Quebra de maldições na família

Tema: FAMÍLIA

casa pessoa quebrando correntes

Provérbios 26.2 “Como o pássaro que foge e como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem motivo não se cumpre.”

Introdução: Vivemos em um tempo em que as pessoas assumem o compromisso de um lar sem estar preparados para isso. Juntam-se duas pessoas sofridas e imaturas resultando em ferimentos mútuos. Com o tempo um começa a falar coisas desagradáveis com o outro e isso pode se tornar uma maldição para a família.
O texto de provérbios compara a maldição com um pássaro que foge sem saber para onde vai. Isso porque na hora de falar ‘besteira’ a pessoa está apavorada e nem percebe para onde está fugindo. É como um passarinho que não sabe par aonde ir. Também como uma andorinha que voa errante parecendo não entender o que está fazendo e sem destino correto. Ambas as comparações mostram que a maldição sem motivo ou causa não tem poder sobre nossas vidas.
Então se alguém te amaldiçoou sem motivo, não há porque você se preocupar, pois está maldição não encontrará lugar em sua vida. Mas o problema é que muitas vezes as pessoas dão oportunidade ou brecha para receber maldições. É por isso que precisamos vencer tudo isso com as palavras de bênção das Escrituras.

Como quebrar as maldições na família?

Vamos aprender como quebrar maldições na família:

1- O que é uma maldição? 

Provérbios 18.21 “A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto.”

Maldição é uma palavra ‘mal dita’ ou atos que trazem consequências ruins.
Existem pais que falam palavras pesadas com os filhos sem saber que isso irá repercutir no seu futuro. Na hora da cabeça quente a pessoa fala sem pensar, mas não tem como voltar atrás.
Jesus disse que “a boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6.45), então se a pessoa fala maldições, palavrões e coisas desagradáveis é porque está assim por dentro. Por isso é importante orar e profetizar sobre a família para colher o que a boca diz. Isso não é confissão positiva, mas é a Palavra de Deus que diz que “como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o sararei (Isaías 57.19).
Você tem semeado palavras de bênção ou de maldição sobre sua família?
Profetize bênçãos e colha vitórias para seu lar!

2- Como surge a maldição? 

Êxodo 20.5,6 “Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”


A maldição vem pelo pecado através das gerações.
Na própria família a pessoa herda problemas, desvios de comportamento, dívidas e até enfermidades. Infelizmente isso é inevitável. Recebemos herança genética, material e comportamental de nossos antepassados, sem contar os problemas espirituais. Mas Deus delimitou isso para que não perdure mais que quatro gerações para que qualquer maldição seja encerrada no tempo de Deus. Contudo, a bênção tem duração infinita simbolizada por ‘mil gerações’.
Mas conforme já entendemos a maldição só encontrará lugar se houver pecado, senão mesmo que seja lançada terá que voltar por não achar brecha em sua vida. A desobediência é a causa de todas as maldições, por isso Moisés exortou ao povo escolher entre a bênção e a maldição: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência (Deuteronômio 30.19). Ser abençoado é uma escolha!
O profeta Daniel, um homem santo e justo, pediu a Deus perdão pelos pecados de seu povo e de seus familiares reconhecendo que “todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso, a maldição e as imprecações que estão escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós, porque temos pecado contra ti (Daniel 9.11).
Você tem escolhido a bênção ou a maldição?
Escolha a bênção e seja livre de toda maldição!

3- Como ser livre das maldições? 

Gálatas 3.10,11 “Pois todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição, porque está escrito: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las.” E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque “o justo viverá pela fé”.”


Pela Graça somos livres da maldição da lei.
Se antes houvera uma lei que determinava que a maldição atingisse até a quarta geração de uma pessoa, hoje sabemos que pela Graça de Jesus podemos ser livres de todo mal. Não estamos mais debaixo da lei e sim da Graça (Romanos 14.6) que é Dom gratuito de Deus (Romanos 6.23).
Jesus nos deu autoridade para expulsar todo mal (Lucas 10.19) e para que tudo o que ligarmos na terra seja ligado nos céus e o que desligarmos na terra seja desligado nos céus (Mateus 18.18) então temos poder para desligar toda maldição e ligar as bênçãos da Palavra de Deus.
Quando ouvir alguém dizer algo que não edifica, seja ousado para declarar em seguida uma palavra de vitória e não perca oportunidade para abençoar. Mantenha sua família sustentada na Graça de Deus que te protege de todo mal.
Você já se desligou de toda maldição e já se ligou nas bênçãos?
Use a autoridade que tem em Jesus para abençoar e quebrar maldições!

4- Como manter a família livre de maldições? 

Malaquias 4.6 “Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.


Jesus é o elo de amor que mantém a família abençoada e também como uma muralha de proteção para que a família seja livre de todo mal.
Existem famílias que fisicamente estão unidas, mas emocional e espiritualmente estão separadas. Prova disso é que nas casas existe uma TV para cada um e até mesmo um computador para cada pessoa. As pessoas não conseguem compartilhar. O individualismo domina as famílias e gera maldições. Jesus veio para unir os corações.
Antes de Jesus vir, as famílias estavam sob a maldição da lei, mas como Deus falou por meio de Malaquias, através de Jesus os filhos se converteram aos pais e estes aos seus filhos. Ou seja, uma família onde cada um era por si, quando Jesus entra na casa tudo muda e um passa a procurar mais o outro. Os caminhos que estavam separados agora se encontram em um único CAMINHO que é Jesus (João 14.6) a fonte de todo amor.
Se há alguém em sua casa que está longe de você, procure esta pessoa e peça a Jesus para unir vocês. Não permita brechas que possam atrapalhar sua família de ser abençoada. Edifique sua família com sabedoria porque “A mulher [homem] sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba(Provérbios 14.1). Procure preservar o Amor que é Deus (I João 4.8) porque se uma família tem Deus, tem que ter amor. Nunca perca a comunhão com o Senhor que te dará todas as bênçãos.
Você tem mantido as bênçãos ou perde facilmente?
Procure perseverar na bênção e resistir as maldições!

Jesus quebra toda maldição em sua família!

CONCLUSÃO 

Neemias 13.2 “porque não tinham ido ao encontro dos filhos de Israel com pão e água. Em vez disso, contrataram Balaão para os amaldiçoar. Mas o nosso Deus transformou a maldição em bênção.”


Mesmo que sua família seja sofrida e já tenha enfrentado tantas maldições, creia que Deus pode transformar tudo em bênçãos e “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria (Isaías 61.7).
Lute para que haja lugar para a bênção e nunca haja brechas para maldições em sua família. Não aceite maldições em sua família. Ore e quebre toda maldição semeando bênçãos e vitória sobre o seu lar.
Há alguma história de maldição em sua família?

Ore e repreenda todo mal em sua casa!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp