7

A vitória sobre o medo

-Tema: MEDO
João 18.1-11
-Introdução: Jesus veio ao mundo e venceu todas as barreiras possíveis para nossa salvação. Ele suportou frio, calor, fome e sede no deserto, além disso, expulsou demônios, curou doenças incuráveis, rompeu até mesmo com as leis da natureza andando sobre as águas e mandando a tempestade acalmar. Também controlou as leis da física ao transformar água em vinho, bem como multiplicar pães e peixes. Jesus passou por todos os testes possíveis e foi aprovado em todos.
Por fim Jesus teria que vencer a morte ao enfrentá-la e ressuscitar ao terceiro dia. Mas antes, quis mostrar de uma vez por todas que já tinha vencido o medo. O medo é um incômodo emocional que provoca ilusões fazendo as coisas parecerem piores do que realmente são.
Basicamente existem três tipos de medo:
-Temor natural: preserva do perigo.
-Temor referencial: para com Deus, com Pais e Autoridades. Preserva do pecado.
-Temor (medo) escravizador: destrói a pessoa (fobia ou terror)[1].
O ser humano tem em si um instinto de defesa ou noção de perigo que serve para protegê-lo. Mas o medo é uma insegurança sentida quando a pessoa se sente ameaçada por algo. Medo gera ansiedade, traumas, complexos e fobias. Muitas pessoas são dominadas pelo medo. Contudo o medo muitas vezes é invisível. Uma perturbação interior que agiganta o perigo.
O medo destrutivo se caracteriza principalmente por:
-Ansiedade excessiva;
- Não ter razão objetiva; 
- Não tem base na realidade concreta; 
- O próprio paciente sabe ser absurdo o que sente; 
- Provoca uma aflição (ansiedade) desmedida e 
- É acompanhado de sintomas físicos (falta de ar, suor excessivo, dores, etc)[2]
O medo pode vir do passado que persegue a pessoa e não tem como voltar atrás ou até mesmo de algo do futuro que nem sabe se realmente vai acontecer. As reações do medo podem ser tanto paralisar a pessoa quanto levá-la a ser ofensiva tentando ocultar seu medo.
Antes de existir o pecado, não havia medo. Quando o homem e a mulher estavam no Éden e tinham comunhão com Deus, o Senhor encontrava-se com eles todos os dias ao entardecer para que não se sentissem sozinhos. Mas quando pecaram, sentiram-se desamparados, fugiram, se esconderam, começaram a ver ‘o bem e o mal’ e sentiram que estavam nus, ou seja, desprotegidos. O medo não é da vontade de Deus. Satanás tem usado o medo como uma de suas mentiras para ameaçar e escravizar vidas. Por isso é importante desmascarar e desfazer estas mentiras porque "para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo" (I João 3.8).
Como vencer o medo?
Vamos aprender com Jesus, como Ele venceu o medo por nós:

1- Reconheça seus limites: v.1-4
O primeiro passo é reconhecer que tem medo e desejar vencer.
Jesus foi para um lugar que Ele conhecia. Queria estar e território que lhe fosse familiar. Ali naquele jardim era seu lugar de oração. Também escolheu bem com quem estaria ali e sabia o risco que corria de ser encontrado por Judas e seus inimigos.
Fazendo isso, Jesus reconheceu seus limites:
-físicos/territoriais: procurando um local que lhe fosse peculiar;
-pessoais/relacionais: sabendo com quem queria estar e a quem poderia enfrentar;
-emocionais/espirituais: se preparou através da oração e avisando seus discípulos;
Talvez você pense que Jesus, sendo Deus encarnado, sabia tudo o que devia acontecer (v.4) e por isso teve condições de enfrentar. Mas imagine você se soubéssemos mesmo os problemas que vamos enfrentar no futuro como percas, doenças, por exemplo? Ficaríamos mais ansiosos e medrosos ainda. Entretanto Jesus que tinha certeza do que lhe sobreviria, mesmo assim enfrentou o medo e teve coragem.
Mesmo com nossas limitações humanas, nós temos condições de avaliar nossos limites. Não vá enfrentar o inimigo em território desconhecido. Procure relacionamentos que possam nutrir suas emoções. Reconheça suas fragilidades para vencer “porque quando sou fraco que sou forte” (II Coríntios 12.10). O inimigo muitas vezes quer que você ignore o pecado para ser enganado por ele.
Você tem reconhecido suas limitações?
Reconheça suas dificuldades e seja forte para vencer!
                              
2- Exerça autoridade do nome de Jesus: v.5-9
Quando Jesus disse ‘Sou Eu’, o mesmo Deus que se revelou a Moisés no deserto quando perguntou o nome de Deus “disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros” (Êxodo 3.14). Neste momento Jesus estava invocando o próprio nome de Deus. Por isso quando Jesus disse ‘Sou Eu’, os soldados caíram por terra.
Sabemos que o nome de Jesus tem poder e autoridade sobre todas as coisas “porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12). O próprio Jesus prometeu que “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.14). Então podemos pedir em nome de Jesus para vencer o medo e usar o poder deste nome para superar traumas.
Davi também enfrentou um inimigo temível por todos. Tentaram lhe dar uma armadura de guerreiro, mas Davi reconheceu seus limites e viu que com aqueles aparatos não seria ele mesmo, então resolveu enfrentar o gigante “em nome do SENHOR dos Exércitos (I Samuel 17.45). Foi por causa da autoridade do nome de Deus que Davi teve condições de vencer o gigante amedrontador com apenas uma pedrinha.
Todas as vezes que surgir um medo, declare que ‘em nome de Jesus’ você pode vencer e o medo cairá por terra. Jesus ergueu a cabeça para se entregar voluntariamente àqueles soldados por nós, isso porque tinha dignidade para se mostrar puro diante de Deus. Por isso Jesus nos prometeu que nunca nos deixaria só (João 14.18) e que está conosco “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20). Então quando estiver sozinho e com medo, chame o nome de Jesus que Ele vai te ajudar.
Você tem exercido autoridade no nome de Jesus?
Clame o nome de Jesus que tem poder de derrotar todo medo!

3- Cuidados com reações negativas: v.10,11
Pedro também sentia medo e ao ver os soldados caídos, aproveitou a posição indefesa deles e num ato de falsa coragem, ou covardia, cortou a orelha do que estava mais perto. Jesus reprovou a reação de Pedro e curou a orelha do homem (Lucas 22.51).
O medo muitas vezes provoca reações violentas e impensadas. Pessoas violentas frequentemente vieram de um clima de medo. O diabo sabe que se você não vai errar voluntariamente, você pode errar por reação sendo pego de surpresa numa armadilha.
Jesus disse a Pedro ‘mete a espada na bainha’ (v.11), ou seja, acaba com esta raiva dentro de você. Se desarme! Você está com medo de quê? Eu estou aqui pra te guardar e não perderei ninguém.
Uma pessoa dominada pelo medo fere quem está a sua volta. Muitos maridos, por medo de perder o poder sobre a esposa, ferem a mulher ‘cortando sua orelha’ ao falar palavras duras com ela e depois a esposa ‘não ouve’ mais as demonstrações de amor do esposo. Mulheres que ‘cortam a orelha’ do esposo com críticas contínuas e exigências demais, fruto do medo de não ser amada e então o esposo não consegue mais ouvir a mulher. Quantos pais ‘cortam as orelhas’ dos filhos quando criticam a igreja, irmãos e pastor e quando as crianças crescem não conseguem ouvir uma pregação ou ir à Igreja. Filhos têm as ‘orelhas cortadas’ pelos pais quando estes falam de Deus na igreja, mas falam coisas desagradáveis em casa e depois não conseguem mais ouvir seus pais.
As reações negativas são fruto do medo e provocam medo. Aquele soldado que já tinha caído ficou apavorado até que Jesus o curou e ele ficou maravilhado. Se alguém ‘cortou sua orelha, Jesus está aqui ara te curar! Se você tem tido reações negativas, ‘mete a espada na bainha’, pare de se defender, confie em Jesus e “não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.21).
Como você tem reagido quando está com medo?
Evite reações negativas, peça a Jesus para te curar!
Jesus te ajuda a vencer o medo!
-CONCLUSÃO:
A Bíblia traz 365 vezes a expressão “não temas” para garantir que todos os dias Deus estará conosco para nos ajudar. Então quando algo te amedrontar, lembre-se do que o Senhor te diz: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel (Isaías 41.10). Se você é um servo do Senhor e está com medo de servir a Deus, lembre-se que Deus te garante “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares (Josué 1.9). 
Foi num jardim que a humanidade perdeu sua intimidade com Deus e começou a ser dominada pelo medo e também num jardim que Jesus derrotou o medo dando a oportunidade para ser livres. Se você está lutando contra o medo, reconheça seus limites, lute usando o poder do nome de Jesus e evite reações negativas que trarão consequências ruins pedindo a Jesus para te curar. Volte para o Jardim de Deus e você vencerá o medo.
Você gostaria de vencer o medo?
Jesus está contigo para te guardar!
OUÇA: 


[1]http://www.scribd.com/document_downloads/direct/52107260?extension=pdf&ft=1333846063&lt=1333849673&uahk=xyZltCHRO6IeS9rli3YmpziOunk
[2] http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=321&sec=35
COMPARTILHE esta Pregação:

7 COMENTE!

esta mensagem é realmente avivada para a vida de todos nos que somos cristão..

Respostas

Mensagem perfecta para mim nesse momento. Que ela renga um alcance major a todas as pessoas que Passamaquoddy por momentos de medo e inseguramca. Em nome de Jesus ! Amem

Respostas
Thaiza de Cássia mod

Mensagem maravilhosa!Perfeita p nos ajudar a vencer o medo.

Respostas

gostei muito da mensagem, pois sempre que sou chamado para pregar a palavra de deus eu fico com medo e com nervosismo.

Respostas

Muito boa essa mensagem, gostei, q Deus continui lhe usando.

Respostas

amei esse estudo, vou pregar isso na minha célula :D

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!