Mudança de Visão

Tema: CONVERSÃO 

pés no chão reflexo poça de água

Salmos 73

Introdução: As decepções da vida nos fazem questionar e quando estamos desanimados chegamos a pensar coisas que nunca antes imaginamos. Por isso é importante orar em todo tempo e nestas horas intensificar mais ainda a vida de oração. A tristeza cega nossos olhos para não contemplarmos nossos sonhos. Somente através do louvor e oração podemos enxergar os planos de deus para nós revelados em sua Palavra (Jeremias 29.11).
O autor das palavras deste Salmo foi Asafe, um levita, dentre os principais músicos de Davi responsável por “dirigir o canto na casa do Senhor” (I Crônicas 6.31, 39). Também foi chamado de vidente, que era um sinônimo de profeta porque profetizava através do canto (II Crônicas 29.30). Ao todo doze salmos são atribuído a Asafe, todos de caráter profético (Salmos 50 e 73 a 83). Também era um Patriarca, pois os seus descendentes são chamados os “filhos de Asafe”, que deram continuidade a seu ministério de Adoração (II Crônicas 29.13 a 30 e 35.15).
Quando escreveu estas palavras, Asafe estava deprimido e não conseguia contemplar o seu futuro. Mas quando buscou a Deus tudo mudou e voltou a sonhar na presença do Senhor.

Para onde você está olhando?

Veja como Asafe conseguiu restabelecer sua visão espiritual:

1- Olhar para baixo: v.1,2

A primeira atitude de Asafe para perder sua visão espiritual foi olhar para baixo. Asafe também reconhece que seus pés estavam tropeçando (v.2) e por isso sua caminhada não prosperava.
Quando não olhamos o horizonte não conseguimos contemplar nosso destino e se olhamos muito para o chão com medo de tropeçar podemos desequilibrar. Por isso é preciso erguer a cabeça e olhar para o Alvo que é Cristo (Filipenses 3.14).
Não olhe para baixo!

2 - Olhar para os lados: v.3-2

Em seguida Asafe demonstra olhar para os lados e notar os erros das pessoas que estavam ao seu redor. Asafe lista a situação do povo que tinham pessoas invejosas e ímpias (v.3), percebe a tranquilidade destas pessoas (v.4,5), são orgulhosos (v.6), maldade (v.7), arrogância (v.8), blasfêmias (v.9-11) e mesmo assim prosperam em seus maus caminhos.
Quando olhamos para os lados não conseguimos ver coisas boas, percebemos muitos erros nas pessoas ao nosso redor. Nos últimos tempos as pessoas serão totalmente contrárias à vontade de Deus (II Timóteo 3.1-4). Por isso precisamos aprender a andar com pessoas que dão bom testemunho de vida (II Coríntios 11.1) e mesmo assim ser tolerante com nossos irmãos (II Tessalonicenses 5.14) e não focar em seus erros, mas perdoar ao nosso próximo (Mateus 18.15-18).
Não olhe para os lados!

3- Olhar para cima: v.13-17

Parece que algo chama atenção de Asafe e agora desperta seu olhar para o alto. Reconheceu que estava errado em seus pensamentos (v.13-15) e que não aguentaria viver sob aquele peso que o impedia de se erguer para contemplar o horizonte (v.16). Esta mudança aconteceu quando entrou no santuário de Deus onde buscou a presença do Senhor (v.17).
Jesus nos chama para erguer nossos olhos para o alto (João 4.35) para enxergar os caminhos de Deus que são mais altos que os nossos caminhos (Isaías 55.9). Tudo que é bom, “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação (Tiago 1.17), então devemos olhar sempre para cima.
Olhe para o Alto!

4- Olhar para frente: v.18-20

A partir do momento em que os olhos de Asafe foram iluminados pela luz que vem do alto do céu, então passou a ver espiritualmente pela fé e por isso aprendeu a olhar para frente. Com isso compreendeu que as pessoas ímpias que antes estava olhando na verdade podem começar bem seus projetos iníquos, mas no fim terminam mal (v.18,19).
Quando tomamos uma decisão precisamos saber qual será a consequência no futuro. De acordo com o caminho que tomamos será o destino que alcançaremos (Provérbios 16.1). Por isso precisamos aprender a olhar para diante de nós entregando nosso futuro nas mãos do Senhor e iluminados pela Palavra de Deus (Salmos 119.105).
Olhe sempre para frente!

5- Olhar para dentro: v.21-27

Asafe tenta olhar para seu próprio coração e percebe as limitações de seu próprio coração amargurado (v.21), sua ignorância (v.22). Neste momento Asafe clama a misericórdia de Deus por sua vida e pede ajuda ao Senhor (v.23), que o acolhe com amor (v.24,25). Agora seu frágil coração está nas mãos do Senhor (v.26).
O coração humano é enganoso (Jeremias 17.9) e muitas vezes não conseguimos entender o que sentimos, por isso devemos entregar nosso coração nas mãos de Jesus (Provérbios 23.26) que nos dá um novo coração (Ezequiel 36.26). Precisamos olhar mais para dentro de nós e reconhecer nossos próprios erros (I Coríntios 11.28) confessando nossos pecados ao Senhor (I João 1.7-9).
Olhe para dentro de si!

Deus está de olho em você!

CONCLUSÃO

Salmo 73.28 “Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras”.

Asafe toma uma decisão de mudar sua visão espiritual e parar de olhar para baixo ou para os lados, mas olhar para cima, para frente e sempre para dentro de seus coração. A partir de agora Asafe escolhe buscar ao Senhor e servir somente a Deus. Deus curou o olhar de Asafe de todas as decepções e lhe deu um foco para sua vida.
Se olharmos para baixo podemos cair, se olharmos muito para alguém que está errando também iremos seguir seus passos desviando do caminho. Devemos olhar primeiro para Deus e depois adiante para nossos sonhos sempre abrindo nosso coração diante do Senhor.

Deus abre os seus olhos!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp