Projeto de Vida

Tema: SONHOS

pregação ano novo

Salmos 143.10 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois Tu és o meu Deus; que o Teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano”

Introdução: Todos têm sonhos para o próximo ano e acreditamos que Deus nos ajudará a realizar tudo. Neste estudo aprenderemos um pouco sobre como fazer um Projeto de Vida de acordo com a vontade de Deus para nossas vidas.



Como construir sonhos de acordo com a vontade de Deus?

Vejamos o que precisamos saber para construir sonhos e planos para serem bem sucedidos:

1- Os planos humanos podem falhar 

Provérbios 14.12 "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte."
Provérbios 16.1-3 "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos."

Deus não tem compromisso em levar adiante os planos humanos que não estejam de acordo com Sua vontade. Ele já deixou revelada sua vontade para nós que é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.1)

Veja esta lista de coisas que Deus não quer em Provérbios 6.16-19:

Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:
(1) Olhos altivos, (2) língua mentirosa, (3) e mãos que derramam sangue inocente; (4) Coração que maquina pensamentos viciosos;
(5) pés que se apressam a correr para o mal; (6) Testemunha falsa que profere mentiras; (
7) e o que semeia contendas entre irmãos.

Da mesma forma que apresentamos a Deus as nossas listas, devemos dar uma olhadinha na ‘lista/Bíblia’ dos sonhos de Deus para nós.

2- Faça projetos realizáveis 

Eclesiastes 5.2-5 "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras."

É preciso ter cuidado para não fazer planos absurdos e inalcançáveis. Precisamos projetar sonhos que estejamos dispostos a lutar pela realização. Se não tiver coragem de lutar, então não sonhe. Aquilo que prometer a Deus cumpra (v.2-5 e Números 30.2), nem culpe o mensageiro de Deus (v.6), mas teme a Deus em tudo o que fizer e será bem sucedido (v.7).

3- O que é possível pertence a nós 

Eclesiastes 9.10 "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."

O que está ao nosso alcance deve ser resolvido por nós mesmos e não jogar para Deus o que nós provocamos porque “o que é revelado pertence a nós e o que não é revelado (oculto) pertence a Deus” Deuteronômio 29.29.

4- O que é impossível pertence a Deus

Jeremias 32.27 "Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?"

Certamente tudo que for imprevisível e difícil demais para nós Deus entrará com providência porque “para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1.37) e “os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lucas 18.27).
Cuidado com quem compartilha seu sonho. Há pessoas que ficam aborrecidas com a sua prosperidade como os irmão de José do Egito que não acreditaram no sonho dele (Gênesis 37.5), com pessoas assim é melhor não falar nada, só orar.

5- Conheça os planos de Deus para você 

Jeremias 29.11-13 "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

O Senhor tem planos maravilhosos para nós e quer nos revelar estes planos.
Às vezes estamos como Saul que pecou e queria saber a vontade de Deus e Deus não o respondia de forma alguma (I Samuel 28.6), então foi preciso procurar o profeta Samuel para fazer um concerto com Deus e saber por que Deus não revelava Sua vontade (I Samuel 28.15).
Através da oração Deus revela os seus sonhos para nós (Jr 29.12) e quando buscamos a Deus de ”todo coração” Ele nos atende prontamente.

Sonhe seus sonhos junto com Deus!

CONCLUSÃO

Para ter um projeto bem sucedido é preciso muita oração e leitura da Palavra de Deus, buscando a Sua vontade para nós, então estamos autorizados a agir respaldados pelas credenciais do Reino de Deus.

ebook diário de um sonhador

E-book: Diário de um Sonhador

Você tem sonhos? Se tiver, então você é um sonhador.
Este livro descreve a jornada de quem sonha. Um diário que relata doze dias de um sonhador. Baseado na vida de José do Egito. Uma verdadeira viagem pela história marcante deste personagem, entrando pela vida de qualquer leitor que tenha sonhos. Talvez você esteja vivendo um dos dias de José. Sua história também está escrita neste diário.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp