Balanço ANUAL de Vida

Tema: ANO NOVO 

pregação ano novo

II Coríntios 5.17 “E, assim, se alguém está em cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Introdução: Certamente você tem refletido como foi o seu ano e o que precisa resolver antes do ano novo. Para começar bem o novo, precisa resolver primeiro o velho. Se começar o novo com problemas velhos parece que não renovou, mas tudo continua como sempre.

Esta reflexão é muito importante nos três níveis da vida: Espiritual, Emocional e Material. Se houver equilíbrio entre estas três coisas você consegue estar sempre bem e disposto para prosseguir.



Você está pronto para o NOVO?

Vamos refletir em algumas sugestões para resolver o ano velho e renovar-se para um novo ano:

 

1- AVALIAR: O que alcançou

Lamentações 3.21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”


A primeira coisa que precisamos fazer é uma auto avaliação de como estamos de forma tranquila, sem muitas cobranças, mas com sinceridade.


Nesta avaliação devemos focar no que alcançamos:

Bênçãos recebidas de Deus;

Vitórias que conseguimos;

Resultados que foram alcançados;

Conquistas realizadas.


Quando focamos no que foi realizado tomamos ânimo para prosseguir. Se olharmos somente para o que faltou ficamos desmotivados. A partir de então podemos olhar para o que ainda precisamos fazer, mas com forças para prosseguir.

Faça uma avaliação de seu ano!

 

2- LISTAR: O que ainda pode fazer

II Reis 20.1 “Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.”


A segunda coisa a fazer é uma lista do que precisa ser feito para filtrar o que ainda pode ser realizado e o que pode ficar para depois ou não tem mais necessidade.


Nessa lista é importante citar:

         Dívidas que tem que pagar;

Promessas que deve cumprir;

Tarefas a realizar;

Prioridades ou coisas mais importantes.


Ter um propósito é essencial. Fazer uma lista ajuda a criar o foco do que deve ser feito. Muitas vezes não chegamos a lugar algum porque não estabelecemos metas. Essa lista precisa estar bem acessível e sempre ser atualizada, marcando o que já foi feito. Isso motiva a pessoa quando percebe que já realizou muitas coisas.

Faça uma lista do que precisa fazer!

 

3- LIMPAR: O que não servirá

Lucas 15.8 “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?”


Outra coisa muito importante é fazer uma limpeza, tanto de forma física tirando tudo que não servir mais. Como a mulher da dracma perdida acendeu a luz e varreu a casa, também precisamos fazer uma faxina.


Nessa limpeza devemos tirar coisas para:

Doar o que pode ser útil para outras pessoas;

Devolver o que está emprestado;         

Desfazer do que não tem mais utilidade;       

Consertar o que pode ser restaurado.


Essa limpeza também é uma higiene emocional abrindo mão de mágoas e lembranças ruins, mas acima de tudo uma libertação espiritual.

Faça uma limpeza em sua casa e sua vida!

 

4- CONCLUIR: O que precisa ser resolvido

Mateus 5.23,24 “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.”


Por fim é preciso pensar o que já começamos e precisa ser concluído. Deixar coisas pela metade ou sem resolver é como ter um rastro de problemas ao nosso redor.


Devemos concluir e resolver:

Votos ou promessas para Deus;

Perdão a quem nos ofendeu;

Compromissos assumidos;

Restituição do que não é justo.


Jesus disse que antes de ir ao altar precisamos refletir sobre o que precisamos acertar com as pessoas, como também calcular antes de iniciar um projeto (Lucas 14.28).

Conclua o que você começou!


Prepare a sua Agenda!

Conclusão

I Tessalonicenses 5.18 “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Fazer um balanço de vida é muito importante não somente no fim do ano, mas constantemente parar e refletir sobre o que precisa melhorar.

Este exercício de Avaliar, Listar, Limpar e Concluir ajuda muito a viver um tempo diferente e mais produtivo em todas as áreas da vida. Faça isso!

Feliz Ano Novo!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp