O Tempo Divino

Tema: VIDA CRISTÃ

ampulheta relógio quebrado chão tempo

Atos 1.7 "Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade."

Introdução: O tempo é algo relativo. As vinte e quatro horas de um dia, por exemplo, podem passar lentamente ou muito rápido, de acordo com a ocupação que você tem ou dependendo do que estiver sentindo. Um minuto de dor parece que nunca vai terminar. Já uma hora de risos passam rápido demais.
Quando os discípulos perguntaram a Jesus sobre o tempo do cumprimento das profecias messiânicas, o Mestre usou duas expressões: CHRONOS1, que é o tempo cronológico humano e KAIROS2, que é o tempo oportuno que só Deus conhece. Com isso aprendemos que existe um tempo conhecido e outro que pertence a Deus.

Como entender o tempo?

Vamos refletir a melhor forma de entender o tempo ‘de’, ‘com’ e ‘para’ Deus:

1- O Tempo de Deus

Colossenses 4.5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades”.

A palavra traduzida como ‘oportunidade’ é a mesma KAIROS que também significa ‘tempo oportuno’. Deus nos dá oportunidades todos os dias renovando sua misericórdia sobre nós a cada manhã (Lamentações 3.22,23).
Deus tem um tempo para cada um de nós e sabe tudo sobre nossas vidas (Salmo 139.16). Não podemos mudar nada a respeito do tempo de Deus (Mateus 6.27). O que podemos fazer é aceitar o tempo de Deus para nossas vidas e receber o melhor do Senhor no seu devido tempo, porque “tudo fez deus formoso no seu devido tempo” (Eclesiastes 3.11).
Aproveite o tempo que Deus tem te dado!

2- O Tempo com Deus

Efésios 5.16 “remindo o tempo, porque os dias são maus”.

Deus é eterno sobre o tempo humano (II Pedro 3.8). Por isso precisamos passar mais tempo na presença do Senhor, se queremos viver a eternidade com Deus.
Passar tempo com Deus é se entregar ao Senhor buscando a sua presença “enquanto se pode achar” (Isaías 55.6) e se humilhar rendendo-se aos pés de Deus (I Pedro 5.6).
Cada minuto que passamos diante do Senhor, sozinhos com Deus em oração (Mateus 6.6), nos faz viver o temo de Deus para nossas vidas, pois devemos “orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Passe mais tempo na presença de Deus!

3- O Tempo para Deus

II Coríntios 6.2 porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”.

Não podemos deixar o tempo passar ou ficar olhando para o passado, nem pensando só no futuro. Hoje é o tempo de Deus para nossas vidas. Gastamos muito tempo com nossos afazeres, lazer e muitas coisas que nem percebemos o tempo passar.
Dedicar tempo para Deus deixar de viver para nós mesmo e fazer a vontade do Senhor “para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (I Pedro 4.2). Quando servimos ao Senhor trabalhando em sua obra, passamos um tempo precioso diante de Deus.
Gaste mais tempo para Deus!

Deus tem um novo tempo pra você!

CONCLUSÃO

Efésios 1.10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra”.

Mude a direção de seu tempo. Ao invés de passar seu tempo somente com coisas ou consigo mesmo, além das pessoas, aprenda conhecer o tempo ‘de’, ‘com’ e ‘para’ Deus.
Não perca seu tempo, mas entregue cada segundo de sua vida nas Mãos do Senhor que te dará uma vida abundante (João 10.10).

Deus é o Senhor do Tempo!

______________________________

1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Páginas 2466 e 2467. Verbete 5550.
2 STRONG, James. Página 2247. Verbete 2540.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp