O Vale de Ossos Secos

Tema: AVIVAMENTO

vale de ossos secos

Ezequiel 37.1-10

Introdução: Avivamento é voltar à vida. Por isso a visão da ressurreição dos ossos secos é uma ilustração de um verdadeiro avivamento. Toda vez que algo está morrendo em nós, precisamos de um avivamento para fazer reviver o que Deus nos dá. Deus é o dono da vida e somente Ele pode trazer o verdadeiro avivamento.
Sempre que Deus quer trazer um avivamento, Ele levanta um profeta (Amós 3.7), como Ezequiel que foi escolhido para ver e falar o que Deus lhe mostrava, profetizando a vida onde antes havia a morte. O grande avivalista João Wesley pedia a Deus ‘Senhor manda-nos o antigo avivamento sem seus defeitos; mas, se não for possível, manda-o de volta com todos os seus defeitos. Precisamos de um avivamento!’.


O que precisa reviver em sua vida?

Vamos refletir como profetizar o avivamento:

1- O Vale do Profeta: v.1-3

A situação do lugar e dos ossos secos apresenta o diagnóstico da morte espiritual:
-SECURA: os ossos estavam sequíssimos, o que demonstra morte há muito tempo (v.2);
-SILÊNCIO: não havia vida ali, então tudo estava muito quieto;
-DUREZA: os ossos estavam muito endurecidos;
   -INÉRCIA: nada se movia naquele lugar por causa da morte que imperava;

Estes sintomas de morte mostram a situação do vale onde estava o profeta. Se você está em meio à sequidão de pessoas frias emocionalmente, em meio à indiferença do silêncio, à dureza de corações que não se quebrantaram diante do Senhor e cercado da inércia porque nada acontece e as coisas não mudam, então você é um profeta no meio do vale de ossos secos.
Quando o Senhor perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam reviver, o profeta disse sabiamente para Deus: “tu o sabes” (v.3). Como profetas, precisamos reconhecer que não sabemos de nada, mesmo que vejamos tudo errado.
Qual é o seu vale de ossos secos?
Seja um profeta no seu vale!
                              

2- O Profeta no Vale: v.4, 9 e 12

O profeta teve algumas atitudes importantes diante daquele vale:
         -DEPENDÊNCIA: ser conduzido pelo Espírito (v.1)
         -VISÃO: ver o que Deus mostra
         -PERCEPÇÃO: ouvir a voz de Deus (v.3)
         -PROFETIZAR: falar o que Deus manda (v.4, 9 e 12).

O profeta deve estar em total dependência de Deus e ser conduzido pelo Espírito em tudo o que faz, sabendo que a mão de Deus está sobre sua vida. Somente quem é profeta é que tem visão, porque quem está cego ou nas trevas não consegue ver. Então se você está vendo algo errado é porque você é alguém que tem visão de profeta.
Ezequiel recebeu três vezes a ordem de profetizar sobre aqueles ossos que representavam o povo de Israel. Muitas vezes Deus fala conosco e paramos por aí sendo que devemos continuar profetizando.
O que você tem visto?
Profetize o que Deus manda falar!

3- O poder da Profecia: v.7-10
Quando o profeta anunciava a palavra de Deus algumas coisas aconteciam:
-MOVIMENTO: o barulho dos ossos que se batiam ao se encontrar (v.7)
-FORÇA: nasciam tendões e ligamentos entre os ossos (v.6).
-REVESTIMENTO: nasceu carne e pele sobre os corpos levantados (v.8).
-VIDA: o Espírito de vida entrou nos corpos que foram ressuscitados (v.9).

Este processo mostra que o avivamento não acontece de uma vez. É preciso passar por cada uma destas etapas. Às vezes é doloroso quando as pessoas, ainda mortas, batem seus ossos umas nas outras. É preciso buscar consistência como ligamentos entre as pessoas. Também devemos ter paciência quando o povo ainda está na carne e sente na pele as vontades humanas. Mas quando o Espírito vem sobre seu povo, então se tornam um exército para Deus.
O que você tem profetizado?
Profetize e veja Deus operar!

Deus vai avivar você!

CONCLUSÃO

Quando somos levados por Deus para o meio dos ‘vales de ossos secos’ nem sempre entendemos porque muitas vezes nós também estamos como estes ossos. Mas quando o Senhor nos levanta como profetas e nos faz ver e falar o que o Senhor quer então tudo se transforma pelo poder de Deus.
Muitas vezes ficamos preocupados com os outros, sendo que primeiramente precisamos nos preocupar conosco mesmos, pedindo ao Senhor que nos avive e nos faça ser profetas no meio dos vales. Se você quer ser profeta, saiba que Deus te colocará no meio de ossos secos para te usar para trazer a vida.
Você tem visto ossos secos?

Deus vai levantar um exército vivo!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



livro pecado institucional

E-book: PECADO INSTITUCIONAL: as faces da injustiça religiosa

Pecado institucional é o erro cometido por uma instituição ou liderança que se torna de forma intencional um hábito, prejudicando pessoa inocentes. Infelizmente a injustiça faz parte da cultura da sociedade por séculos ao ponto de levar o povo ao comodismo e as instituições, bem como aqueles que têm o dever de cumprir a justiça, ignorarem o sofrimento de tantas vidas privadas de seus direitos. A igreja também é alvo e agente deste sistema injusto e muitas vezes comete erros que atingem pessoas ingênuas seguidoras de seus ensinamentos. O objetivo deste livro é despertar para as formas de injutiça em todos os níveis, principalmente no meio religioso.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp