O Vale de Ossos Secos

COMPARTILHE:

32 comentários

-Tema: AVIVAMENTO
Ezequiel 37.1-10
-Introdução: Avivamento é voltar à vida. Por isso a visão da ressurreição dos ossos secos é uma ilustração de um verdadeiro avivamento. Toda vez que algo está morrendo em nós, precisamos de um avivamento para fazer reviver o que Deus nos dá. Deus é o dono da vida e somente Ele pode trazer o verdadeiro avivamento.
Sempre que Deus quer trazer um avivamento, Ele levanta um profeta (Amós 3.7), como Ezequiel que foi escolhido para ver e falar o que Deus lhe mostrava, profetizando a vida onde antes havia a morte. O grande avivalista João Wesley pedia a Deus ‘Senhor manda-nos o antigo avivamento sem seus defeitos; mas, se não for possível, manda-o de volta com todos os seus defeitos. Precisamos de um avivamento!’.
O que precisa reviver em sua vida?
Vamos refletir como profetizar o avivamento:

1- O Vale do Profeta: v.1-3
A situação do lugar e dos ossos secos apresenta o diagnóstico da morte espiritual:
-SECURA: os ossos estavam sequíssimos, o que demonstra morte há muito tempo (v.2);
         -SILÊNCIO: não havia vida ali, então tudo estava muito quieto;
         -DUREZA: os ossos estavam muito endurecidos;
-INÉRCIA: nada se movia naquele lugar por causa da morte que imperava;
Estes sintomas de morte mostram a situação do vale onde estava o profeta. Se você está em meio à sequidão de pessoas frias emocionalmente, em meio à indiferença do silêncio, à dureza de corações que não se quebrantaram diante do Senhor e cercado da inércia porque nada acontece e as coisas não mudam, então você é um profeta no meio do vale de ossos secos.
Quando o Senhor perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam reviver, o profeta disse sabiamente para Deus: “tu o sabes” (v.3). Como profetas, precisamos reconhecer que não sabemos de nada, mesmo que vejamos tudo errado.
Qual é o seu vale de ossos secos?
Seja um profeta no seu vale!
                              

ASSISTA:
2- O Profeta no Vale: v.4, 9 e 12
O profeta teve algumas atitudes importantes diante daquele vale:
         -DEPENDÊNCIA: ser conduzido pelo Espírito (v.1)
         -VISÃO: ver o que Deus mostra
         -PERCEPÇÃO: ouvir a voz de Deus (v.3)
         -PROFETIZAR: falar o que Deus manda (v.4, 9 e 12).
O profeta deve estar em total dependência de Deus e ser conduzido pelo Espírito em tudo o que faz, sabendo que a mão de Deus está sobre sua vida. Somente quem é profeta é que tem visão, porque quem está cego ou nas trevas não consegue ver. Então se você está vendo algo errado é porque você é alguém que tem visão de profeta.
Ezequiel recebeu três vezes a ordem de profetizar sobre aqueles ossos que representavam o povo de Israel. Muitas vezes Deus fala conosco e paramos por aí sendo que devemos continuar profetizando.
O que você tem visto?
Profetize o que Deus manda falar!

3- O poder da Profecia: v.7-10
Quando o profeta anunciava a palavra de Deus algumas coisas aconteciam:
-MOVIMENTO: o barulho dos ossos que se batiam ao se encontrar (v.7)
-FORÇA: nasciam tendões e ligamentos entre os ossos (v.6).
-REVESTIMENTO: nasceu carne e pele sobre os corpos levantados (v.8).
-VIDA: o Espírito de vida entrou nos corpos que foram ressuscitados (v.9).
Este processo mostra que o avivamento não acontece de uma vez. É preciso passar por cada uma destas etapas. Às vezes é doloroso quando as pessoas, ainda mortas, batem seus ossos umas nas outras. É preciso buscar consistência como ligamentos entre as pessoas. Também devemos ter paciência quando o povo ainda está na carne e sente na pele as vontades humanas. Mas quando o Espírito vem sobre seu povo, então se tornam um exército para Deus.
O que você tem profetizado?

Profetize e veja Deus operar!
Deus vai avivar você!
-CONCLUSÃO:
Quando somos levados por Deus para o meio dos ‘vales de ossos secos’ nem sempre entendemos porque muitas vezes nós também estamos como estes ossos. Mas quando o Senhor nos levanta como profetas e nos faz ver e falar o que o Senhor quer então tudo se transforma pelo poder de Deus.
Muitas vezes ficamos preocupados com os outros, sendo que primeiramente precisamos nos preocupar conosco mesmos, pedindo ao Senhor que nos avive e nos faça ser profetas no meio dos vales. Se você quer ser profeta, saiba que Deus te colocará no meio de ossos secos para te usar para trazer a vida.
Você tem visto ossos secos?
Deus vai levantar um exército vivo!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

32 comentários:

  1. Ola Pr, estou começando a ver tuas pregações e os estudos peço obrigado ao nosso Senhor primeiramente por ter estar te usando e falando diretamente com nós através de ti.Estava vendo "Faça o melhor para Deus" realmente é maravilhoso, o que Deus nos mostra realmente fazemos pouco para com Ele, guardarei de coração apesar de não ter tido ainda um encontro com Deus , abraço que Deus te use muito, e que seja feita feita a vontade do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela palavra Pastor, muito boa, graças a Deus, salvei o seu Site no meu pc.

    ResponderExcluir
  3. Meus sinceros agradecimentos ao nosso Deus maravilhoso , que continua a usar seus profetas para trazer a luz da Santa palavra em dias tão escuros Que o Eterno Deus continui te usando meu irmão .

    ResponderExcluir
  4. Sentir uma unção tremendo um avivamento em mim ao ler este estudo, Que Deus continue lhe usado.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, vai levantar um exército que possa.. marcha na terra fazendo a obra e ganhando milhares e milhares de almas. Jesus te abençoe meu irmao

    ResponderExcluir
  6. QUE BENÇÃO! PR. MUITO BOM ESTE ESTUDO, MUITO BOM MESMO... TÔ MARAVILHADO, QUE DEUS TE USE AINDA MAIS.

    ResponderExcluir
  7. muito boa essa pregação benção de Deus que Deus possa te usar cada vez mais na palavra ele amém

    ResponderExcluir
  8. Que Deus o abençoe por esta pregação que Deus te use mais e mais..

    ResponderExcluir
  9. hiltom almeida.
    muito bom mesmo estou ate aproveitando para fazer e repassa para a igreja como ensinamemto biblico.
    que lhe abençõe grandiosamente gloria a Deus e aleluia.

    ResponderExcluir
  10. as veses me sinto como ossoo secos mas eu oDeus do inpocivel gloria ao nosso Deus

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela palavra!

    Que Deus continue te abençoando!

    Glória a Deus !

    Amém!

    ResponderExcluir
  12. Que bênção!!! Estudo maravilhoso,que Deus continue a te usar,para que assim vc continue ajudando pessoas a crescer espiritualmente,pois precisamos de avivamento, eis que é chegado o fim dos tempos e muitas pessoas ainda continuam na inércia.

    ResponderExcluir
  13. NATANAEl RODRIGUES8 de dezembro de 2015 17:52

    Estudo maravilhoso que o Senhor continue te usando poderosamente!!

    ResponderExcluir
  14. Essa palavra veio em meu coração e tomei posse. Deus tu me conheces e sabes que vim para servir o senhor de td coração. De o avivamento ao teu filho José Antônio freire Rufino em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Deus é fiel obrigado meu irmão.luciano

    ResponderExcluir
  16. varao uma bençao que DEUS continue lhe usando profundamente,obrigado pelo site preguei sobre isso aqui na minha igreja hoje em ribeirao das neves ,foi tremendo
    obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  17. Uma amiga me enviou um trecho de Ezequiel 37 e como gostei fui ler o capítulo todo e gostei muito, mas quando li sua explicação tão clara e objetiva passei a fazer muitas reflexóes. Agradeço muito por essa bela explicação. Vou ler muitas vezes. Estou saindo do Espiritismo a pouco tempo e passei a frequentar uma Igreja Metodista e por isso preciso estudar a Biblia. Seu estudo me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Pastor, que Deus o abençoe muitíssimo pela suas palavras.

    ResponderExcluir
  19. Muito instrutivo, sugestivo e aplicativo, uma Benção
    que o Senhor Jesus te Abençoe com todas as sortes de Benção.
    Djalmir Rocha

    ResponderExcluir
  20. Sou pastor há 12 anos e pregador há 15. Confesso que de um tempo para cá naqueles dias em que não temos ideia do que falar para a Igreja, abro a net em seus esboços Pr. Welfany Nolasco Rodrigues e então Deus te usa para me abençoar e consequentemente a Igreja que pastoreio. Deus o abençoe pelos belíssimos sermões, ungidos por Deus e iluminado em seu coração. (Pastor André Guedes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor Deus te use poderosamente irmão. Creio nisso: da mesma forma que o Espírito Santo me revela para escrever, com maior poder ainda se renova e surpreende com unção quem prega.
      Peço que ore por mim.

      Excluir
  21. Glória DEUS por essa palavra profética Deus é na sua vida pastor.

    ResponderExcluir
  22. Como ter coragem de fazer o q DEUS nos pede?vejo coisas,sinto,ouço, o q deus quer q eu faça mas sempre me recuso por não me achar capaz de fazer,já vi vidas partirem sem menos eu ter feito a vontade do pai mas ele sempre está existindo e não desiste de mim mesmo quando falo q sou invapaz..

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor amdados. Me Ajudem a sair da depressao

    ResponderExcluir
  24. Esse estudo foi perfeito para mim. O senhor não pode avaliar o quanto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Shalom, Ossos secos é profecia, nao tem nada haver com o nosso tempo, nem muito menos com tempo de "avivamento", LEIA DANIEL 7, APOCALIPSE 11, EZEQUIEL 37, Não tem nada de sentido espiritual, esse acontecimento será revelado no ultimo dia e será literal em ISRAEL.

    ResponderExcluir
  26. Cara, estou amando os estudos que tenho encontrado aqui, esta sendo muito edificante e gratificante. Que Deus continue te usando e levando sempre a Palavra dele à outras pessoas. Abração!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.