As fases da Lua Conjugal

Tema: RELACIONAMENTO        

pregação fases da lua no casamento

 “Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos” 
Gênesis 1.14 

Introdução: A lua existe para marcar os tempos de semana e mês além de orientar o movimento das ondas, ventos, bem como o crescimento de plantas. Isso é cientificamente provável porque a vida depende da luz e a lua ilumina tudo transmitindo sua energia. Agricultores bem como pessoas mais experientes, conhecem os efeitos da lua e podem testemunhar com clareza a respeito.
Mas o que isso tem a ver com o relacionamento? NADA. Apenas vamos usar a lua como símbolo para uma ALEGORIA que nos ajude a entender a vida entre um casal. Tão belo como o luar é o amor de um homem e uma mulher, que clareia diante das trevas da solidão. A lua sempre esteve presente nas poesias e canções românticas como símbolo do amor. Se a lua serve para marcar tempos então podemos comparar com as fases da vida de um casal.

Em que fase está seu casamento?

Vamos comparar as fases da LUA com o relacionamento:

1- Lua Nova

A Lua Nova é o período em que a lua está entre a terra e o sol e por isso à noite não reflete a luz solar porque está de frente para a terra e esta não permite o brilho do sol ser espelhado. Contudo aparece durante o dia para embelezar mais ainda o céu em tom azulado quase transparente. À noite só pode ser percebida por quem procura ver, apresentando um tímido contorno de luz ao seu redor. Mas quando a lua é nova, o brilho das estrelas é mais intenso compensando a sua falta de luz¹.
 A Lua Nova representa os dias que enfrentamos novos desafios ou dificuldades. O começo de tudo tende a ser tímido e frágil. No relacionamento é preciso estar aberto para o que é novo. Assim como as estrelas são detalhes pequenos que ajudam a embelezar a noite também os simples gestos renovam o amor. Durante a Lua Nova os agricultores plantam as sementes que germinarão facilmente, assim é preciso semear no amor.
Se o relacionamento está vivendo um período em que não consegue discernir bem as coisas, mas no fundo sente amor é porque algo de novo deve estar acontecendo. Espere um pouco até as coisas clarearem mais e não duvide do amor, assim como não podemos duvidar que a lua estivesse no céu mesmo quando não a vemos.
O amor sempre precisa de uma novidade como a Lua Nova!
  

2- Lua Crescente

A Lua Crescente aparece sete dias depois da Lua Nova, agora com um quarto de brilho, por isso também é chamada de ‘quarto crescente’. Sua posição é de 90º em relação ao sol. Nasce ao meio dia e se põe à meia noite. Sua aparência lembra um sorriso brilhante².
A Lua Crescente representa o tempo de investimento para o amor. Enquanto os prazeres do mundo e da carne são passageiros, o amor é crescente e duradouro (I Coríntios 13.9). O relacionamento precisa se desenvolver com o tempo e não se desgastar. É preciso esforço para crescer juntos trazendo luz um ao outro. Como a Lua Crescente, aquilo que estava ainda oculto, agora começa a brilhar.
Aproveite o tempo de crescimento no relacionamento para aprender juntos. Durante a Lua Crescente as plantas crescem mais e ficam mais fortes, assim como a convivência deve ser estimulada a cada instante entre o casal. Se o amor for verdadeiro um companheiro estimulará o outro a crescer e juntos se edificarão a cada dia.
O amor precisa aumentar como a Lua Crescente!

3- Lua Cheia

Quando está no sentido oposto ao sol é a Lua Cheia, então recebe o brilho solar sendo iluminada e mostrando-se prateada para a terra. Nasce por volta das 18h e se põe cerca de 6h da manhã, ficando a postos durante toda a noite³.
A Lua Cheia simboliza o amor declarado. Quando o casal não consegue esconder o que sente, assim como não se pode ocultar o brilho do luar. A luz prateada da lua dá vida a tudo que refletir, assim como o amor verdadeiro que consegue superar até mesmo as densas trevas.
A lua não tem luz própria. O que faz a lua brilhar é o sol. Por isso sabemos que o verdadeiro vem de Deus porque “Deus é amor” (I João 4.8) e se não deixarmos este Sol Divino brilhar em nossas vidas não haverá o romance do luar.
Se você está vivendo um tempo de romantismo como uma fase da Lua Cheia, aproveite este tempo de luz sobre seu relacionamento. Durante a Lua Cheia é um período bom para colheita do mesmo modo que neste tempo um casal colhe os frutos de sua convivência. Alcançar um nível maior na vida a dois é comparável ao brilho completo do luar.
O amor precisa ser completo como a Lua Cheia!

4- Lua Minguante

Quando a lua está quase no fim de seu ciclo de luz, apenas a metade aparece e depois vai diminuindo para um quarto refletindo luz solar, então é chamada de Minguante. A Lua Minguante nasce por volta de meia-noite e se põe por volta do meio-dia4.
A função da Lua Minguante é de dar descanso após um período de grande atividade durante a cheia lunar, quando o seu brilho fez com que a fotossíntese operasse durante a noite. Agora chegou um tempo de refrigério, por isso os agricultores não plantam nem colhem neste período, mas sabem que as plantas estão se preparando para amadurecer.
Para um casal também há um tempo que as coisas parecem mais quietas ou paradas, mas não podem se enganar pensando que o amor está diminuindo. Parece que tudo está escurecendo aos poucos e não conseguimos enxergar possibilidades como antes. Mas pode ser apenas um tempo de maturidade e calma depois do calor da paixão. Com isso corremos o risco de não perceber que, mesmo não sendo tão aparente a lua do amor está ali e voltará a brilhar totalmente.
O amor traz calma e descanso como a Lua Minguante!

Deixe seu relacionamento brilhar!

CONCLUSÃO

Na verdade a lua não muda nunca. Está sempre redonda. A lua pode ser vista de modo diferente de acordo com o ângulo do observador. Enquanto no hemisfério sul a lua pode ser vista de uma posição no norte fica na posição inversa5. Então no relacionamento não é o amor que não existe mais e sim você que pode não estar vendo da posição certa.
A lua passar por um eclipse ou provocar o mesmo no sol. O eclipse solar quando a lua impede-nos de ver a luz do sol e o terrestre ou lunar quando a terra faz sombra sobre a lua impedindo que a luz do sol reflita sobre ela. Isso nos aponta para dois perigos: primeiro de colocar a pessoa amada acima de tudo, como uma idolatria que faz da lua do amor encobrir o brilho do Sol. Sem Deus não pode existir o amor verdadeiro. Em segundo lugar há o risco de deixar que a sombra do mundo impeça da luz do amor brilhar sobre o luar do relacionamento quando as coisas externas começam a interferir.
Reflita seu relacionamento nas fases da lua e descubra que mesmo passando por momentos diversos sempre é possível se renovar. Com respeito ao relacionamento as fases podem durar períodos diferentes de acordo com o ritmo de cada um. Assim como muitos acabam não percebendo a beleza da lua, também há quem não reconheça a força do amor.  
Observe mais a Lua e também seu relacionamento!

____________________________________
1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_nova
2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_Quarto_Crescente
3 http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_Cheia
4 http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_Quarto_Minguante
5 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua


Licença Creative Commons
© DIREITOS AUTORAIS 
AS FASES DA LUA CONJUGAL de Pr. Welfany Nolasco Rodrigues está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional
CÓPIA e Reprodução não permitida. Leia nossos TERMOS DO SITE: http://www.esbocosermao.com/p/termos-de-uso.html

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp