20

Desmascarando seitas e heresias

-Tema: SEITAS E HERESIAS
“Para que não sejamos como meninos agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia dos que induzem ao erro” 
Efésios 4.14
-Introdução: Jesus avisou que nos últimos tempos surgiriam falsos profetas e falsos cristos (Marcos 13.22). Por isso é muito importante saber o que é certo ou errado para não sermos enganados. 
Como descobrir uma heresia ou seita?
Alguns ensinamentos importantes para não ser enganado:

Conceitos:        
- RELIGIÃO: (re-ligare) significa religar, com o propósito de ligar novamente o homem a Deus “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23)  (re-eligere), significa reeleger, escolher a Deus novamente (conceito de Agostinho).
DOUTRINA: A palavra Doutrina significa ensino (Didaquê). A Bíblia é a doutrina e ensinamento de Deus.
Existem 3 tipos de doutrinas:
A doutrina de Deus: A Bíblia (Tito 2.1 e 10);A doutrina dos homens: Extra bíblica (Mateus 15.9 e 16.12);A doutrina de demônios: Antibíblica (I Timóteo 4.1 e Tiago 3.15).
HERESIA: Um falso ensino; doutrinas não bíblicas ou distorções da doutrina bíblica (I Timóteo 2.1- e 3.15-17).
SEITA: Um grupo de pessoas com um pensamento comum, ou um partido.
    Podemos também chamar de seita um grupo que ensina heresias

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA:
“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”.  Apocalipse 22.18,19
As seitas sempre aumentam ou omitem alguma coisa a respeito da verdade, somando, diminuindo, multiplicando ou dividindo, veja:
+ ADIÇÃO: Quando adiciona alguma coisa à Palavra ou não se restringe a ela, acrescentando argumentos extra bíblicos.
- SUBTRAÇÃO: Quando diminui ou omite alguma coisa da Bíblia,   acerca do próprio Deus ou da  Trindade, com  um  evangelho  incompleto.
x MULTIPLICAÇÃO: Heresias que vão além do que está escrito e com interpretações extremistas, dando importância demasiada a  apenas alguns assuntos de seu interesse.
/ DIVISÃO: Dividem a sua fidelidade entre Deus e a organização religiosa, servindo a dois ou mais Senhores e se separam como se fossem  os únicos salvos.

TIPOS DE RELIGIÕES:
   Existem três tipos de religiões de acordo com suas crenças e deuses:
1) MONOTEÍSMO: a crença na existência de um único Deus.
2) POLITEÍSMO: crê em vários deuses e em deuses específicos para cada coisa e lugar.
3) PANTEÍSMO: acreditam que deus está em toda parte e tudo o que vêm é deus.
Obs: Nós cristãos somos monoteístas, pois o nosso Deus embora seja Trino é um só.

CLASSIFICAÇÃO DAS SEITAS:
a) Pseudocristãsfalsas igrejas que se dizem cristãs. Alguns grupos são formados com o nome de Igreja, mas são muito diferentes e não se misturam às outras igrejas.
b) Religiões de mistério: seitas secretas, onde seus seguidores precisam guardar segredo do que acontece nas suas reuniões.
c) Espíritas: seitas que cultuam e invocam espíritos e acreditam na reencarnação.
d) Orientais: grupos místicos de culturas orientais, como o budismo por exemplo.
e) Afro-brasileiras: religiões ligadas à umbanda ou candomblé que vieram para o Brasil trazidas pelos escravos e seus ensinos se misturaram ao folclore e crendices populares.

 “Julgai todas as coisas e retende o que é bom” I Tessalonicenses 5.21 


COMPARTILHE esta Pregação:

Imprimir

20 COMENTE!

Sempre de excelência que deus continue abençoando

Respostas

Boa tarde a todo sou da assembleia de Deus e ouço a radio dos adventista do 7° dia me faria algum mala minha fé ouvi-las? devido algumas vezes eu ouvi sua pregações e ficar meio confuso mas não dou muita importância as pregações deles, seria errado o que eu estou fazendo.

Respostas

que Deus abençoe grandiosamente.

Respostas

Quero somente salientar que também Jesus no seu ministério publico foi rido pelo judeu daquele tempo por mentiroso,louco,servo de belzebu... mas não era de ser diferente,porque,eles foram criados dentro de uma tradição desde muito tempo;quando veio Jesus pregando a essência da graça julgaram erroneamente o Senhor...
A congregação Cristã prega uma doutrina simples e oriunda do Espirito santo...simples e objetiva como foi nosso senhor Jesus... se conhece-la saberá que somos um povo feliz no Espirito santo...propomos não cobra para pregar a palavra como. O apostolo Paulo...mesmo sabendo que temos esse direito pelas escrituras,mas para termos desprendimento para com todos e não ser pesado a ninguém...não persuadi-lo ,mas somente que não venha ser achado lutando contra o caminho do Senhor Jesus. Deus te abençoe tu e tua família.

Respostas

Das seitas pseudo-cristãs concordo quando o irmão citou os Mórmons, os Testemunhas de Jeová e os Meninos de Deus. Porém não concordo chamar os Adventistas do 7º dia e a Congregação Cristã de seita, pois estas duas correntes estão dentro da corrente PROTESTANTE!
Como assim? De acordo com a História antes do surgimento da Igreja Adventista do 7º dia, já haviam outras igrejas cristãs evangélicas pré-reformas que já guardavam o sábado. Como as Igrejas de Deus do 7º dia e os Batistas do 7º dia. Quando a Igreja Adventista surgiu foi dentro de um movimento da Igreja Batista, pois Guilherme Miller era cristão Batista e todos os seus seguidores. A Igreja Adventista é de origem PROTESTANTE e mantêm mais o puro Protestantismo Histórico do que mesmo algumas outras Igrejas ditas puramente evangélicas.
A Congregação Cristã no Brasil não é uma seita, pois possui os mesmos princípios que uma denominação Cristã possui, é de origem PENTECOSTAL como a Assembleia de Deus e Deus é Amor, porém mais rígida em seus costumes, herdados dos irmãos menonitas, da congregação dos irmãos e do credo Valdense, pois as Igrejas pré-reformas as mulheres realmente costumavam usar o véu nos cultos. Algumas pagavam o dízimo e outras não.

Agora as Testemunhas de Jeová e os Mórmons não possuem origem alguma dentro da religião protestante e negam alguns princípios fundamentais como a Divindade plena de Jesus e sua humanidade, também a manifestação do Espírito Santo, na crença da salvação por meio da FÉ SOMENTE!

Shalom Alehe! Paz seja convosco!

Respostas

a paz do senhor .. porque a congregação crista no brasil é uma ceita fiquei curioso

Respostas

Fico pensando Deus criou todo o universo, todas as criaturas nele, fez o homem a sua imagem.
O universo e tudo que esta dentro dele não seria uma parte de Deus?

Respostas

Sobre o Adventista do setimo Dia em guardar o sábado não há problema. Sugiro que você pesquise sobre sua fundadora Ellen G. White, a qual escreveu seu próprio "Evangelho" e que os adventistas seguem piamente.

Respostas

só o que eu tenho a dizer é que naquele dia DEUS revela´ra quen o serve e quen não o serve mateus cap7v21 o dia de sua vinda está proximo acautelaivos para que nimquem vós engane porque si possivel enganára até os escolidos DEUS é fiel e justo e quem podera escapar de sua mão o justo ou o injusto a palavra de DEUS é para quem as ouve e pratica e não somente ouvintes.

Respostas

amigo explica que somos monoteista,a pesar de DEUS SER TRINO? MONO É UM TRINO É TRES

Respostas

A todos boa noite, seita= grupo religioso, heresia= o que esse grupo prega. pois bem, se só na minha igreja é que existe salvação e todas as outras precisam se converter a minha, ou meus ensinamentos dados dentro da minha organização= seita e heresia, ficou claro.

Respostas

Prezado Lazaro, Somos monoteístas. Deus Trino significa que são três pessoas em um só Deus ou um Deus em três pessoas. Ilustração do ovo: Tem a gema, a clara e a casca, mas é somente um ovo, não três ovos. Assim é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que formam apenas uma divindade. Eles são um em essência, poder, glória, santidade, etc. O filho não é Deus sem o Pai e o Espírito Santo, o Pai não é Deus sem o Espírito Santo e o Filho, o Espirito Santo não é Deus sem o Filho e o Pai. É realmente um grande mistério, mas, é isso aí. Grande abraço!

Respostas

Meu querido Fabio, como Pr.da Ass de Deus quero aconselhar a ler só a Biblia e estudar na escola dominical da sua igreja. Evita outras denominações. O 7 dia é uma seita.Que Deus te ilumina sua mente. Esta é minha oração.

Respostas

A paz do Senhor meu amado?Mono,é porque cremos em um só Deus,ou seja a existênçia de um só Deus trino porque a trindade santa é uma só.

Respostas

Existem inúmeras seitas cristãs no mundo. Também existem outras religiões e conhecimentos que têm seus livros e ensinamentos. Todos reivindicam para si a autoridade de serem os escolhidos por Deus, de estarem com a verdade e quase em sua totalidade, ao reivindicarem isso, também alegam serem as únicas guardiãs, o único caminho e que todos os demais estão errados.
Pergunto: O que qualifica a bíblia como tendo esse privilégio?
Minha pergunta não tem caráter de desmerecer a fé dos outros nem muito menos debochar. Uma pergunta sincera e objetiva, para a qual gostaria de obter uma resposta simples e direta, se for possível.
Peço a fineza de responderem diretamente ao meu e-mail|
franciscom.gomes@bol.com.br
Obrigado

Respostas

vamos acabar com a religiosidade,com os titulos,pois Jesus virar arrebatar a sua noiva,que e o corpo de Cristo,a igreja,vamos pregar o principio de amar o proximo,como a si mesmo e DEus sobre todas as coisas,pois a religiao nao salvara ninguem,e sim Jesus,quando jesus voltar ate os falsos profetas que nao pregam a verdade,sabendo da verdade vera o poder de DEUS

Respostas

Monoteísmo= crença em um Deus!
Tri-unidade= três manifestações em um só Deus. Espero ter ajudado!
Graça e paz!

Respostas

E unicismo e seitas pode alguém me responder, pois nós acreditamos num só Deus porque ele não mandou ele mesmo veio certo. Os unicista só não fala em nome do pai do filho e do espírito santo mais crê que os três são um. Me responda por favor.

Respostas

Seria um problema se negarem o Filho, o Pai ou o Espírito (I João 2.22,23).
Mas se for apenas uma forma de entender o Deus único, tudo bem.

Quem tiver mais informações sobre o Unicismo pode colaborar.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!