Você é um seguidor ou discípulo?

-Tema: DISCIPULADO


Mateus 17.1-8
-Introdução: Jesus andava cercado de muitas pessoas. No meio da multidão havia todo tipo de pessoas, desde enfermos, pessoas carentes até ricos e religiosos incrédulos no ministério de Cristo. Dentre a multidão, havia algumas pessoas que tinham um encontro com Jesus que transformava suas vidas através de curas, milagres e libertação. Destas pessoas, alguns deixavam tudo e passavam a seguir a Jesus.
Os discípulos foram doze homens que resolveram dedicar suas vidas a Jesus. No meio deste grupo seleto de pessoas, se destacavam Pedro, Tiago e João como mais próximos ainda do Mestre. Eles não se separavam de Jesus em momento algum e tiveram mais intimidade com Ele.
Jesus foi orar no monte e chamou Pedro, Tiago e João “e os levou, em particular, a um alto monte” (v.1). Com este ato, Jesus estava chamando seus amigos para estar mais junto com ele em particular, para uma experiência maior, um pouco ‘mais alto’ na presença de Deus. Ali naquele monte, estes três discípulos tiveram a maior experiência espiritual de suas vidas vendo a glória de Jesus como Deus encarnado (leia João 17.5 e Filipenses 2.6).
Quem tem uma vida de intimidade com Deus (Salmos 25.14), tem experiências profundas com Jesus. Mas quem é apenas um curioso no meio da multidão, ou até mesmo tem um encontro apenas com Jesus, sem prosseguir numa convivência com Ele, fica só num momento passageiro. Jesus está te chamando para ser muito mais que um seguidor, um verdadeiro discípulo.

Você quer subir mais alto com Jesus?

Vamos refletir o que acontece quando vivemos intimamente com Jesus, como seus discípulos:

1- Ver Jesus glorificado 

v.2 “foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz”
Pedro, Tiago e João viram Jesus ser glorificado com a sua “glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (João 17.5). Foi a coisa mais linda que viram em toda sua vida.
O mundo tem uma visão distorcida sobre Jesus. Se você sair perguntando, muitos dizem que já conhecem a Jesus, mas de uma maneira humana, apenas de ouvir falar (Jó 42.5).
Quando nos tornamos discípulos, mais próximos de Jesus, Ele revela a sua glória para nós e o conhecemos verdadeiramente como Ele é.
Jesus quer mostrar a sua glória pra você!
                              

2- Experiência com a Palavra 

v.3 “eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”
Os três discípulos também presenciaram a aparição de Moisés e Elias, dois líderes máximos da história do povo de Israel. Moisés, um legislador, representava a Lei. Elias, um profeta, representava as Profecias. Assim, todas as Escrituras, até então reveladas, foram ali confirmadas diante deles.
Pedro, Tiago e João já tinham ouvido falar muito sobre Moisés e Elias, mas agora estavam ouvindo eles conversarrem com Jesus. Confirmaram que todas as histórias que conheciam eram realmente verdade.
Quando somos discípulos de Jesus, passamos a entender a Bíblia revelada pelo Espírito Santo de Deus que a inspirou (II Pedro 1.20). Ao lermos a Palavra, Ela fala profundamente em nosso coração porque é “viva e eficaz” (Hebreus 4.12).
Deus quer que você tenha experiência com a sua Palavra!

3- Sentir bem 

v.4 “disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias”
Diante de uma experiência tão maravilhosa Pedro não queria nem ir embora e sugeriu fazer tendas para ficar mais tempo ali.
Quando sentimos a presença de Deus em nossa vida afirmamos que “bom é estarmos aqui” e desejamos cada vez mais do Senhor. Quem disse que o crente não tem prazer? A alegria do cristão não está no mundo e não é passageira (Salmos 1.1,2). Adorar a Deus proporciona a maior e melhor de todas as emoções que alguém pode sentir.
Experimente a alegria da presença de Deus!

4- Ser envolvido com a presença de Deus 

v.5ª “falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu”
Enquanto estavam no monte, uma nuvem de glória os envolveu com a presença de Deus. Ficaram mais maravilhados ainda. Enquanto Pedro propôs fazer um abrigo, Deus veio e os abrigou em sua própria presença garantindo sua promessa de que “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Salmos 91.1).
Quando vivemos em compromisso com Deus, a sua presença nos cerca por todos os lados, pois “chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros” (Tiago 4.8). Jesus garantiu que a sua presença estaria conosco sempre (Mateus 28.20).  Quando pertencemos a Deus, estamos seguros em suas mãos sabendo que “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13). Não existe proteção melhor do que o próprio Deus.
Deus quer te envolver com sua Glória!

5- Ouvir a voz de Deus 

v.5b “e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”
Eles ouviram a voz de Deus no meio da nuvem. Foi um som poderoso como nunca escutaram antes. A mensagem em tom de ordem era que dessem ouvidos às palavras de Jesus.
A voz de Deus nos ensina a obedecer a vontade de Jesus. E quando temos intimidade com Jesus, ouvimos a voz de Deus. Oração não é apenas falar com Deus e sim um diálogo onde falamos e obtemos resposta. Deus chamou Samuel três vezes para falar com Ele (I Samuel 3.1-4), quantas vezes o Senhor precisa te chamar para que você escute? Às vezes não ouvimos a voz do Senhor porque não prestamos atenção.
Deus quer falar com você. Escute a sua voz!

6- Reconhecer-se pequeno diante de Deus 

v.6 “ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo”
Quando Pedro, Tiago e João viram Jesus glorificado, ficaram impressionados. Ao presenciar sua conversa com Moisés e Elias, devem ter ficados estarrecidos. Ao ver a nuvem de glória ficaram maravilhados. Porém, quando ouviram a voz de Deus eles não suportaram tamanho poder e caíram em terra.
Quando Deus fala em nosso coração, nos sentimos frágeis diante Dele. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais pequenos percebemos que somos. Isso é muito importante para nos tornarmos mais humildes e reconhecermos e “sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio (Salmos 100.3). Precisamos reconhecer o quanto somos indignos e carentes da Graça de Deus.
A Palavra de Deus nos ensina a ser mais humildes e dependentes de Deus!

7- Ser tocado por Jesus 

v.7 “aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!”
Ao ver seus discípulos caídos por terra, Jesus os tocou e disse “erguei-vos e não temais”. Parece que Jesus queria dizer que ‘não acabou, ainda tem mais’. O toque de Jesus também foi uma experiência especial para aqueles homens.
Depois de ver tanta beleza, agora sentiram as mãos milagrosas sobre suas vidas. De todas as experiências que tiveram ali, desce ver Jesus glorificado, a aparição de Moisés e Elias, a nuvem de glória e a voz de Deus, o toque de Jesus foi o momento mais próximo e íntimo de Deus.
Quando Jesus toca em nossas vidas, somos encorajados e erguidos para continuar na presença do Senhor. O toque de Jesus cura, traz energia e vigor para lutar e vencer. Muitos crentes estão caídos e não se levantam mais para seguir a Jesus. Somente com o toque poderoso do Senhor é que podem se levantar e continuar a caminhada.
Jesus quer tocar em sua vida e te levantar!

Seja um discípulo de Jesus!

CONCLUSÃO 

v.8 “então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus”
Quando Pedro, Tiago e João se levantaram tudo havia passado, mas continuaram a ver Jesus diante deles. Este deve ser o foco de todo discípulo, olhar sempre para Jesus. As experiências sobrenaturais fazem parte de nossa vida, mas só podem ser permanentes quando estamos caminhando de olho no Senhor.
Muitas pessoas vêm para Jesus, mas ficam apenas na multidão como curiosos, ou até passam por um encontro com Jesus, ficando apenas naquele momento. Outros se tornam discípulos e vêm coisas tremendas acontecerem em suas vidas, mas quando começam a olhar para o mundo, deixando de focar em Jesus, perdem a visão espiritual e não conseguem permanecer.
Se você quiser seguir alguém, precisa estar sempre de olho na pessoa. Qualquer distração pode fazer perde-la de vista.
Para ser um discípulo é preciso andar olhando sempre para Jesus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp