amor Ágape.
Você tem cultivado sua vida de oração com o/a esposo/a?
Ore ao Senhor em seu quarto de casal e alimente seu relacionamento com o Amor de Deus!

Deixe Jesus entrar nas quatro paredes de seu casamento!
-CONCLUSÃO: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” Salmos 127.1
A vida conjugal precisa de tempo e espaço para que o amor e convivência sejam cultivados até frutificar. Dentro de quatro paredes o casal encontra seu espaço e seu tempo de intimidade. Muitas vezes as paredes do quarto estão arrombadas ou inacabadas. Por isso é preciso edificar a casa com ajuda do Senhor (Salmos 127.1).
O casal precisa levantar as paredes da bênção familiar, da bênção social, da bênção sexual e da vida espiritual para ter sua intimidade protegida e sua felicidade garantida.
Você tem vivido bem entre as quatro paredes de seu casamento?
Fortaleça sua vida conjugal começando pelo seu quarto!

26 comentários:

  1. Sou esposa de pastor e tenho dificuldades em minha vida conjugal, pelo fato de haver sofrido um estupro aos meus 13 anos, eu simplesmente não sinto desejo em manter relação sexual com meu marido, sei que peco agindo assim. Tenho orado a respeito disso, Deus já curou muito minha alma neste sentido mas sinto que ainda tenho reservas. Estamos casados a 6 anos, tirando esta situação nosso casamento é maravilhoso.
    Obrigada por este estudo é uma benção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeto minha irmã é muito difícil encará esta situação,porem não pode isso abalar a estrutura do seu casamento;continue orando pedindo a graça de Deus pois Ele vai tirar as reservas que vc diz que tem.
      um abraço.
      Pr. Elpidio

      Excluir
    2. sim, continue orando pesa a Deus para te libertar deste mau que você carrega consigo, pois sei que essa e uma ferida que aparenta nunca se apagar. Deus tem o pode de fazer com que essa cicatriz no seu coração só seja algo para você levar com experiencia de vida. converse com seu marido, faça se entender o como é difícil viver com essa macula, e liberar perdão. #vidacomDeus. Fernando Guimarães

      Excluir
    3. Cara irmã em Cristo. Sou Pastor e quase 15 anos tenho acompanhado diversos casais tanto em momento bons como em momentos ruins nesta trajetória da vida conjugal. É terrivelmente interessante, que exatamente quando você se decidiu a ser feliz através do matrimonio e quando paracia estar bem, os fantamas começaram a te perseguir a tal ponto a fazer a vida conjugal quase impossivel. Em casos como o seu de abuso sexual na adolescencia, por mas que nós pastores tenhamos experiencia para lidar com diversos problemas, nem todos nós estamos em condição ou preparados para lidar com este tipo de problema de forma profissional. Nós somos profissionais na aréa espiritual, porém não na aréa psiquica. Meu conselho para voce como Pastor é: Não comente o problema com o seu esposo no momento, nem todos os esposos estão preparados para lidar com este tipo de problemas. Procure um Psicologo cristão e faça uma terapia com um profissional na aréa psicologica e depois, talvez ... converse com o seu pastor, porém observe primeiro, se ele tem suficiente sensibilidade para lidar com problema deste tipo. Voce pode conversar com ele relatando o fato parecido com teu, invente um caso de alguem e faça como vc estivesse pedindo conselho como fazer para vc ajudar esta pessoa, mas se poupe e se proteja. Tenho certeza que com ajuda profissional e principalmente com a ajuda de Deus voce consiguira dar a volta por cima e salvar o teu matrimonio. Ivan Fernandes

      Excluir
  2. Como sempre é muito bom este estudo, sinto que Deus tem seus vasos para ajudar a muitos nesse assunto,eu estou muito feliz em minha familiar e conjugal estou sempre sendo realizado sexual grças á Deus po risto.

    ResponderExcluir
  3. ESTOU CASADO A 8 MESES, E MEU CASAMENTO ESTA TODO DANIFICADO, EU E MINHA ESPOSA ESTAMOS BRIGANDO MUITO, QUASE NAO ESTA MAIS TENDO RESPEITO ENTRE NOS. JA CHEGUEI ATE OLHA PARA OUTRA MULHER, MAIS NÃO QUERO QUE MEU CASAMENTO SE ACABE. PESSO HORAÇÃO E AJUDA PASTOR.

    ESSE ESTUDO E MUITO BOM, VOU TENTALO SEGUIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amados a paz,sugiro que possam participar do curso casados para sempre.É muito bom e vai tratar em todas as aerea so seu casamento com certeza.
      Em varias igrejas tem sido aplicado.

      Excluir
  4. voce deve converssar com o seu parceiro e tentar resolver com ele.


    ResponderExcluir
  5. no inicio eu e minha sposa brigavmos muito,ate o dia q dscobri q se um nao quer dois nao briga.casamnto e renuncia vc tem q crucificar algo p agrada-la (lo) .afinal dois bicudos nao se bjam.alguem ai tem q da o braco a torcer sim ou nao.felicidads p vcs......

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Belo esboço de pregação. Que Deus continue te inspirando cada vez mais, principalmente nessa área familiar.

    ResponderExcluir
  7. Preciso de oração, pois meu casamento de 20 anos esta desmoronando, esta complicado viver com ela. Coração endureceu o amor esfriou, ela não sente mais nada. Estou triste com isso, preciso de ajuda e aconselhamento.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz!!!
    Posso dar uma dica, não sei se a irmã já passou por cura interior, é um trabalho importantissimo para cancelar situações que marcaram negativamente.

    ResponderExcluir
  9. ola querido pastor,gostei muito deste estudo,sou esposa de um pastor e tenho enfrentado serios problemas pois meu esposo tem deixado que problemas relacionados á igreja venha interferir em nossa relação,estou indecisa ,não sei o que fazer,ja estou casada a 13 anos e parece que o amr ja se acabou pois nunca me senti amada e respeitada pelo meu esposo .o que faço pastor?se puder me ajude ficarei grata

    ResponderExcluir
  10. pastor sou evangélica e meu marido também, mas não sei se pelo fato de ele ser mais novo que eu ,ele seja imaturo e só pensa em gastar e nunca em ajuntar, ele também me humilha e até fala em me bater as vezes não o amo e penso em desistir do meu casamento me sinto muito cansada pois ele ouve a palavra e não muda e o pai dele também trata mal a mãe dele e não é evangélico.

    ResponderExcluir
  11. Que o SEnhor continue lhe abençoando meu amado. Muito agradável ler as bençãos de Deus em tua vida aqui. Glória seja dada à Deus.

    ResponderExcluir
  12. RONALDO OLIVEIRA 11 DE AGOSTO DE 201317:15
    DEUS E MARAVILHOSO PORQUE TUDO QUE ELE DETERMINAR A UM CASAL PARA SER FELIZ DIANTE NAS SUAS PROMESAS, ELE ABENÇOARA, PORQUE JESUS UNIFICARÁ TODO TEU AMOR PARA VIDA ESPIRITUAL; O CASAMENTO SEM A PRESENÇA DO SENHOR JA MAIS SERA MUTIPLICADO SEU AMOR, PORQUE DEUS ELE E O CONTROLE DE TUDO PARA UM CASAL FELIZ.ABRA SEU CORAÇÃO E ACREDITE QUE DEUS PODE FAZER MUITA MARAVILHA DO SEU
    CASAMENTO SO BASTA ESTA EM COMUNHÃO COM DEUS.

    ResponderExcluir
  13. paz e senhor a todos,me chamo adriane eu e meu esposo somos lider de casais,numca trabalhamos assim na obra de DEUS se fomos chamados e porque deus viu algo diferenciado em nos,mas estamos co dificuldades para trabalhar nao sabemos por onde comesar por favor nos ajude,como fazer
    DEUS ABENÇOE VOCES MUINTISSIMO

    ResponderExcluir
  14. Graça e Paz para os Irmãos
    Tenho dificuldades em meu casamento pôs já fui traída de versas vezes e com este estudo sei que vou fortalecer meu casamento por sei que DEUS É FIEL para cumprir suas promessas Hoje mais do que nunca sei que Deus mim Ama e está sempre comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queridos irmãos a biblia relata no livro de joão 10 v10 que o diabo não vem se não matar roubar e destruir
      mais no livro de tiago fala rezisti o diabo e ele fúgirá de vós meus queridos irmãos se voces feicharem as breichas e rezistir o diabo na palavra no jejum e na oraçães todos diabos e demónios dos enferno vai te que fúgir de todas areas da sua vida porque o nosso Deus vala pela as suas palavras para faze-las compri fica todos na paz do senhor jesus

      Excluir
  15. Louvado seja Deus!!! Que tremendo esse estudo! Que o Senhor continue te abençoando servo do Altissimo.

    ResponderExcluir
  16. Esse estudo e muito bom! Espero q Deus continue abencoando minha casa e meu casada q ta praticamente destruido mais tenho fe q Deus vai liberta eu e meu esposo d tanta sujeira q alem d algumas pessoas fazerem pra nosso casamento acabar Jesus Cristoe maior em nossas vida...

    ResponderExcluir
  17. QUE ESTUDO BOM DEMAIS EU APRENDE MUITO COM ESSE ESTUDO

    ResponderExcluir
  18. bom dia pastor,gostei mto dsse estudo espero q este estudo sirva como flexa no coração da minha esposa,pois sou casado a 2 anos e a minha vida sexual com ela é como de alguém q é casado a mais de 40 anos ,quase não temos relações sexuais ,e quando temos chega uma vez por mês e eu tenho 29 e ela tem 27.....chego a ta cansado pois tento viver bem mas não consigo pois isso me incomoda as vezes pra saciar minha vontade tenho q m masturbar sei q é pecado só q ela não c importa.......pesso orientação do senhor pois não tenho ninguém pra conversar sobre isso c puder m ajudar eu agradeço.......meu email é marcos.antonio1984.ms@gmail.com.......obrigado fica na paz do senhor

    ResponderExcluir
  19. nao sou casada mais gostei muito da pregaçao hoje eu tenho medo de mim relacionar com alguem por que ja fui traida e ja brincarao muito com o meu sentimento nem em pessoas que se dis evangelicos nao da pra confia alguns sao lobos vestido de ovelhas com abiblia debaixo dos braços enganando as pessas e vivendo com dus mulher ao mesmo tempo pregando a palavras de deus nao sao todos alguns anonimo 21 fevereiro 20014 1;50

    ResponderExcluir
  20. essa pregaçao e muito importante principalmente para aqueles que nao querem ir no mundo da prostituiçao

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...