Edificando a Família

-Tema: FAMÍLIA
“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma” Provérbios 24.3
-Introdução: Vivemos em um tempo de caos nas famílias. O mundo, a carne e o diabo tem destruído muitos lares. O mundo mudou os valores da família e nega os princípios da Palavra de Deus (I João 2.15,16). O homem tem separado o que Deus ajuntou (Marcos 10.9). E o diabo tem destruído muitas famílias com suas mentiras (8.32 e 10.10).
Em meio a tanta destruição, parece que o trabalho de edificar nunca termina. Precisamos estar sempre restaurando algo que foi abalado. Não podemos parar de reconstruir as famílias.

Como edificar a família?

Vamos aprender algumas características para edificação do lar:

1- Edificada por Deus: Mateus 7.24-27

A família foi criada por Deus (Gênesis 1.27 e 28) e por isso o Senhor é o primeiro interessado em abençoar e edificar a família. O homem sábio edifica sua casa sobre a rocha que é a Palavra de Deus.
Uma família edificada na Palavra de Deus não se abala porque sua fé está firmada em Deus (Salmo 125.1)
Deus edifica a sua família!

2- Fechada para o mal: Êxodo 12.21-23

Quando o povo de Deus foi sair do Egito, celebraram a páscoa e o sangue do cordeiro foi passado nas portas das casas protegendo-as de todo mal. A morte não atingiu as casas do povo de Deus porque seus lares estavam selados por Deus. Deus fechou a porta da arca para proteger a família de Noé (Gênesis 7.16).
Não podemos deixar nosso lar desprotegido. Precisamos fechar nossa casa contra toda influência maligna. Esta proteção vem por meio de “Jesus que nos livra da ira vindoura” (I Tessalonicenses 1.10). Podemos fechar nossa casa para todo mal através da vida de oração (Mateus 6.6).
Feche sua casa para todo mal!

3- Lugar de Alegria: Lucas 15.8,9 e 22

A mulher que perdeu a dracma ficou triste, mas não desistiu até encontrar novamente (v. 8,9). O pai do filho pródigo também festejou o retorno de seu filho ao lar (v. 22). Isso nos mostra que um lar restaurado por Deus é um lugar alegre.
Quando Deus restaura nossas vidas, ficamos alegres (Salmos 126.2). Deus quer transformar todas as coisas em nossas vidas e nos dar a sua paz em nossos corações. O desejo do Senhor é que a família viva feliz (Salmos 128.1-6).
Sua casa é um lugar de alegria!

4- Cheia de Luz: Mateus 5.15-16

Jesus falou que a luz deve estar acima de tudo em nossa casa. Deus fez separação entre luz e trevas e viu que a luz era boa (Gênesis 1.4). Muitas famílias estão em trevas porque o ódio tem escurecido o ambiente familiar para que um não enxergue o outro (I João 2.9).
A luz traz bem estar ao ambiente. Um lugar escuro é cheio de dúvidas e medo. Por isso nosso lar deve ser iluminado pela Palavra de Deus (Salmos 119.105). Nossa vida deve ser uma luz, a partir de nossa casa para todo o mundo (Mateus 5.14).
Deixe a luz de Deus brilhar em seu lar!          

5- Lugar da Palavra de Deus: Deuteronômio 6.6-9

O povo de Deus tinha o costume de transmitir a Palavra de Deus de geração em geração. Deste modo as histórias e ensinamentos das Escrituras foram ensinados através da tradição oral antes da escrita. Cada família era responsável por ensinar seus filhos e por isso a casa era naturalmente um lugar de aprendizado da Palavra de Deus.
Precisamos resgatar este costume de fazer de nossa casa um ambiente de ensino, pregação e louvor a Deus. Os filhos devem ser educados pelos pais em primeiro lugar (Provérbios 22.6). Se não houver exemplo dentro de casa, os filhos não aprenderão.
Faça de sua casa um lugar da Palavra de Deus!

6- Lugar de Testemunho: I Pedro 3.1

O apóstolo Pedro orientou as mulheres cristãs para darem bom testemunho de vida aos seus maridos. Incentiva que até mesmo sem palavras, mas pelo procedimento podemos testemunhar sobre nossa fé.
Muitos cristãos oram e pregam somente dentro da igreja, esquecendo-se que dentro de casa é o primeiro lugar que deveriam fazer isso. O primeiro lugar que devemos testemunhar é dentro de casa.
Dê testemunho de vida em sua casa!

7- Lugar de Oração: I Pedro 3.7

O apóstolo Pedro também exorta aos homens que vivam em oração. Explica que o homem deve ter amor e consideração à esposa, precisa buscar discernimento espiritual e nunca parar de orar.
Muitas vezes deixamos que problemas domésticos interrompam nossas orações. Paramos de orar, mas não paramos de criticar, reclamar ou brigar. Mas na verdade devemos fazer ao contrário: continuar sempre orando e parar com os problemas.
Sua casa é um lugar de oração!

Deus edifica sua família!

-CONCLUSÃO: Salmo 127.1 “se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam”.
Muitas pessoas estão tentando edificar suas casas em vão porque esquecem de buscar ajuda de Deus. Devemos confiar nossas obras e tudo que fazemos nas mãos do Senhor (Salmos 90.17). Somente com ajuda de Deus a casa é edificada.
Peça a Deus que edifique seu lar fechando para todo mal, trazendo alegria, enchendo de luz, ministrando a Palavra de Deus, dando testemunho de vida e sempre orando.

Não deixe nada destruir sua família!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna. Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell. Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

10 comentários:

  1. Muito boa fundada na bíblia isso trás fé para nosso coração tudo q ta firmado BA blibia fica muito mas facil

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que a família é o bem mais precioso que temos juntamente com nossa saúde. E assim como não queremos ter uma saúde abalada, devemos também cultivar bons hábitos para ter um bom relacionamento com nossos familiares. Contudo, tenho de admitir que cuidar de nossa saúde é bem mais fácil do que lidar com os familiares.As pessoas de nossa família podem ser verdadeiras bençãos, mas algumas podem ser verdadeiras provações também!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus muito bom ensinamento da palavra tem mer fortalecido ir a minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem Deus e tremendo

      Excluir
    2. Amem Deus e tremendo

      Excluir
  4. Super lindo estou amando esse aplicativo estou aprendendo bastante coisas boas e vou praticar que é o mais importante. ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou cada dia me sentindo forte com estas palavras de exortação e até mesmo repreensão

      Excluir
  5. Muito bom edifica nossas vidas

    ResponderExcluir
  6. Gostei do Estudo sobre a família. Esta precisa ser preservada como instituição divina em todas as nações da terra.

    ResponderExcluir
  7. A pesar da iniqüidade da carne Deus sempre estará protegendo e dando a provisão para cada família.A Bíblia nos ensina como fazer para termos uma família abençoada e protegida de todo levantar do inimigo.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.