82

Como elaborar sermão

"Ponha fogo no seu sermão, ou ponha o seu sermão no fogo" João Wesley

Aprenda a fazer um esboço de pregação:

          Os esboços de pregação não têm uma forma rígida. Podem variar muito, mas aqui vão algumas dicas que podem servir como base para sua elaboração.
A estrutura do esboço é a mesma da pregação.
O esboço será então um roteiro para o pregador não se perder durante a pregação, ou mesmo para não se esquecer dos pontos mais importantes da mensagem. Em outras palavras, é um mapa com alguns pontos de referência.


Em resumo, o esboço PODERÁ ter:
1- Tema e título da mensagem
2- Texto base
3- Introdução
4- Tópico 1
5- Tópico 2
6- Tópico 3
      - Ilustração (?)
7- Conclusão
Vamos analisar cada parte:

Tema da mensagem
 É o titulo do assunto a ser tratado, ou o “nome da mensagem”. Em alguns casos pode-se falar o titulo na hora da pregação, outras vezes não é necessário. Mas, no esboço a gente coloca. É bom para se ter um rumo determinado na mensagem e também facilitar depois a escolha de um esboço entre muitos que se tem guardado.
Quem vai pregar deve ter claro o assunto que vai ser tratado. Não basta escolher um versículo e subir ao púlpito. Isso pode até acontecer, e Deus pode usar, mas não deve ser a regra. Pode ser que o pregador comece a falar sobre um assunto e dali mude para outro e para outro, e, no fim, não passou nada de consistente. Então, vamos escolher um tema definido.
Exemplo de tema: O AMOR DE DEUS

Texto base: Toda pregação precisa ter um texto bíblico como base. Este é o fundamento que vai dar autoridade a toda a mensagem. Normalmente, o texto é pequeno: 1 versículo ou 2, ou 3. Raramente se deve utilizar um capitulo todo. Só quando o capitulo estiver todo relacionado ao mesmo assunto. Se eu for falar sobre a oração do Pai Nosso, não preciso ler todo o capitulo 6 de Mateus.
Exemplo de texto base: João 3.16

Introdução: É o início da pregação. Existem inúmeras maneiras de se começar uma pregação. Por exemplo: "Nesta noite, eu gostaria de compartilhar com os irmãos a respeito do assunto tal..." ou "No texto que acabamos de ler, temos as palavras a respeito..."
Para muitas pessoas, a primeira frase é a mais difícil. Apesar de muitas alternativas, o ideal é que a introdução seja algo que prenda logo a atenção dos ouvintes, despertando-lhes o interesse para todo o restante da mensagem.
Pode-se então começar com uma ilustração, um relato interessante sobre algo que esteja relacionado com o assunto da pregação. Outro recurso muito bom é começar com uma pergunta para o auditório, cuja resposta será dada pelo pregador durante a mensagem. Se for uma pergunta interessante, a atenção do povo estará garantida até o final da mensagem.
Exemplo de introdução: Você já parou para pensar como é grande o amor de Deus? Tudo o que Deus criou foi por amor a nós. Ele nos ama tanto que não quis nos deixar sozinhos e enviou seu Filho par nos salvar. Você já sentiu o amor de Deus em sua vida?

Tópicos - Os tópicos são as divisões lógicas do assunto, ou a divisão mais lógica possível. Existem outros modos de pregação como a expositiva que segue a ordem do texto bíblico.
A divisão em três tópicos é aconselhável por ser um número pequeno, de modo que o povo tenha facilidade de acompanhar o raciocínio do pregador, sem perder o “fio da meada”. Podemos até mudar esse número, mas o resultado pode ser uma mensagem complexa. Os tópicos devem ser organizados numa ordem que demonstre o desenvolvimento natural do tema, de modo que os ouvintes vão sendo levados a compreender gradualmente o assunto até a conclusão.
Em algumas mensagens, os tópicos podem ser argumentos a favor de uma idéia que se quer defender com o sermão. Será bom se eles estiverem organizados de maneira que os mais interessantes ou mais importantes sejam deixados por último, de modo que, a mensagem vai se tornando cada vez mais significativa, mais consistente e mais interessante a cada momento até chegar à conclusão.
Na transição de um tópico para outro utilize perguntas sobre o que foi falado para o ouvinte refletir sobre o tópico em sua vida pessoal e seguida à pergunta faça uma ‘afirmação do tópico’, por exemplo: ‘Você tem fé?’ ‘Creia, pois tudo é possível ao que crê!’. Certamente você ouvirá muitos ‘améns’ após esta parte e estará pronto para o próximo tópico.
Não demore muito em um tópico. Se você usar seu melhor argumento logo no início, sua mensagem ficará fraca no final. Em alguns casos, o próprio texto bíblico já tem sua própria divisão, que usaremos para formar nossos tópicos.
Um exemplo de divisão natural é João 3.16:
1 - Deus amou o mundo. Falar sobre o amor de forma geral e sobre o amor de Deus.
2 - Deu o seu Filho Unigênito - O amor de Deus em ação. Deus não ficou na teoria.
3 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna – falar sobre o objetivo da ação de Deus.

Esse versículo é riquíssimo. Podemos elaborar várias mensagens dentro dele. É importante prestarmos atenção a esse detalhe. Se tivermos um entendimento muito profundo a respeito de um versículo, é melhor elaborar mais de um sermão do que tentar colocar tudo em um só, fazendo uma mensagem muito longa ou complexa, principalmente quando o texto permitir vários ângulos de abordagem, ou contiver mais de um assunto. Só para termos alguns parâmetros, sugerimos a duração de trinta ou quarenta minutos para um sermão. Já um estudo bíblico pode durar uma hora aproximadamente. É claro que o Espírito Santo pode quebrar esses limites, mas precisamos ter certeza de que é ele mesmo quem está fazendo isso.

Ilustrações - Ilustrações são pequenas histórias que exemplificam o assunto da mensagem ou reforçam sua importância. Como alguém já disse, as ilustrações são as "janelas" do sermão. Por elas entra a luz, que faz com que a mensagem se torne mais clara, mais compreensível. Muitas vezes, os argumentos que usamos podem ser difíceis, ou obscuros, mas, quando colocamos uma ilustração, tudo se torna mais fácil para o ouvinte.
Existem muitas “historinhas” por aí que não aconteceram de fato e são usadas para ilustrar mensagens. Não há problema em usá-las. Podem ser comparadas às parábolas bíblicas. Entretanto, é importante que o pregador diga que aquilo é apenas uma ilustração.
As ilustrações são muito importantes, porque despertam o interesse dos ouvintes, eliminam as distrações e ficam gravadas na memória. Pode ser que, na segunda-feira, os irmãos não se lembrem de muita coisa do sermão de domingo, mas será bem mais fácil lembrar das ilustrações, dos casos contados como exemplo, e, juntamente com essa lembrança, será também lembrado um importante ensinamento.
Outro detalhe a se observar: não é bom usar muitas ilustrações na mesma mensagem, pois a mesma perderia sua consistência e seria mais uma coleção de contos. Como dissemos, ilustração é luz, e luz demais pode ofuscar a visão.

Conclusão - A conclusão será o ápice da mensagem, o fechamento. Não basta fazer como aquele pregador que disse: "Pronto! Terminei." A conclusão é a idéia ou conjunto de idéias construídas a partir dos argumentos apresentados no decorrer da mensagem. Nesse momento pode-se fazer uma rápida citação dos tópicos, dando-lhes uma "amarração" final. Nessa parte, normalmente se convida para o posicionamento dos ouvintes em relação ao tema. Ainda não é o apelo.
O pregador incentiva as pessoas a tomarem determinada decisão em relação ao assunto pregado. Depois desse incentivo, dessa proposta, o assunto está encerrado e pode-se fazer o apelo, se for o caso, e/ou uma oração final.
Exemplo de conclusão: O amor de Deus é incondicional. Ele sempre nos amou e sempre nos amará. É um amor infinito. Desde a criação da humanidade quando por amor nos criou à sua semelhança, até a encarnação de Jesus para morrer em nosso lugar e eternamente Deus nos amará.

ESQUEMA PARA ESBOÇO:
Deixo um esqueleto para você copiar e preencher com seu conteúdo.
Uso cores para destacar na visualização da mensagem e não ter que se esforçar muito para localizar.

-Tema:    
Título
Texto bíblico
-Introdução:

Pergunta de transição?
Transição para os tópicos:

1- tópico 1: versículo base
Argumentação.
(citações bíblicas)
Afirmação do tópico!
                              
2- tópico 2: versículo base
Argumentação.
(citações bíblicas)
Afirmação do tópico!

3- tópico 3: versículo base
Argumentação.
 (citações bíblicas)
Afirmação do tópico!

Afirmação conclusiva!
-CONCLUSÃO:
Argumentação resumindo o sermão.


CONCLUSÃO:


O esboço deve ser o menor possível. Pode-se, por exemplo, usar uma frase para cada parte. Pode haver determinado tópico representado por uma única palavra. O esboço é o "esqueleto" da mensagem. Coloca-se o que for suficiente para lembrar ao pregador o conteúdo de cada divisão. Se uma palavra ou uma frase não forem suficientes, pode-se colocar mais, mas com o cuidado de não se elaborar um esboço muito grande, de modo que o pregador poderia ficar perdido no próprio esboço na hora de pregar. Então, o recurso que deveria ser útil torna-se um problema. Opcionalmente, o pregador pode fazer o esboço, bem pequeno e, em outro papel, fazer um resumo da mensagem.
No púlpito, só o esboço será usado. O destino do resumo será o arquivamento. Em outra ocasião, quando o pregador for usar o mesmo sermão, o resumo será muito útil. Se ele tiver guardado apenas um esboço muito curto, este poderá não ser suficiente para lembrá-lo de todo o conteúdo de sua mensagem.

O que determina o poder da mensagem é a vida de oração do pregador.

Bons estudos e boas mensagens!

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Para uma boa mensagem é preciso primeiro entender o texto Bíblico e para isso é necessário fazer uma interpretação do contexto. As perguntas abaixo ajudam na elaboração de uma boa interpretação. Praticamente em todos textos Bíblicos pode-se encontrar a resposta destas perguntas:

Passe o texto por uma prova de INTERPRETAÇÃO com as perguntas básicas:
-O quê? De que assunto trata o texto ou o que aconteceu.
-Quem? As pessoas que são faladas no texto. Você pode copiar os nomes delas fazendo uma lista ou grifar no próprio texto.
-Quando? Se texto mostra em que momento aconteceu ou que período estava sendo falado.
-Onde? Local onde aconteceu o fato ou foi escrito o texto.
-Como? Alguns detalhes de como aconteceu tudo ou o que está sendo dito no texto.
-Por quê? O objetivo da mensagem ou seu significado prático para a época e para as pessoas que são faladas no texto e como pode servir para nós hoje.

82 COMENTE!

MUITO SIMPLES e muito claro!

Respostas

Muito obrigado, faço o básico em teologia, mas minha aula de homilética foi muito superficial.

Márcio Marcelo.

Respostas

muito bom obrigado Deus Abençoe
17/11/2011

Respostas
daniel patrocinio da silva mod

muito claro e objetivo um otimo aprendizado Deus abençoe a todos e a paz do senhor

Respostas

não basta somente esboço o principau e a oração, porque muitas palavras se torna enfadonho mas quando a mesagem tem unção os ouvintes se enchem com a graça de DEUS pessoas aceitam a JESUs e nisto o nome do SENHOr vai sendo glorificado, que DEUS vos abençoe em CRISTO JESUS.

Respostas

tambem acho isso

Respostas

Os dois ultimos comentarios estão corretos , porem é preciso saber montar uma pregação como foi explicado. Deus abençoe a nós todos.

Respostas

gostei muito bom mesmo Deus lhe abençoe muito

Respostas
julio sabbadim mod

Acredito que esta e a receta do "bolo" agora quem vai colocar o fermento somos nos.
Muito bom, fique com a PAz do Senhor.

Respostas

nunca vi um ensinamento tão claro sobre esboço,que Deus lhe abençoe

Respostas

Amei, atendeu minhas expectativas. O desafio agora só eu saber colocar tudo em prática. Esta é minha maior dificuldade. Muito abrigada.

Respostas

Pooxa mi ajudoou muiito..Teenho 15 anoos e voou começaar miinha joornada de pregaçõees e taava precisaando de orientações..Agora já teenho uma basee de coomo fzr oos esbooços...

Respostas

maravilhoso, estou começando agora e tenho certeza que em muito ira me ajudar a clareza do seu esboço,muito obrigado,sei que de nada adianta como o irmao mesmo disse: temos que ter uma vida de oraçao e consagraçao na presença de DEUS!!A PAZ DO SENHOR!!!!

Respostas

muito bom DEUS ABENÇOI VC.

Respostas

Amados, creio ( na minha opinião), que cada um deve buscar sua própria mensagem na oração e na leitura da palavra.Pois parece que muitos pregadores hoje vive apenas repregando mensagens dos outros.Não buscam algo inédito.Pregadores! Vamo ser nós mesmos!!!!!!!Pois Deus usar cada um como quer, mesmo na sua simplicidade.

Respostas

muinto bom!!!

Respostas

legal muito interessante mas tudo isso so vale se tiver o poder do Espirito santo que Deus continue abençoando vcs a paz do Senhor

Respostas

Amem, foi muito bom.

Respostas

Parabéns pelo ensino,não acho que seja errado usar um sermão de outro,desde que esteja direcionado pelo Espirito Santo, não se repete uma musica? não há nada novo debaixo do ceu.

Respostas

mt boom ki Deus abençoa

Respostas

GLÓRIA A DEUS QUE POR MEIO DO SEU FILHO NOS REVELOU TODA SUA VONTADE! OS DISCIPULOS ANTES DE SER APOSTOLOS ERAM ALUNOS, JESUS ENSINOU ELES! E NÃO APENAS DEIXOU NA DEPENDENCIA DO ESPIRITO SANTO,POIS O ESPIRITO LEMBRARIA ELES DAS PALAVRAS DO MESTRE! SEJA UM OBREIRO APROVADO!

Respostas

Pr. Welfany...leio suas pregações...e é de muita unção...és um homem de Deus...
betto - Santos/SP

Respostas

foi uma benção Deus lhe abençoe é vivendo e aprendendo

Respostas

gloria Deus por estes ensinamento, preciso aprender a cada dia,afinal de contas quem tem um chamado tem que fazer a obra,tem que aprender..........Deus lhe abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Respostas

aqueles q não estão pronto para aprender,jamais estarão pronto para ensinar,concordo com tudo q aprendir,temhe q ter unção e palavra.

Respostas

olá pr. welfany,graça e paz. é a primeira vez que vejo suas ministraçõe. essas orientações que o senhor passa me serão muito proveitosas, pois sou um dic: na casa do Senhor é muito bom poder estar aprendendo cada dia mais com homens 2 coração de Deus. fique na paz e que o senhor continue abençoando sua vida,familia e ministério.

Respostas

MUITO OBRIGADO,ISTO IRA ME AJUDAR MUITO QUE DEUS ABENÇOE VC E TUA CASA.

Respostas

parabens me ajudou bastante

Respostas

Quanta gente querendo vender Cristo....Meu Deus nao é o do dinheiro nem do medo que vcs espalham meu Deus é do Amor!!!!!!!!Cuidado que o filho dele os expulsarão a chibatadas...hereges

Respostas

Deus fala tanto no momento da pregação quanto na oração em casa. E o esboço serve como lembrete de pontos importantes que o Senhor nos falou no momento de busca e oração em nossas casas como foi citado pelo Pastor.
Logo, oração é imprescindível e o esboço é importante.

Respostas

Isso é exatamente o que Deus fala contigo nessa hora rsrs

Respostas

Maravilhoso, muito bom mesmo! que Deus continue te iluminando mais e mais!

Respostas

Excelente explicação... Muito útil, muito simples de entender... Deus abençoe...

Respostas

muito bom e simplis de entender......

Respostas

obrigado achei bem esclarecido ............

Respostas

o brigado por esse esclarecimento
agora ceio que ja sei elaborar um sermao .

Respostas

Muito obrigada pelo estudo, muito esta me ajudando espiritualmente!!! agora e estudar e pedir discernimento do Espirito Santo!!! Glórias a Deus!!!!

Respostas

gostei muito deus abencoi

Respostas

amei. tenho dificuldade em preparar sermões, e esses se tornam muito longos. vou estudar o modelo dado e assim creio que minhas mensagens se tornarão mais eficazes. muito obrigada por ser usado para instruir a todos que possuem a mesma dificuldade. fiki na paz!

Respostas

Parabens, é uma Benção esse site!

Respostas

A PAZ ,VEJO RESPOSTAS AQUI SEM BASE NA PALAVRA,POIS A ÚNICA FORMA DE DEUS NOS FALAR É ATRAVES DE SUA PALAVRA,VAMOS SEPARAR,POIS ORAÇÃO É DIÁLOGO,VC FALA E DEUS TE RESPONDE,É NECESSÁRIO VC OUVIR A VOZ DE DEUS APÓS UMA ORAÇÃO,MAIS INFELISMENTE SÓ SE FALA E POUCO SE OUVE DE DEUS,FICAMOS INOJADOS NAS IGREJAS POIS TANTOS FALAM DEUS FALOU COMIGO QUANDO ELE NÃO FALOU NADA,POIS ELE FALA POR SUA PALAVRA,O CORAÇÃO DO HOMEM É ENGANOSO E HÁ MUITOS FALSOS PROFETAS,SE TEMOS UMA FORMA DE TRANSMITIR MELHOR ,FAZENDO UMA MELHOR COLOCAÇÃO P/ O PÚBLICO,GLÓRIA A DEUS,TEMOS QUE TER O CUIDADO DE FALAR E TRANSMITIR O QUE A PALAVRA DIZ E NÃO O QUE QUEREMOS FALAR.

Respostas

muito obrigado por abrir o meu entendimento
pra elaborar o meu sermao,
que deus te abençoe

Respostas

??????????????????????????????????????

Respostas

deus te abençoe por trazer o oculto a muitos que precisam pregar a palavra de deus.
agora sim,temos a unção da pregação,e do espirito de deus atraves da palavra.
fica nessa força de gideão.
obrigado reverendo.

Respostas

Muito bom.
É bom aprendermos a nos organizar
Tanto na parte didática como na parte espiritual
Amém.

Respostas

Irmão!

Tenho ótimos materiais sobre teologia e pregação, caso se interesse estamos à disposição!
alessandrowramos@gmail.com
Em Cristo!

Respostas

me manda faço teologia simples mas estou com dificuldades nos tópicos agradeceria por mail paulo-rlopes@live.com desde já agra desso paulo

Respostas

PARABENS POR ESSE TRABALHO, MUITO RICO E EDIFICANTE

Respostas

Fiquei muito feliz,pois eu precisava saber e conhecer tópicos sobre pregação,pois é meu desejo um dia pregar,se assim DEUS permitir.

Respostas

Parabéns, pela sabedoria! tenho certeza q ajudou muitas pessoas a começar seu ministério da pregação!

Respostas

A PAZ DO SENHOR ,PAULO QUE DEUS TE ABENÇOE CONCORDO COM VC EM RELAÇÃO A COLOCAÇÃO SOBRE O FALAR DE DEUS CONOSCO É A REALIDADE DE ALGUMAS IGREJAS O QUE VC FALOU MAS O IMPORTANTE QUE SEMPRE HAVERAR PREGADORES QUE REALMENTE PREGAM O EVANGELHO GENUINO SEM ANULAR A CRUZ DE CRISTO PORQUE A OBRA É DIVINA E ELE É O SENHOR DA SEARA UM FORTE ABRAÇO FIQUE NA PAZ DO SENHOR

Respostas

A Paz do Senhor Jesus! Parabens Deus tem lhes dado sabedoria. Que o Senhor abençoe ricamente.

Respostas

Paz do Senhor a todos...Esta orientação é de muita valia a todos aqueles que tem dificuldades nesta área.Deus está te usando para Ele usar outros vasos.E a obra continua..."O reino de Deus é semelhante..."Abraços a todos...

Respostas

MUITO BOM CREIO QUE VAI ME AJUDAR MUITO.SOU NOVO CONVERTIDO,JÁ ESTOU FAZENDO CURSO BIBLICO NA IGREJA,MAS ESTAVA COM DIFICULDADES PARA PREPARAR OS SERMÕES,RECEBO CONVITES PARA PREGAR MAS AINDA NÃO FUI,ESTOU ME PREPARANDO.

Respostas

na verdade niguem nasceu sabendo. quando se coloca um ensinamento sobre como se faz um sermao de maneira simples e objetiva, com certeza essa pessoa que a escreveu e guiada pelo espirito santo. e novamente c certeza nos dixa ai um legado perpetuo fiquem c deus.

Respostas

Deus abençoe esses ensinamentos foram muito bom para mim ...

Respostas

deus abencoe essa pregacao e muito boa pra aprendermos mais de deus

Respostas

A paz do Senhor amados pelo que o irmao paulo falou , me perdoe a franqueza desde os dias de Enoque o homem integro a quem Deus achou graça e transladou para si era ele conhecido tambem com as mesmas falhas e defeitos que temos hoje , mas o bom disso meu irmao que mesmo que esse tal irmao fale da carne como vc citou , quem somos nos para julgar , por acaso somos deus que temos todo conhecimento , sera que esquadrinhamos os pensamentos ou podemos observar o homem no seu interior ou capaz de discernir entre a alma e o espirito por isso prefiro ficar com a palavra do apostolo sao paulo (Fp 1:18) Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;essa e sim a verdade paz do Senhor amados

Respostas

muito bom.. tudo para edificação da igreja do senhor e exaltação do senhor é benvindo.

Respostas

Paz seja convoosco! Queridos ja preguei mensagens de outros pastores e foi uma bencao, almas se renderam ao senhor e, nao deixo de concordar em parte com o irmao, mas ler a palavra e buscar nela algo mais e dever de todo cristao, creio que a palavra de Deus nao perde sua escencia e o espirito santo e quem convense o pecador. Deus abencoe!

Respostas
Domingos Alfredo Chibindji mod

A informcao obtida foi me muito util. Obrigado

Respostas

Tenho 13 anos e Busco a palavra para ter sabedoria para levar a palavra e isso me ajudou muito ... Que Deus Abençoe voce e toda sua familia

Respostas

GOSTEI MUITO DESSE ENSINO, DEUS ABENÇOE MEU IRMÃO NÃO PREOCUPE COM AS CRITICAS PORQUE, O PRÓPRIO JESUS FOI CRITICADO O IMPORTANTE É QUE VOCÊ ATRAVEZ DO SEU AMOR A CRISTO TEM LEVADO A MENSAGEM DE DEUS A MUITOS E EDIFICADO MUITAS VIDAS... DEUS TI GUARDE MEU IRMÃO.

Respostas

Muito bom, Deus abençoe os irmãos.

Respostas

muito obrigado ,,,

Respostas

Que maravilha de ensinamento fiquei maravilhado e feliz por Deus ter dado a vc tanta sabedoria quero aprender muito com o Espírito Santo e com pessoas asim ; continue nos ajudando destas lindas meneiras de como nos preparar mais e mais pra podermos levar ao conhecimento das pessoas as mensagems do pai filho e do Espírito santo abraços meus queridos esto aprendendo mais e mais Deus abençoes vcs.

Respostas

pastor esse estudo foi uma bençao opa quer dizer esta sendo util para me.paz

Respostas

Que ensino abençoado! Estou me preparando para começa a pregar.
e para Deus devemos dar o melhor!
Me ajudou muito!
Que Deus te abençoe ricamente com essa missao e ministerio.

Respostas
marconi oliveira mod

Sem dúvidas estes estudos será um diferencial na minha vida e naqueles que desejam crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Deus vos abençoe!

Respostas

a palavra de Deus se renova dia após dia, mesmo que preguemos sermões de outros pregadores O Espirito santo falará pois a palavra é viva e eficaz.

Respostas

uma bença que deus continue te usando dessa forma para ensinar pois ,abriu minha mente e me ajudou muito
porque toda palavra tem que ter um prorposito
e meus pastores falam que minhas msgs começa com muito
fogo e termina com muito gelo tenho ,uito dificuldade
em montar sermões mas creio que logo logo iremos aprender so consigo montar o começo e o meio da msg ..

Respostas

deus é com tigo vasooo brigaduuuu ,concordo com nosso irmão toda mensagem tem um proposito pra quem você vai pregar ou a onde ,deus vos abençoe abraço...

Respostas

bom dia estava meditando aqui nesse testo e gostei muito.. se tiver mais materia de teologia poderia mandar por email williambaptistaribeiro@gmail.com

Respostas

Obg esse estudo vez eu ter uma vizao melhor dos textos biblico!!!!

Respostas

Pastor, onde posso encontrar sugestões de Ilustrações para pregações?

Respostas

adorei vou colocar em pratica todos esses ensinamentos

Respostas

Gostei muito. Tenho o desejo no coração de pregar a palavra de Deus e agradeço por ter servos do Senhor que divide conosco experiências e nos ensinam a pregar o evangelho. Agora já posso perder o medo! Obrigado!

Respostas

muito bom, abre o entendimento de como explorar os assuntos e saber repassar ao ouvinte. e bençao de Deus

Respostas

muito bom gostei, muito obrigado

Respostas

Muito legal esse esquema (esqueleto) de esboço. É simples e o melhor de tudo, fazendo esse esquema, a mensagem é transmitida com muita eficácia. Que Deus te abençoe muito meu irmão!

Respostas

Laercio - SJC
Muito especial! pois é, o Paulo infelizmente diz que nas igrejas se fala muito e ouve pouco, que contradição, não é mesmo Paulo? Estou entendendo que você é daqueles que "criticam muito e ouvem pouco", não é não? Que o Senhor te abençoe grandemente e que o irmão faça ávidamente o que diz. ore, ore e ore muito para que seja quebrado em ti este espírito critico, que com certeza tem atrapalhado vc receber ricas bençãos do Senhor! No amor de cristo jesus

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!